Negócios nichados e exemplos nas academias
Os negócios precisam sempre se diferenciarem dentro do mercado para atrair novos clientes e fidelizar os que já estão comprando seu produto ou utilizando o seu serviço.
Neste sentido, é preciso fazer um bom planejamento do seu negócio, para que sejam identificados forças, fraquezas e principalmente oportunidades.
Uma das formas de fazer com que os negócios possam crescer é nichar o seu empreendimento, ou seja, tornar mais específico, um exemplo são academias que oferecem apenas musculação ou apenas academia de artes marciais.
Este artigo abordaremos o que é um nicho de mercado e quais são suas vantagens e como pode ser usado no setor de academias que vem crescendo e o Brasil é um dos mercados mais promissores do mundo para esse setor de negócios.
Entendendo os nichos de mercado nos negócios
Toda empresa atua em determinado segmento e este segmento possuem subdivisões, e são exatamente essas subdivisões que chamamos de nicho de mercado.
Em outras palavras, um nicho de mercado, com uma academia de boxe ou uma academia de luxo, por exemplo, é uma forma de personalizar o seu atendimento, de forma que ele seja mais assertivo, tanto para sua marca, como para o seu público.
Ao nichar determinado segmento seu negócio não está deixando de se interrelacionar com um segmento maior ao contrário, eles se conversam e muitas vezes seu nicho é encontrado pelo público depois de uma procura pelo segmento maior.
Vamos aplicar o conceito de nicho com relação as academias.
O primeiro nível de nicho nas academias, por exemplo, são as academias de musculação, já que grande parte desses negócios oferecem esse tipo de serviço, além de aula de fitdance para iniciantes, dança, natação, entre outros.
O segundo nível ou também chamados de subnicho é uma academia de musculação apenas para mulheres ou que oferecem um tipo de aula só para mulheres.
Um nível mais abaixo podemos ter uma academia que oferece musculação para mulheres que competem. Portanto, vimos que o nicho se relaciona de forma mais completa com um segmento.
E portanto torna tudo muito mais fácil de ser organizado. Ao nichar um mercado você consegue trazer muitos benefícios para os negócios como:
- Maior assertividade do marketing;
- Melhoria do relacionamento entre marca e empresa;
- Atende melhor as necessidades do público;
- A marca se torna mais sensível as necessidades.
Com isso, é possível nichar os mais diferentes negócios, trazendo valor ao modelo, como academias que oferecem aula de jazz dance iniciante.
Negócios de academias nichadas
Um dos negócios que vem crescendo nos últimos tempos no Brasil é o mercado de academias, sendo considerado até mesmo o segundo maior mercado no mundo, apenas atrás dos Estados Unidos da América.
Por ter grande competitividade uma forma de se destacar dentro desse mercado é o nichamento dessas academias. Algumas apostam apenas nas modalidades de luta e seus judogui azul e outras tendem a nichar quanto ao atendimento.
Abaixo falaremos sobre alguns tipos de academias que tem o seu público bastante nichado e que vem fazendo grande sucesso entre os seus públicos.
1. Academias low cost
Esse tipo de academia foi crescendo nos últimos tempos, principalmente, por oferecer um serviço mais barato, em um amplo espaço, diversos equipamentos e aulas que não possuem tanto grau de supervisão de um preparador.
O low cost apesar de oferecer um preço mais em conta, nem sempre significa que esse valor será baixo. Os gestores tentam equilibrar o modelo de operação com os alunos, já que toda a estrutura da academia precisa de boa estrutura.
2. Academias full service
Essas academias tem um grande custo-benefício, principalmente, por oferecer uma série de modalidades que podem ir da musculação até aula de dança do ventre.
Assim, existe uma grade de horário bastante ampla e um mix de serviços, que agregam tanto um público-alvo como para um público mais nichado.
O grande desafio das academias e quanto a sua estrutura que precisa ser bastante completa.
3. Academia de nicho
São negócios que vem crescendo, são academias que seus serviços são nichados, diferentes da que apresentamos acima, que tem como nicho o tipo de serviço.
Assim, existem academias apenas de treinos funcionais, academias focadas no público idoso, e até mesmo academias de público infantil.
Neste sentido, vimos que os nichos de mercado são muito importantes para que os negócios consigam se destacar e também atender as necessidades específicas do seu público.