Indexação no Google

Indexação no Google

Para indexar um site no Google é preciso colocar em prática algumas estratégias.
Mas você sabe o que fazer para essa indexação acontecer? 

E por que são importantes? Quais os aspectos importantes que o conteúdo deve possuir? O que evitar para não atrapalhar a indexação?

Vamos levar você para descobrir algumas estratégias de SEO que o ajudarão com a indexação do Google.

O que é indexação do Google?

A indexação do Google funciona da seguinte forma, vamos imaginar que você possui um site e agora você fez um post sobre cirurgia de catarata,  você claro deseja que o seu post esteja no índice do Google.

Isso significa mais visitas ao seu site, mais clientes para o seu negócio, mais lucro para você e claro um crescimento exponencial da sua empresa, essas pequenas ações podem mudar por completo a forma como você a ideia da indexação.

Indexar é o mesmo que estar bem ranqueado?

Indexar seu site ou seu conteúdo no Google, não significa um bom ranqueamento, O seu site pode ser indexado e, ao mesmo tempo, não ser bem classificado.

O Google emitiu uma espécie de isenção de responsabilidade dizendo que algo indexado não significa que será exibido como destaque na pesquisa Google.

Também não há garantia de que o Google indexe parte do seu conteúdo ou todo o conteúdo na web. Na verdade, o Google não indexa muitos conteúdos na internet, nenhum mecanismo de busca faz isso.

O Google tenta não indexar conteúdo duplicado, imagens espelhadas do mesmo conteúdo e evita indexar conteúdo não útil, para que possa oferecer para o seu público aquilo que ele identificou como relevante.

Importância da qualidade

A qualidade é um dos aspectos mais importantes para fazer com que o Google indexe e faça suas páginas serem ranqueadas, classificando seu conteúdo acima de sites de qualidade inferior.

E essa qualidade não está ligada com o tipo de conteúdo mas sim com a forma que o conteúdo está estruturado, as palavras que estão contidas nele, é muito importante que esteja coerente, que as informações sejam claras para que, cada visitante ou usuário que esteja fazendo a leitura, consiga ler e interpretar o que está escrito.

Vamos ver abaixo algumas outras dicas disponibilizadas pelo próprio Google de como indexar e ranquear seu site!

Sobrecarregar o servidor

Evite a sobrecarga do servidor, tornando seu servidor e site mais rápidos. Você pode diminuir a quantidade de imagens, pode alterar vídeos longos por vídeos menores.

Procure deixar o site mais clean, para não sobrecarregar o servidor.

Links internos

Crie links internos para novas páginas em seu site, vincule essas páginas a partir de outras páginas.

Exemplo você faz um post falando sobre tratamento para sinusite você pode incluir alguns links neste post, que fale sobre outros tipos de tratamento.

Links Building

Apostar no link building também é certeza de sucesso! Fazer parcerias com blogs, sites, entre outros, ajuda muito o seu conteúdo a ganhar credibilidade.

Além de que o seu site passa a receber visitantes só pelo fato de estar linkado com uma palavra-chave dentro de um post de terceiros. Esse tipo de ação cria uma rede que auxilia o Google a indexar e a ranquear melhor o seu site.

Uma agência de marketing digital para médicos pode por exemplo fazer uma parceria com um site de um neurocirurgião no RJ, fazendo acontecer o link building.

URLs desnecessários

Evite usar URLs desnecessários em seu site, como os nomes dos conteúdos em sua íntegra. Não há necessidade de colocar tudo o que foi escrito no site, no endereço dele, isso não irá ajudar em nada na indexação.

Conclusão 

Como falamos ao longo deste post é muito importante a indexação no Google, por isso é essencial colocar todas essas estratégias e conhecimentos em prática.

Nada de preguiça, hora de estudar e investir no seu negócio.

Há muita concorrência na internet, principalmente nos mecanismos de busca como o Google, e você não pode ficar por fora dessa ou ficar estagnado, enquanto todos seus outros concorrentes ou até mesmo parceiros estão alcançando o sucesso.

Texto escrito por Monique Horrana do Grupo KOP.