Faça do e-mail marketing um ótimo conteúdo para atrair novos clientes

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Faça do e-mail marketing um ótimo conteúdo para atrair novos clientes

Para conseguirem se aproximar do público, aplicam diferentes estratégias, desde conteúdos em redes sociais, parcerias com influenciadores até umas das estratégias mais conhecidas e utilizadas por todas as marcas: o famoso e-mail marketing.

Descubra como fidelizar seu cliente com ações de e-mail marketing!

Cada vez mais as pessoas se relacionam por diferentes meios de comunicação, ficando cada vez mais difícil pras marcas conseguirem se fazer presentes, lembradas e, consequentemente, fidelizar seus consumidores. 

Com a função de entregar mensagens diretas e rápidas, os e-mails marketing são sempre uma excelente opção, principalmente para marcas e empresas que conseguem captar os endereços de e-mails dos seus consumidores.

Por exemplo: marcas que exigem o cadastro no site para ter acesso a conteúdo/compras. Dessa forma, eles conseguem garantir que o consumidor irá receber o conteúdo, mesmo que ele não “consuma” integralmente. 

Além do mais, o e-mail em si é um ambiente com menos disputa por atenção, uma vez que é uma plataforma menos dinâmica do que as redes sociais e, ainda assim, faz parte do dia a dia da população.

Uma grande vantagem e benefício do e-mail marketing é que ele pode ser usado para diferentes temas, sem necessariamente se tornar um assunto “chato”.  É possível falar sobre vestuário, cursos, até o lançamento do cartão havan ou promoções de passagens aéreas. É justamente por ser tão democrático que até 2014 os e-mails marketing eram utilizados cerca de 100x mais que postagens no Facebook e Twitter.

Mas, quais são as melhores formas de fidelizar esses clientes? Existem dicas e estratégias para montar um e-mail marketing? Quando se deve usar os e-mails? Existe uma preferência de conteúdos? Qual a periodicidade que deve ser enviado?

A primeira grande dica é: ter um assunto de e-mail curto e chamativo, que consiga prender a atenção do consumidor em poucos segundos e o instigue o suficiente para que ele abra o e-mail e tenha acesso ao conteúdo de fato. 

A ideia é que o assunto tenha no máximo entre 20 e 40 caracteres. Um equilíbrio entre texto e imagem é ideal para que o conteúdo não fique maçante e não desinteresse o leitor em meio do caminho.  Além do equilíbrio, o e-mail marketing deve ser agradável esteticamente, mesmo quando forem assuntos “chatos”, como assuntos financeiros, por exemplo. 

Hoje se encontra qualquer tipo de informação na internet, então os e-mails devem acrescentar a vida do target.

É essencial que seja entregue um tipo de conteúdo que combine não só com a realidade que vivida pelo cliente (portanto, é essencial conhecer seu target a fundo), mas com os interesses que ele tem. 

Sabendo disso, também vale lembrar que assim como o assunto do e-mail, o texto dentro do mesmo não deve ser longo e, por isso, utilizar o recurso de links que levem o consumidor a uma extensão maior do conteúdo é uma ótima opção.

Além do mais, ajuda a fidelizar o cliente que já se “movimenta” dentro de um assunto que a marca introduziu a ele.

Logo, chegamos a última e a dica fundamental para quem quer dominar essa estratégia de fidelização. Os consumidores só trazem para suas vidas aquilo que elas sentem que acrescentam e fazem a diferença, conteúdos interessantes e diferentes. 

Sabendo disso, a regra se torna simples: desde que a marca tenha algo interessante para compartilhar, que vá fazer a diferença e acrescentar na vida do consumidor, a periodicidade do conteúdo acaba tornando-se apenas mais um detalhe em toda a estratégia da marca.

Isso sem contar as datas e melhores momentos para usar o e-mail marketing.

Seguindo algumas das dicas acima, torna-se quase impossível o consumidor não se interessar pelo conteúdo do e-mail.

A começar pelo momento em que acontece a quebra dos muros entre marca e consumidor, e a marca torna-se uma “produtora” de conteúdos e informações na vida do cliente, é quase impossível que eles não consumam os conteúdos enviados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lccomunic, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.