Maneiras de melhorar o seu negócio

by redator 0 Comments
Maneiras de melhorar o seu negócio

Manter um negócio não é nada fácil: além de dar conta de todos os impostos e encargos sociais, o empreendedor precisa administrar seus custos, seu pessoal e sua carteira de clientes.

Além disso, há o fator crise, que torna o mercado ainda mais acirrado, exigindo que todos os negócios se reinventem para que não fechem as portas.

A boa notícia é que, por meio de algumas medidas simples, é perfeitamente possível aprimorar as rotinas de trabalho de um negócio por meio de algumas medidas simples.

Confira algumas delas a seguir, bem como os benefícios oferecidos por elas:

Contrate um bom contador

Especialistas apontam que a legislação tributária brasileira é uma das mais complexas do mundo.

Por conta disso, raramente um empreendedor consegue dar conta de cumprir e declarar suas responsabilidades: é preciso recorrer aos serviços de contabilidade.

Além disso, a legislação obriga todos os negócios a contar com o auxílio de um profissional do tipo, excetuando os Microempreendedores Individuais (MEIs).

A boa notícia é que, por meio de uma postura proativa do empreendedor e da contratação de um profissional diferenciado, é possível transformar essa atividade em algo estratégico para o estabelecimento, por meio da realização de tarefas como:

  • Planejamento tributário;

  • Ajuda na identificação de gargalos financeiros;

  • Elisão fiscal;

  • Tomada de decisões com base nos impostos.

Assim, o escritorio de contabilidade deixa de ser um mero cumpridor de burocracias para se converter em um parceiro estratégico, ajudando a fazer com que o negócio seja próspero.

Da mesma maneira, evita-se que o estabelecimento caia na malha fina da Receita Federal, ou mesmo que pague impostos em excesso – algo que acontece com mais frequência do que se imagina.

Cumpra todas as normas trabalhistas

Há, no Brasil, há um diploma legal que regulamenta diversos aspectos das relações entre empregados e empregadores: a Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT.

Por mais que todas as regras estejam em um único local, elas são complexas, fazendo com que até mesmo o empreendedor que pretende segui-las tenha dificuldade para fazê-lo.

Com a Reforma Trabalhista, promulgada em 2017, isso se acentuou: muitos não sabem o que mudou e o que segue igual.

Apesar disso, é fundamental que os proprietários de negócios façam o possível para seguir as normas, mesmo que, para isso, necessitem da ajuda de um advogado.

No caso do atestado médico admissional, por exemplo, esse documento pode proteger o estabelecimento de uma suposta doença adquirida no ambiente de trabalho, caso um empregado ingresse com ação na Justiça especializada.

Por mais que esse seja apenas um caso, é preciso ter em mente que toda obrigação não seguida abre o caminho para que os afetados acionem o Judiciário.

A boa notícia é que há diversos profissionais que podem ajudar o empreendedor nessa missão.

Um médico do trabalho, por exemplo, pode examinar os empregados e fazer o exame demissional, por exemplo.

Já um advogado a área não apenas pode defender o negócio em juízo, como, também, prestar consultoria, de modo a evitar problemas com a Justiça.

Não se esqueça da segurança do seu negócio

A situação da segurança pública brasileira é extremamente precária.

Por mais que isso não seja novidade para ninguém, nem todos têm em mente que estabelecimentos comerciais costumam ser mais visados para ações criminosas do que residências, devido ao fato de que eles normalmente abrigam dinheiro em espécie e equipamentos valiosos.

Deste modo, é fundamental que os proprietários de negócios contratem os serviços de uma empresa de sistema de segurança, para que ela faça o monitoramento de suas dependências.

Da mesma forma, é possível contratar uma consultoria na área para identificar os pontos mais vulneráveis do local e encontrar uma forma de administrá-los.

Porém, é preciso ter em mente que não basta contratar uma empresa especializada: é fundamental que os equipamentos usados por ela em seu trabalho sejam instalados da forma certa.

No caso da camera de segurança, por exemplo, caso ela esteja em um ponto cego ou em um local com má iluminação, suas imagens não serão de qualidade, e não servirão para reforçar o nível de segurança do local.

Além disso, é interessante investir em uma marca de qualidade, mesmo que isso implique em um investimento extra: elas costumam oferecer as melhores e mais claras imagens.