NR: cursos que podem alavancar seu currículo na área de segurança do trabalho

by redator 0 Comments
NR: cursos que podem alavancar seu currículo na área de segurança do trabalho

A Norma Regulamentadora (NR) 9 prescreve, de maneira resumida, as formas como um trabalhador deve se portar em um local de trabalho onde podem ocorrer acidentes ambientais.

Quando falamos das normas regulamentadoras, é de extrema importância que citemos sua função geral, que nada mais é que garantir a segurança do trabalho e do trabalhador.

Por meio de uma metodologia, que instrui quem lida com elementos potencialmente nocivos às formas de se prevenir e agir perante acidentes.

A função da NR 9 para o trabalhador

Para um melhor entendimento, a primeira cláusula desta norma, pode ser lida. O trecho foi retirado do site do Ministério do Trabalho: “estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação”.

Se pesquisarmos em motores de busca “Ppra nr 9”, veremos a ligação entre os dois que, inclusive, foi descrita logo acima no trecho transcrito.

De qualquer forma, o programa de proteção de riscos ambientais, deve sempre ser formulado por um técnico de segurança no trabalho.

Com o apoio dos funcionários, onde se analisam todos os potenciais agentes biológicos, que podem afetar o trabalhador, como bactérias, variações de temperatura, etc.

A implantação deste curso no currículo de um trabalhador, tem um grande impacto na hora de uma seleção. A razão disso se dá, principalmente, pela questão da metodologia de ensino empregada.

Pois, o trabalhador certificado com esse curso, tem por excelência um maior conhecimento a respeito de seu local de trabalho.

Logicamente, também conhecendo a importância de boas práticas de segurança e, também, das possíveis anomalias que podem ocorrer.

Ademais, é importante ressaltar que, através deste curso, também é possível configurar indivíduos, para saberem como agir em momentos de crise, quando acidentes que envolvam agentes biológicos já tenham ocorrido.

A função do NR 12 para o trabalhador

A Norma Regulamentadora 12, pode parecer confusa numa primeira instância, contudo, é de suma importância dentro de qualquer empresa, isso porque essa norma fica encarregada de buscar medidas para proteger o trabalhador.

Essas medidas são alcançadas por meio da atenção, com a higiene e saúde na área de trabalho, assim como também, descreve a maneira como deve ser feita a manutenção, operação e instalação de máquinas.

Essa norma também descreve a forma da instalação de equipamentos, na área de trabalho, o que inclui a distância que as máquinas devem possuir umas das outras, os métodos de parada e início, dentre outras coisas.

A grade de proteção nr12, é uma proteção que se encaixa dentro da norma, seguindo todos os parâmetros estipulados por ela, para que haja uma separação entre máquinas perigosas das demais.

O curso desta norma é destinado, principalmente, para trabalhos que tenham como intuito a operação e manutenção de máquinas.

A função da NR 35 para o trabalhador

A nr 35 estipula todos os requisitos e precauções, para se realizar trabalhos nas alturas, isso inclui instalação de antenas em prédios, a troca de janelas em locais altos, etc.

Antes, muitos trabalhadores eram prejudicados por não conhecerem as formas corretas de se trabalhar, tampouco sabiam utilizar os equipamentos de proteção individual corretamente; podemos dizer que a segurança no trabalho era precária.

É considerado todo tipo de trabalho nas alturas, aquele que é exercido a partir de dois metros de altura, em relação ao chão.

O curso dessa norma, é importante por instruir o trabalhador nas formas de utilizar bem os equipamentos, além, também, de prepará-lo para situações com risco de queda.

Dentre a grade de estudos deste, é importante citar que o curso auxilia no conhecimento mais amplo, a respeito dos equipamentos de segurança individuais e também na utilização correta de métodos de ancoragem.

O certificado do curso nr 35 é obrigatório, com as horas curriculares variando de acordo com a profissão almejada.

Todas suas grades de ensino, giram em torno de proporcionar conhecimento aos trabalhadores desta área, assim como também prepará-los para acidentes.

E também deixá-los a par de medidas de socorro, que devem ser tomadas em casos mais graves. O curso de nr 35, é um diferencial importante para qualquer trabalhador, que terá como área de trabalho locais altos.

A validade do curso é de dois anos, o que implica que é obrigatório, para os que possuem esse certificado, renová-lo após o vencimento do mesmo, reciclando assim seus conhecimentos.