Guia prático para quem deseja expandir seus negócios para o exterior
Com a economia em crise, é natural que os empresários e empreendedores estejam expandindo seus negócios para o exterior em melhor situação financeira.
O interesse em ser uma multinacional é compartilhado pela maior parte das empresas, pelos seguintes motivos:
- Prestígio;
- Ampliação de mercado;
- Crescimento da marca;
- Diversidade do público alvo;
- Novas possibilidades de obrigações legais;
- Possibilidade de explorar o mercado especulatório.
Questões financeiras
A cotação das principais moedas mundiais, o dólar e o euro, não deixa de variar todos os dias. Por isso, acompanhar a flutuação é o primeiro passo ideal para realizar uma compra segura e mais barata.
Em primeiro lugar, as tarifas são diferentes para a quantidade de moeda comprada. Quanto mais euro a empresa comprar, mais baixa ficará a tarifa. Existem muitas estratégias para comprar euro barato, envolvendo a especulação de mercado.
Isto é, é preciso que se preveja se o euro vai aumentar ou diminuir de preço nos próximos dias para que se saiba se o melhor é realizar a compra imediatamente ou esperar por uma mudança de valor.
O local de compra também faz variar o preço: casas de câmbio costumam cobrar menos quando comparadas aos bancos, tanto no valor da moeda quanto na tarifa.
No entanto, é importante comparar as condições das casas de câmbio e dos bancos disponíveis para a empresa: a variação tarifária, os valores, a proximidade, a segurança, entre outros fatores.
Nesse mesmo contexto, também é possível apontar o surgimento de plataformas virtuais especializadas no câmbio de diferentes moedas.
Além da moeda e da cotação, que devem ser observados com antecedência na expansão de um negócio para o exterior, também é preciso pensar na contabilidade da empresa, e se é possível realizar a expansão sem prejudicar os ativos disponíveis.
É muito comum que as empresas procurem por um Contador para imposto de renda.
Os escritórios de contabilidade sempre se preparam para essa fase do ano, quando está muito próximo do limite de tempo, pois é quando a maior parte das pessoas busca por seus serviços.
Na verdade, grande parte desse público planejava fazer o trabalho por si só, mas acabam encontrando dificuldades e ficando com medo de cair na malha fiscal.
Cair na malha fiscal, basicamente, é quando a Receita Federal resolve investigar a renda da empresa, verificando a origem de cada provento e detectando qualquer possível sonegação de imposto.
Esse processo é considerado invasivo e pode implicar em grandes despesas, sendo evitado ao máximo por todo empresário.
Entretanto, não é apenas esse o contexto em que um contador é necessário. Ao explorar o ambiente internacional, a cotação dolar passa a ser uma preocupação constante da empresa.
Aumentando a complexidade de toda a área de finanças, o melhor é que se conte com uma opinião especializada.
Muitas pessoas acabam por se aconselhar com bancos ou com serviços disponibilizados por seus colaboradores, mas isso não é muito recomendável, pois essas pessoas possuem interesses sobre as ações da empresa.
Ao contar com uma empresa especializada no assunto, consegue-se uma opinião imparcial.
Assim, decisões como investimentos ou quebra de contratos são tomadas com maior embasamento e mais certeza de que se está fazendo o que é melhor para o negócio.
Patentes e registros
Para além dessas questões, existe outro assunto no qual se deve pensar ao expandir os negócios para o exterior e ele pode exigir a interação com um Escritório de direitos autorais. No mundo empresarial, as palavras são muito mais do que apenas palavras.
Elas podem implicar em perda ou ganho de dinheiro.
Isto é, o nome de uma marca pode ser responsável por grande parte de seus clientes, assim como um slogan ou um produto.
Da mesma forma, um nome mal escolhido pode acabar afastando o mercado.
A Biblioteca Nacional é o órgão responsável por reconhecer e registrar direitos autorais de projetos literários, artísticos e científicos desde 1898.
O registro de marcas e patentes concedido ao autor de uma obra, invenção, dá a ele direito pleno de criação e segurança, e garante direitos morais e patrimoniais. É estabelecido um prazo de proteção para o autor e para seus sucessores especificados.
Caso a empresa deseje registrar um projeto para lançá-lo no exterior, é necessário o pagamento de uma taxa, que já inclui a emissão da primeira via da certidão de autoria.
Por fim, antes de se aventurar com o mercado internacional, existem algumas medidas legais e administrativas a serem tomadas.