Empreendimentos voltados ao ramo da música
Empreender é uma tarefa bastante complexa e envolve muitas ações e aspectos. Assim, dependendo das habilidades do gestor é possível investir em muitos setores, que vão desde a música, com aulas de violino, até aviação civil.
Neste artigo abordaremos sobre os elementos necessários para o investimento no setor musical, com especial atenção para as escolas de música.
Esses ambientes quando bem estruturados possuem um grande volume de retorno, principalmente, porque lida com a questão artística das pessoas.
Uma escola de música não precisa apenas ser de ensino de instrumentos musicais e teorias musicais, mas pode em conjunto ter um estúdio gravação, oferecendo aos alunos a possibilidade de entrar no mundo artístico de uma vez só.
Por conta das inúmeras possibilidades de trabalhar no setor musical é fundamental atentar-se para os desafios que este negócio oferece, bem como seguir um planejamento rigoroso para que o investimento seja retornado para seu capital de giro de forma rápida e segura e que o prazer de trabalhar com música só aumente.
Elabore um plano de negócios
Geralmente, quem opta por abrir uma escola de música são pessoas que trabalham há um tempo com a música, sejam musicistas profissionais ou produtores de música. Por conta disso, ao empreender podem encontrar inúmeros desafios pela frente.
Por isso, que para qualquer tipo de empreendimento é imprescindível a elaboração de um plano de negócios. É ele que norteará todos os passos da empresa, fazendo com que o curso de violão para iniciantes e serviços de produção artísticas sejam oferecidas de forma altamente qualitativas.
Um plano de negócios contemplam todas as partes do empreendimento, assim, contém nele alguns aspectos como:
- Planejamento financeiro;
- Capital a ser investido;
- Retorno do investimento;
- Planejamento de marketing;
- Estimativas de faturamento mensal e anual;
- Serviços a serem oferecidos.
Assim uma escola de música pode oferecer diversos serviços que vão do ensino de instrumentos musicais, passando pela teoria musical, musicalização infantil e parcerias com escolas de ensino privado e pública para adesão do ensino de música no currículo.
No tópico abaixo falaremos sobre alguns pontos a serem levados em consideração para abertura do negócio, e lembre-se, esses aspectos estão contemplados dentro do plano do empreendimento, apenas falaremos com mais detalhes sobre alguns deles.
Pontos importantes para a abertura do negócio na música
Até agora vimos que para a abertura de uma escola de música que ofereça desde aula pandeiro até violão é preciso de um plano de negócios.
Abaixo falaremos sobre alguns aspectos que são contemplados pelo plano de negócios e que incidem diretamente sobre a organicidade do empreendimento.
O primeiro ponto é a escolha do local em que será instalado a escola ou seu estúdio de música, caso não fique no mesmo lugar. O espaço precisa ser amplo e ficar localizado em um local com acesso facilitado tanto por transporte público como particular.
Uma forma de delimitar o espaço em que será instalada a escola é conhecer os comportamentos do seu público-alvo, isto é, o seu público ideal. Conheça a região, os seus gostos, e assim, o local será mais fácil de definir.
Geralmente, um espaço ideal para montar uma escola de música é as que estão próximos de escolas regulares, faculdades e empresas.
O segundo aspecto a ser notado é a segurança da escola. Invista em sistemas de segurança básicos e essenciais como câmeras de monitoramento, alarmes e sensores.
Isso dará ao público a imagem de que sua marca se preocupa com a segurança dos colaboradores, dos clientes e dos instrumentos musicais.
O terceiro aspecto se refere quanto a estrutura física do espaço, é preciso que seja bem distribuída entre recepção, salas de aula, espaços de convivência e conversação, áreas administrativas e banheiros. Uma boa estrutura interna torna o ambiente mais agradável e isto é um convite aos clientes ficarem.
E por fim, e muito mais importante, é os equipamentos dentro da escola de música. Tenha instrumentos de qualidade, além de caixas de som, aparelhos de CD, computadores, impressora, para que os alunos sejam bem supridos e os professores tenham todo o suporte necessário para entregar aulas altamente eficientes.
Portanto, entrar no ramo da música depende de planejamento e muita paciência para lidar com gostos específicos. Porém, quando bem planejado, a execução se torna mais facilita, os problemas contornados de forma mais segura, e o sucesso garantido.