Empreendimento comercial segue regras rígidas
Todo empreendimento comercial precisa dedicar determinados espaços para o preparo dos produtos que são servidos para os clientes.
Os restaurantes, lanchonetes e outros empreendimentos que trabalham com alimentação seguem normas rígidas. Eles são fiscalizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), entidade responsável por cuidar e garantir que a saúde dos clientes seja preservada.
Dessa forma, os proprietários que atuam nessa área de negócios precisam garantir um espaço totalmente adequado, utilizando produtos dentro do prazo de validade.
Além disso, há questões que devem ser levadas em consideração desde o princípio, como:
- Higienização de utensílios;
- Limpeza dos ambientes;
- Controle de pragas;
- Disponibilidade de EPI para funcionários.
São ações observadas pela fiscalização, quando ela ocorre. Caso seja presenciado algo fora do comum, que está em desacordo com a legislação vigente, assim como as normas regulamentadoras, o estabelecimento pode receber multa e até mesmo ser fechado.
A reabertura acontece apenas após toda a regularização, com pagamento de todas as taxas e multas, além de nova visita do órgão fiscalizador.
Sendo assim, é necessário estar atento ao que pode e o que não pode faltar em um estabelecimento que trabalha com alimentos.
Vestimentas apropriadas para trabalho em cozinha
A roupa utilizada dentro de um ambiente de trabalho varia de acordo com as capacitações de cada profissional, e os afazeres que são realizados.
Dentro de uma cozinha industrial, por exemplo, as colaboradores responsáveis pelo preparo de alimentos devem utilizar vestimentas adequadas, como a touca na cabeça e uniformes profissionais feminino disponibilizados pela empresa contratante.
As fábricas têxteis podem ajudar empreendedores que querem uniformizar a equipe e precisa identificar os profissionais conforme a função que atua dentro do empreendimento comercial.
Essa comunicação visual deixa claro quem trabalha na cozinha, no preparo dos alimentos, quem é responsável pela limpeza, e até mesmo os gerentes e atendentes de caixa.
O uso de um uniforme empresa feminino demonstra a formalização de uma equipe, mesmo que os trabalhos sejam diversificados em um mesmo espaço.
Vale dizer que homens e mulheres podem vestir a roupa que mais lhe cai bem, desde que promova a segurança dos funcionários e esteja de acordo com as normas regulamentadoras que regem esse tipo de empreendimento.
O mesmo vale para outros locais de trabalho, como um canteiro de obras ou um chão de fábrica. A segurança sempre deve vir em primeiro lugar.
Espaço de trabalho projetado para segurança
As vestimentas são apenas parte dos detalhes que devem ser observados quando se trata de segurança laboral. Há muitos outros pontos que devem ser apresentados em um planejamento de negócios, visando a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores, mesmo que trabalhem de forma terceirizada.
Dentro de um restaurante, por exemplo, a construção de uma bancada de inox com pia para cozinha industrial é imprescindível para o preparo dos alimentos.
O projeto deve inserir esse modelo de material, pois ele é resistente, suporta tanto panelas quentes quanto produtos congelados na superfície. Além disso, não sofre o acúmulo de fungos e bactérias sobre a superfície, pois o aço inox pode ser limpo de modo fácil.
A instalação de outros equipamentos faz parte desse tipo de projeto, como fogões e geladeiras, assim como a despensa para estocar alimentos e armários para guardar os utensílios de uso diário.
O encanamento de gás deve percorrer toda a extensão da estrutura imobiliária, mesmo que seja sob a bancada de cozinha inox, até chegar ao fogão, respeitando toda a norma regulamentadora de segurança.
Com isso, todos ficam seguros e a documentação para funcionamento pode ser liberada. O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) está entre os documentos obrigatórios para esse tipo de empreendimento.
Limpeza de espaço com higienização sanitária
Vale lembrar que outros empreendimentos comerciais passam por fiscalização constante, dentro dos atributos e finalidades dispostos no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Com isso, outras instituições públicas são responsáveis pela observação da ocorrência, conforme a categoria em que se enquadra.
A higienização sanitária deve ser realizada constantemente, dentro da realidade de cada empresa ou estabelecimento comercial.
Se for necessário utilizar um desinfetante 5 litros para remoção de gordura dos alimentos, isso deve entrar dentro do orçamento de gastos.
Portanto, lojas de roupas e sapatos, supermercados, padarias, entre tantos outros espaços que reúnem COLABORADORES e clientes, passam por uma averiguação constante. O investimento em material de limpeza vai variar conforme o tamanho do espaço e a presença de sujeira.
A formalização de parceria com um fornecedor, por exemplo, pode beneficiar quando for necessário comprar desinfetante 5 litros preço de atacado, com menor custo caso fosse vendido no varejo.
De qualquer forma, todos ficam protegidos e trabalham dentro das propostas de normas regulamentadoras e legislação vigente para a área de atuação.