Aumente os lucros do seu negócio com o marketing digital

Aumente os lucros do seu negócio com o marketing digital

Com o uso de técnicas de marketing digital, diferentes métodos podem ser aplicados para alcançar maior visibilidade, inclusive atraindo públicos qualificados, onde as oportunidades de vendas e fidelização são significativamente melhoradas.

A busca pela melhoria do mercado é constante, afinal é preciso acompanhar de perto os seus movimentos para garantir uma operação sustentável, que envolve também recursos financeiros.

Claro que, em termos de benefícios obtidos, não existe uma lista exata, pois cada empresa tem suas peculiaridades. No entanto, para maximizar os lucros do negócio por meio de táticas de marketing digital, você pode seguir estas dicas:

1) Tenha muito cuidado ao escolher palavras-chave

Basicamente, palavras-chave são termos aplicados pelos usuários em uma pesquisa, ou seja, elas resumem o ponto mais importante de um determinado tópico.

Nesse caso, são essenciais para a construção de conteúdo, nomeação de imagens, definição de URLs, entre outros recursos. Por esse motivo, usá-la corretamente pode melhorar os resultados.

2) Use técnicas de SEO

 A técnica de SEO (Search Engine Optimization) é ideal para otimizar sites, blogs e páginas para os mecanismos de busca, ajudando a conquistar posições mais favoráveis ​​para a empresa. A falta de visibilidade afetará a lucratividade e, portanto, esse tipo de recurso não deve ser ignorado.

Para entender a importância de aplicar essas técnicas em um negócio, imagine um potencial cliente procurando por camisas de silicone amarelas. Sem dúvida, as páginas que ocupam as primeiras posições chamam mais atenção.

3) Não negligencie a análise e a medição 

Cada tipo de estratégia composta deve ser cuidadosamente analisada, afinal essa é a forma de encontrar os pontos mais importantes, assim como os pontos fracos. É importante ficar de olho nas métricas certas, como taxas de conversão e engajamento.

4) Identifique a pessoa certa

A persona corresponde ao representante do consumidor ideal, essencialmente relacionado com as suas dificuldades e os seus centros de interesse. Sua definição é, portanto, de grande importância para uma segmentação mais consistente.

Por isso, é fundamental que as informações sobre o público-alvo e a personalidade sejam constantemente atualizadas para uma estratégia mais precisa.

Quais são as estratégias mais importantes?

Além das técnicas de SEO apresentadas acima, é fundamental ter consciência da abrangência do marketing digital e das práticas que podem ser utilizadas em conjunto, mas para isso é sempre necessário estabelecer um plano de ação detalhado.

Entre as opções que se destacam, é válida para divulgação de e-mail marketing, links patrocinados e marketing de conteúdo.

A primeira alternativa destaca-se pela flexibilidade e permite principalmente a comunicação direta. Ele pode ser aplicado ao branding, comunicação e vendas das seguintes maneiras: 

  • E-mail de nutrição: ideais para incentivar as compras;
  • E-mail informativo: veicular informações relevantes;
  • Newsletter: divulgar de materiais e ofertas;
  • E-mail educacional: fornecer soluções para os usuários.

Por exemplo, o e-mail marketing pode ser uma boa alternativa para uma empresa especializada em pintura de fachada manter um relacionamento próximo com o seus clientes.

Para novos clientes, os e-mails educacionais assumem o controle e, mais tarde, à medida que as pessoas começam a identificar o problema e o tipo de solução que estão procurando, os e-mails de nutrição se tornam mais direcionados.

No caso do marketing de conteúdo, é um método menos direto que o anterior, pois envolve a publicação de material relacionado à personalidade, com o objetivo de atrair, engajar e converter.

O marketing de conteúdo pode ser feito em diferentes canais, por exemplo, pode-se citar uma empresa que trabalha com embalagens e discutir conteúdos em seu blog sobre as vantagens da caixa de papelão para bebidas ou postar curiosidades sobre o tema nas redes sociais.

Como as estratégias anteriores voltadas para o tráfego orgânico são mais citadas, cabe ressaltar que as campanhas patrocinadas também podem ser uma alternativa viável em muitos casos.

Como os resultados costumam ser mais rápidos, os links patrocinados são amplamente adotados para replicar outras técnicas, principalmente para atrair o público para a plataforma da empresa.

Assumindo esse tipo de ação, como vender banco para piscina, uma das principais opções é um buscador, onde os links patrocinados assumem a liderança.

No entanto, vale ressaltar que existem outros canais que também têm potencial, como as redes sociais, para trazer diversos recursos para campanhas patrocinadas.

Como pode ser visto, embora táticas diversas sejam óbvias, atrair as pessoas certas para garantir os resultados desejados requer uma boa equipe de profissionais. Além disso, é muito importante ter consistência e regularidade nas ações realizadas.