Storytelling: como pode ajudar nos negócios?

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Storytelling: como pode ajudar nos negócios?

O conceito de Storytelling (“story” significa história e “tell” significa contar, em inglês) é inspirado na criatividade dos roteiristas e autores do romance. Eles conseguem transmitir a mensagem de forma notável através de histórias. Para engajar um público, pode-se aprender a desenvolver a capacidade de contar uma história, de forma capaz de cativar as pessoas, seja pessoalmente ou por escrito.

Hoje, as pessoas estão constantemente sujeitas a uma enorme quantidade de conteúdo, desde informação até entretenimento. Para se destacar e impressionar o público, o material tem que ser autêntico, com uma distinção clara e o Storytelling é uma das melhores técnicas para isso.

O que é contar histórias?

Storytelling é a arte de contar histórias, desenvolver e adaptar enredos, utilizando elementos específicos. Os eventos também contam com começo, meio e fim, transmitindo uma mensagem e permitindo uma conexão emocional com o público.
Ao contar boas histórias, as marcas criam materiais únicos. Mesmo que esse tópico se repita, uma empresa de Implementos agricolas, por exemplo, pode refrescar a história. Assim, além de divulgar matérias diferenciadas, essa técnica tem outras vantagens como:

 

  • Levar o público em uma viagem, com conteúdo escaneável;
  • Criar identidade e despertar interesse;
  • Contribuir para despertar as emoções do público;
  • Envolva facilmente seu público por meio de histórias
  • Facilite a entrega de mensagens.

Quais são os elementos-chave do Storytelling?

Não existe fórmula para contar boas histórias. No entanto, quatro fatores se mostraram cruciais para o desenvolvimento da técnica.

1. Mensagem

Terminologia Contar histórias pode ser dividida em duas partes, onde a história diz respeito à história e à mensagem que está sendo transmitida, e a seção narrativa trata da forma como a mensagem é apresentada para o público.
Quando uma mensagem é poderosa, pode ser poderosa mesmo quando falada. No entanto, quando a mensagem for fraca, será difícil para você salvar o conteúdo no momento da contagem. A ideia é contar uma história que transforma e marca a vida das pessoas, conciliando as duas vertentes do Storytelling.

2. Ambiente

Os eventos devem acontecer em algum lugar, e as descrições desse lugar geralmente ajudam o público a embarcar em uma jornada. Por exemplo, para vender frutos do mar, uma empresa atacadista de frutos do mar pode investir em um anúncio em uma cidade litorânea, ligando a cidade ao consumo de frutos do mar, desfrutando o dia e o calor.

3. Personagem

O personagem é a pessoa que passará por toda a jornada, e também a pessoa que passará por uma transformação com a mensagem que a história transmite. Mas, para isso, ele deve superar o próximo elemento: o conflito.

 

4. Conflito

O que mais interessa ao público é o conflito da história, um desafio que o protagonista deve superar, a fim de empurrar-se no caminho até o fim. Idealmente, deve ser bem projetado para capturar interesse e identificação.

Por exemplo, uma campanha de locação de ônibus executivo pode usar um incidente inesperado com um veículo como um conflito, fazendo com que um personagem se atrase para uma reunião importante. Nesse contexto, um trailer rápido e eficaz seria o maior desejo de qualquer personagem e muitos podem se identificar com a trama.

Todas as narrativas são narrativas?

Muitas vezes os empreendedores são céticos sobre como aplicar as técnicas de storytelling, não só no marketing digital, mas também nas vendas e no relacionamento com o cliente em geral.

Você deve saber que embora toda história seja uma história, os termos não são totalmente sinônimos, eles não são os mesmos. Durante a produção de materiais de marketing, é possível integrar elementos do Storytelling, sem necessariamente transformar as partes em histórias.

Basta lembrar que muitas vezes é mais eficaz descrever um evento ou dado do que apresentá-lo direta e simplesmente, em termos de explicação, compreensão e identificação com a mensagem.

Assim, uma empresa especializada em Ecobags Personalizadas, por exemplo, pode responder à necessidade de comunicação, como meio de enfatizar a importância da empresa, com um problema cotidiano.
Não só no conteúdo, essa imagem pode estar presente em toda a identidade corporativa, alavancando a aplicabilidade da história para atrair clientes e potenciais clientes.

Nas lojas da empresa, e a cada contato com o cliente, a imagem da empresa pode ser fortalecida como facilitadora da solução de problemas, com crescente autoridade.

Como resultado, as empresas podem obter melhores resultados quando suas equipes, principalmente os departamentos de vendas e marketing, utilizam técnicas de storytelling para engajar e engajar o público.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.