Conheça 5 dicas para utilizar o programa de digitação

by redator 0 Comments
Conheça 5 dicas para utilizar o programa de digitação

Conhecer as melhores dicas para utilizar o programa de digitação pode fazer com que você tenha um trabalho mais tranquilo e resultados ainda melhores.

Dessa maneira, aqui nesse post, você vai entender melhor cada um desses tópicos para saber como transformar a teoria em prática.

Vamos lá?

 

1.Tudo começa com a posição das mãos

Uma das dicas mais básicas para utilizar o programa de digitação, é lembrar que as mãos devem estar bem posicionadas no teclado.

Na maior parte das vezes, essa é uma das noções mais aprendidas no curso de digitação, o que já facilita um pouco todo o trabalho.

A divisão do teclado permite que você aprenda onde está cada uma das teclas e ainda otimize o tempo gasto para escrever alguma coisa.

Então, os seus dois dedos indicadores são o ponto de partida, já que cada um deles deve estar sobre uma das teclas marcadas.

As teclas marcadas são o “f” e “j”, que você consegue notar duas marcas plásticas, como dois risquinhos.

O ideal é que você tente manter essa posição das mãos, para tornar o trabalho mais rápido e fácil, além de reduzir o esforço feito durante o ato de digitar. Afinal, você não vai precisar ficar olhando para a tela e o teclado e ainda conseguir reduzir os movimentos de cada dedo.

 

2.Cuidar da postura é uma das dicas para utilizar o programa de digitação

É possível que você tenha certa dificuldade em entender a importância da postura diante do ato de digitar, já que existe um corte entre fazer uma atividade e outra. Porém, quando você vai escrever algo, todo o seu corpo pode ter alguma influência sobre a ação.

Pensando nisso, é preciso alinhar a sua postura a sua atividade, inclusive para evitar dores e problemas posteriores.

Em primeiro lugar, certifique-se de estar em uma cadeira que seja confortável e que mantenha suas nádegas totalmente encostadas, para que você não fique “penso”.

Em segundo lugar, as costas devem se manter eretas, mas de maneira confortável.

Ou seja, evite de forçar as costas e utilize um apoio que seja eficiente. Em terceiro lugar, os braços devem ficar em alguma superfície e não soltos no ar ou mesmo pendurados.

Quando você não tem um apoio, acaba colocando mais força para manter os braços na posição e isso compromete a sua digitação.

Ao mesmo tempo, aumenta as dores e desconfortos, fazendo com que você não seja capaz de continuar daquela maneira por um período maior de tempo.

 

3. Faça pequenas pausas e exercícios motores

Se você já trabalha ou faz alguma ação referente a digitar, sabe que, ao final do dia, os dedos podem estar dormentes e os braços doloridos.

No geral, isso pode ser evitado com pequenas pausas e exercícios motores.

Portanto, durante o seu expediente, faça pequenas pausas de serviço e tente relaxar os braços e dedos.

Neste tempo, também faça alguns movimentos que estimulem todos os músculos e nervos dos membros.

Assim, estique bem os dedos, os dobre, coloque as mãos acima da cabeça e estique bem os cotovelos, faça movimentos rotacionais e assim por diante.

Esses pequenos exercícios ajudam a aliviar a tensão e evitam que você sinta algum desconforto.

Uma dica é fazer atividades capazes de fortalecer dedos e braços ou mesmo procurar a ajuda de um profissional, evitando outros típicos problemas de saúde.

 

4. Uma das dicas para utilizar o programa de digitação é ter paciência

Muitas vezes, ao começar a fazer um curso de digitação, você pode querer conquistar o mundo inteiro em apenas uma semana.

O que não vai acontecer. No geral, é preciso ter paciência para aprender a como fazer as coisas acontecerem e ir aumentando o ritmo aos poucos.

Nos primeiros dias, é natural que você acabe movendo demais a mão ou mesmo olhe para o teclado enquanto tenta se lembrar de onde está uma letra.

Por outro lado, esse tipo de comportamento vai sendo reduzido aos poucos, quando você aprende a posição do teclado e consegue manter as mãos na posição inicial.

Assim, com pequenos movimentos, você é capaz de utilizar todos os dedos e ainda reduzir a tensão do trabalho.

Vale destacar ainda que, sem treino, você nunca chegará a um bom resultado, já que aprender é parte de um processo que também envolve experiência.

Logo, nenhum aplicativo vai fazer milagres no seu lugar.

Portanto, é um processo de memorização, onde você aprende a retornar à posição inicial dos dedos e faz com que cada grupo de letras esteja sob a responsabilidade de um dedo.

Importante

Lembre-se que existem teclados que podem ter uma disposição de letras diferentes, como alguns importados norte-americanos.

Então, tenha em mente essa questão na hora de comprar qualquer tipo de aparelho, evitando que o aprendizado se torne ainda mais longo ou mesmo que você precise aprender tudo novamente.

 

5. Vá aumentando o seu aprendizado aos poucos

Para finalizar essa lista de dicas para utilizar o programa de digitação, é interessante pensar que digitar é como qualquer outro tipo de ensino.

Você começa aprendendo a posição dos dedos e aumenta a velocidade conforme memorizar e aprender sobre a técnica.

Portanto, não espere resultados magníficos logo na primeira semana, mas sim algo melhor. Dessa forma, os treinos serão capazes de ajudar você a melhorar a sua escrita, reduzindo o tempo gasto em um mesmo conteúdo e os erros encontrados no processo.

Além disso, é importante ter em mente que você precisa ter uma constância. Isso porque, muitos profissionais são extremamente rápidos nos dez primeiros minutos, mas depois acabam reduzindo o ritmo.

Logo, pode ser mais interessante não ser tão rápido assim, mas ser capaz de manter esse ritmo durante o restante do seu trabalho.

Ao mesmo tempo, avalie a questão de pós-trabalho, como a necessidade de revisão e correção de erros, já que isso também vai consumir o seu tempo.

Enfim, você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto?

Comenta aqui embaixo ou aproveite para compartilhar a sua experiência ou mesmo o que gostaria de ver aqui na página.

Grande abraço e até o próximo post!