Como o marketing digital pode melhorar o seu negócio

Como o marketing digital pode melhorar o seu negócio

 

Com o surgimento e crescimento do marketing digital na internet hoje, houve também uma mudança na forma como as marcas se posicionam no mercado.

Isso decorre do fato de que o mundo virtual provou ampliar os limites das ações empresariais, permitindo o desenvolvimento de estratégias através da Internet, redes sociais e dispositivos eletrônicos. Nesse sentido, o texto tratará do conceito de marketing digital e seus benefícios para o crescimento dos negócios.

Marketing Digital: conceito e estratégia

O marketing digital pode ser pensado como qualquer ação destinada a promover uma marca ou produto por meio digital. Assim, pode-se dizer que o marketing digital inclui todos os esforços feitos por uma marca no mundo virtual.

Cabe destacar que as táticas desenvolvidas nesta área podem ser utilizadas por diversos setores, como organizações, ONGs, instituições de ensino, igrejas ou associações, por meio de canais digitais, incluindo blogs, sites, e-mail, buscadores, busca, redes sociais , entre outros.

A maior vantagem do uso desses canais é que eles podem verificar e observar a eficácia das ações de uma empresa, a partir das quais é possível calcular o retorno dos investimentos da empresa.

Com isso, por exemplo, uma empresa prestadora de serviço de alongamento de chassi pode investir uma certa quantia no desenvolvimento de um site oficial para vender seus produtos. Portanto, os recursos digitais podem registrar a fatura da empresa após a criação do site.

Porém, o mais importante é que no segmento de marketing digital existe um amplo leque de ações que podem ser utilizadas, dentre as quais podemos citar:

  • O inbound marketing;
  • O marketing de conteúdo;
  • As estratégias de SEO;
  • O engajamento nas redes sociais.

Qual a Importância do Inbound Marketing

O principal objetivo do inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, não é simplesmente interromper o que uma pessoa está fazendo para que ela anuncie um produto ou serviço, como é o caso da televisão publicidade, mas também para atraí-la para o que uma empresa tem para oferecer.

Desta forma, uma marca pode construir um relacionamento saudável baseado na confiança com as pessoas. Um caso de destaque é a ação de empresas que enviam ofertas promocionais aos internautas por e-mail. Nesse sentido, tomando o exemplo de empresas que vendem câmera térmica, é possível que elas encontrem suas vendas estimuladas ao exibir anúncios especiais para pessoas específicas.

O que é marketing de conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo, parte do inbound marketing como o nome sugere, nada mais é do que a produção de conteúdo interessante e valioso por um negócio com o objetivo de dar ao seu público-alvo uma imagem de marca positiva, além de atrair pessoas para um determinado site de vendas.

Dentre os exemplos de conteúdos desenvolvidos para empresas, destacam-se os sites de porta automática de vidro valor, onde você encontra mais conteúdo técnico explicando como funciona essa empresa, como realizar o mapeamento de um espaço, entre outros.

Dessa forma, é provável que alguém que queira saber mais sobre os aspectos técnicos de um produto ou serviço se interesse e crie uma imagem positiva da empresa que cria o conteúdo.

SEO técnico (Search Engine Optimization) se encaixa nessa lógica. Esses são todos os fatores que os mecanismos de pesquisa analisam para organizar e classificar o conteúdo virtual quando as pessoas pesquisam um tópico específico.

Por esse motivo, esses fatores são de grande importância para quem possui um site, pois pode obter mais evidência nos mecanismos de busca dependendo da pesquisa feita pelo usuário. Como resultado, uma empresa que oferece conteúdo interessante em seu site pode atrair mais pessoas, o que pode levar a um aumento nas vendas.

A utilidade das redes sociais para a estratégia de marca

Hoje em dia, não só os sites são utilizados para fornecer conteúdo, mas também as redes sociais. Isso pode ficar claro pela principal característica das mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter: elas podem inserir conteúdo para um público específico.

Assim, as redes sociais utilizam algoritmos que levam o conteúdo produzido por uma empresa fabricante de guarda corpo em são paulo, por exemplo, a potenciais consumidores, que neste caso poderiam ser empresários.

Assim, utilizando todas as ações estratégicas discutidas acima, uma marca ainda incipiente tem grandes chances de se estabilizar no cenário das mídias digitais e alcançar uma posição de destaque no mercado mundial.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.