Gestão de supermercados e outros pontos sobre

Gestão de supermercados e outros pontos sobre

Todos os negócios possuem uma gestão única e portanto precisam de metodologias novas para solucionar suas demandas e problemas.

Deste modo, uma empresa que possui um número elevado de recebimento de cargas precisará de um elevador de carga externo, enquanto uma empresa de tecnologia precisará de computadores sofisticados.

O fato é que todo negócio precisa refletir sobre si mesmo dentro do ambiente corporativo e sua relação com os clientes e com os supermercados não é diferente.

Esse modelo de empreendimento quando bem gerido é um grande gerador de lucros, porém, sua administração é complexa e envolve uma série de processos que precisam ser suportados por software de gestão e práticas de recursos humanos.

Com a pandemia do Sars-Cov2, o famigerado novo coronavírus, os supermercados nunca pararam, principalmente, por serem considerado serviços essenciais para a sobrevivência.

Nestes moldes, principalmente, por conta do afrouxamento do isolamento social ao redor do mundo, esses empreendimentos tiveram que tomar uma série de medidas para que pudessem atender seus clientes.

Neste contexto de mercado aberto, pandemia e lucros, o presente artigo abordará alguns elementos fundamentais para uma boa gestão desse negócio.

Bem como as medidas preventivas que foram tomadas e que estão sendo empregadas para a proteção contra o coronavírus.

A gestão dos supermercados

A gestão de negócios de supermercados é uma tarefa bastante complexa, pois este agrega uma série de desafios do varejo. Principalmente, porque é de imprescindível necessidade que os gestores foquem na:

  • Expansão do negócio;
  • Melhoria do gerenciamento;
  • Redução de custos;
  • Aumento de faturamento;
  • Qualidade no atendimento.

Com isto é necessário o desenvolvimento de recursos organizacionais eficientes e capazes de dar conta de todas as demandas existentes, além daquelas que são específicas do negócio.

Portanto, uma boa gestão de supermercados é uma mescla de elementos gerenciais genéricos e específicos.

Para isto o gestor pode contar com uma série de ferramentas que ajudam na elaboração de dados e relatórios para mensurar o desempenho do negócio, uma delas é o uso da automação comercial e operacional do empreendimento.

Assim, com softwares que integram diversos setores e tecnologias que conversem com os clientes, é possível elaborar uma série de estratégias para que a fidelização ocorra e o desempenho seja melhor.

Algumas peculiaridades desse tipo de negócio são:

1. Giro de produtos

Um supermercado tem um grande giro de produtos, ou seja, o estoque tem sempre grandes saídas e entradas.

Deste modo é necessário que se tenha um grande controle do fluxo de capital, além de manter sempre o capital de giro e o estoque.

2. Gestão de equipe

Um supermercado sem equipe não é supermercado, principalmente, porque possuem diferentes necessidades.

Deste modo é preciso equipe para fazer os transportes de cargas pequenas, para atender, para embalar, os repositores de mercadorias, o pessoa da limpeza.

Além disso, é preciso uma equipe administradora bem entrosada para que todos os setores sejam eficientes.

3. Contabilidade

A contabilidade é essencial para um negócio funcionar e no mercado não é diferente, ainda mais o supermercado que possuem alto fluxo de compras e vendas.

Uma boa contabilidade garante a estabilidade econômica, além de lidar com todos os componentes de admissão e demissão e compras de equipamentos como balança comercial com etiqueta, expositores, entre outros.

Medidas de prevenção contra o coronavírus

O vírus Sars-Cov2, uma cepa nova dos coronavírus se espalhou pelo mundo após o surto na cidade de Wuhan na China em Janeiro de 2020. De lá para cá foram necessárias medidas de isolamento social, e os negócios foram muito atingidos.

No entanto, os supermercados por serem atividades essenciais tiverem que adorar uma série de medidas de segurança para enfrentar o vírus e o desenvolvimento da patologia conhecida como COVID-19.

Conheça algumas dessas medidas

Higienização do local com desinfetantes registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), já que estes destroem bactérias, fungos e vírus, além da obrigatoriedade do uso de álcool em gel 70%.

Uso de equipamentos de proteção individual como as máscaras, não somente para os funcionários, mas para os clientes também, para que todos fiquem protegidos.

Além disso, é necessário a higienização das compras, carrinhos e cesta, e também de barras, alças e assentos.

Todas essas medidas ajudam os supermercados a continuarem seguros e com bom desempenho.

Vimos portanto que este tipo de empreendimento precisa de muita atenção em sua gestão, além do cuidado com as medidas de segurança para o enfrentamento da pandemia.