Instagram: saiba como usá-lo para o seu negócio

Instagram: saiba como usá-lo para o seu negócio
Instagram

Com mais de um bilhão de usuários ativos, segundo a própria rede, o Instagram é a mídia social que mais cresce no mundo.

Para você ter uma ideia, o app registrou um aumento no 5º trimestre, considerado uma das plataformas mais populares.

O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais usam o Instagram, atrás apenas dos Estados Unidos.

Um dos motivos do crescimento exponencial da plataforma são as constantes atualizações, bem como a constante renovação de recursos e ferramentas. O Stories, por exemplo, superou o concorrente Snapchat, com mais de 250 milhões de usuários.

Além disso, o Instagram aparece como uma das redes sociais com maior índice de vendas.

Quase 70% das transações feitas pela rede social são provenientes do Instagram, enquanto 27% são provenientes do Facebook. Destes, cerca de 17% das vendas são convertidas em receitas.

Por isso, o Instagram é considerado uma das redes mais eficazes para negócios, tanto físicos quanto e-commerce. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como usar o app para beneficiar o seu negócio!

1. Obtenha uma conta comercial

O primeiro passo para alavancar sua empresa com o Instagram é criar um perfil comercial. De acordo com o próprio aplicativo, existem quase 20 milhões de contas comerciais e mais de 2,5 milhões de anunciantes em todo o mundo.

Além disso, cerca de 85% dos usuários seguem perfis comerciais. Para quem já tem conta no Instagram, não há necessidade de criar um perfil comercial do zero.

De fato, você pode alterar seu usuário pessoal para uma conta profissional, diretamente do aplicativo.

Para fazer isso, clique no ícone de engrenagem e vá para configurações. Em seguida, na seção “Contas”, selecione “Mudar para uma conta profissional” e siga as outras instruções da plataforma.

Como parte do Facebook desde 2012, é essencial ter uma página de negócios no Facebook para criar uma conta no Instagram.

Não há limite para o tipo de negócio, qualquer negócio pode ter um perfil empresarial: desde pequenas lojas de piso laminado até grandes multinacionais.

Além de ser um perfil de usuário mais “profissional”, a conta oferece as seguintes vantagens:

  • Acesso às métricas de cada campanha;
  • Visualizar resultados de publicidade;
  • Gráficos de interação com o público;
  • Informações relevantes sobre seu público-alvo.

Com todos esses dados, sua empresa pode criar um plano de marketing digital mais objetivo e com maior chance de conversão de leads (potenciais clientes).

2. Ter um cronograma de publicação

Não basta ter um perfil de empresa e esquecer de atualizá-lo. Os usuários adoram receber novidades, informações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Portanto, é necessário manter um cronograma de lançamento periódico.

Vale repetir que a Internet é um mar de conteúdo, por isso a empresa, como por exemplo uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho deve se destacar da concorrência.

A preocupação é criar mídias relevantes, de acordo com as necessidades do público-alvo, atentos às novidades do mercado e fazendo a diferença.

No Instagram, a programação de publicação não é apenas sobre o que é postado no feed, mas sobre outros recursos do aplicativo, como Stories.

Nesse sentido, você deve postar algo diariamente nos Stories, pois as postagens nessa ferramenta ficam disponíveis apenas por 2
horas.

3. Invista em Marketing de Conteúdo

A Internet mudou a forma como nos comunicamos e consumimos. Os usuários procuram algo informativo e envolvente, muito diferente do marketing tradicional. O perfil comercial do

Instagram não é diferente: ele precisa atrair e encantar os usuários fornecendo conteúdo de qualidade.

Isso significa que ao anunciar uma antena antifurto, o preço e as condições de pagamento exclusivas devem ser comunicados, mas deve-se falar sobre os méritos do armário, a curiosidade e a razão do produto. .

Além disso, o marketing de conteúdo é mais do que apenas legendas nas fotos do Instagram. O app permite a produção de vídeos (até 1 minuto no feed), infográficos e outras coisas nos Stories.

O ideal é diversificar a produção de conteúdo com essas mídias para oferecer diferentes mídias.

4. Use hashtags para aumentar a visibilidade

Hashtags (#), também conhecidas como “tick-and-tick”, são recursos amplamente utilizados no Instagram. Com eles, você pode vincular conteúdo a outras postagens semelhantes.

Por exemplo, ao postar conteúdo em serviço de levantamento topográfico, você pode usar “#topografia” e com isso, os usuários que seguirem de lá terão acesso ao seu conteúdo.

Perfis Profissionais são recomendados para usar até 5 hashtags por post, com termos comuns e não tão específicos.

É importante ter cuidado com hashtags. Se abusado, o Instagram pode considerar seu conteúdo como spam e restringir a distribuição. Portanto, altere as palavras marcadas e não encha seu conteúdo com hashtags.

5. Interaja com seus seguidores

Um dos fatores que tornaram o Instagram tão popular foi a proximidade com o público. Com este app, as pessoas passam a interagir mais com marcas, empresas e influenciadores, derrubando barreiras de comunicação invisíveis.

Por esse motivo, é divertido criar conteúdo para gerar engajamento com os seguidores. O

Stories pode ser um ótimo recurso para isso. Com ele, você pode criar enquetes e fazer perguntas aos seus assinantes.

Assim, os usuários se sentirão importantes, pois perceberão que sua empresa leva em consideração suas opiniões.

Em outras palavras, é mais provável que seu negócio cresça e ganhe atenção porque as pessoas tendem a comprar com marcas que respeitam seu público.

Este texto foi originalmente desenvolvido pelo grupo de blogs Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.