Você sabe quais as vantagens do curso de pilates?

by redator 0 Comments
Você sabe quais as vantagens do curso de pilates?

Provavelmente você já ouviu falar de pilates, pode até achar que é algo relacionado a Yoga, mas talvez não tenha certeza exatamente do que é isso e qual exatamente é a função disso, não é mesmo?

Pìlates é um método composto por um conjunto de exercícios e alongamentos físicos que utilizam o peso de seu próprio corpo para a execução.

Mas, além dessa série de exercícios, é uma técnica que visa também a reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, com o principal objetivo de alcançar o equilíbrio mental e muscular.

Os benefícios do Pilates

Estes exercícios, que podem ser praticados por pessoas de todas as idades, desde crianças,  idosos e até mesmo gestantes, trazem uma série de benefícios para o corpo. Saiba um pouco mais sobre eles!

  • Alonga o corpo inteiro;
  • Recupera ou previne lesões;
  • Corrige sobrecargas musculares e alinha músculos;
  • Elimina as toxinas do nosso corpo;
  • Auxilia no controle do peso;
  • Colabora para uma boa noite de sono.

Além destes benefícios gerais para todos os que praticam Pilates, o método pode ser também uma excelente escolha para gestantes, por praticar tanto o fortalecimento como também o alongamento, além de utilizar a respiração durante os exercícios feitos, facilitando a oxigenação do bebê.

O método de pilates se baseia em 6 princípios, pretendendo devolver às pessoas uma movimentação muito mais espontânea e consciente. Estes princípios são:

  • Centro da força;
  • Concentração;
  • Controle;
  • Fluidez;
  • Precisão;
  • Respiração.

Quem pode ser instrutor(a) de Pilates?

De acordo a legislação vigente, os profissionais habilitados para serem instrutores de curso de pilates sp são os fisioterapeutas e os educadores físicos.

Na resolução 201 do Confef (Conselho Federal de Educação Física), o Pilates é reconhecido como uma modalidade e método de ginástica e que deverá ser orientado e dinamizado por profissionais da área de Educação Física.

E de acordo com a resolução 386 do Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia Ocupacional), o fisioterapeuta está hábil do exercício desta técnica, seja prescrevendo, induzindo o tratamento ou avaliando resultados. E considerando estas resoluções, existem então cursos de pilates reconhecidos pelo  Coffito .

Apesar das regulamentações feitas pelo Conselho Federal de Fisioterapia Ocupacional e também pelo Conselho Federal de educação física, tendo também o reconhecimento do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, não basta concluir o curso de graduação de educação física ou fisioterapia, também é necessário que, após a conclusão oficial do curso, o profissional faça também um curso de formação em Pilates sp, um curso não muito difícil de encontrar no mercado.

Apesar de diversas opções, é sempre recomendado que se pesquise muito bem, conheça mais sobre a instituição que está fazendo a oferta do curso e os profissionais que te orientarão durante todo este processo, pois isso dará mais base para o profissional.

E caso você tenha dúvidas, não existem cursos de pilates reconhecidos pelo mec, pois o órgão não tem autoria sobre cursos livres, como é o caso dos cursos de Pilates. No entanto, existem instituições que seguem os padrões de horas/aula do MEC, mesmo que não necessite deste registro no órgão.

Sabendo que não somente educadores físicos podem ser instrutores de Pilates, você que fez fisioterapia também encontrará curso de pilates para fisioterapeutas no mercado, oferecido por muitas instituições.

E após todo o longo período se capacitando, está na hora de começar a atuar no mercado de trabalho, não é mesmo?

Para o profissional instrutor de Pilates, existem duas principais opções para seguir carreira, que são:

  • Abrir um Studio de Pilates;
  • Trabalhar em um Studio de Pilates;
  • Tornar-se educador em curso de pilates sp ou outras regiões.

Importante ressaltar que, apesar de existirem profissionais que são especializados e somente trabalham com Pilates, não há o título de instrutor, reconhecido pelos órgãos da classe – apesar de eles reconhecerem que profissionais de educação física e fisioterapia possam exercer tal função, pois além desta eles também tem outras opções de atuações no mercado de trabalho.

Como somente duas formações permitem ser a base para instrução de Pilates, existem também algumas manifestações contrárias por parte de alguns que é uma limitação entendida como injusta.

Mas sabendo das regulamentações oficiais, siga o caminho da graduação entre os dois cursos mencionados e posteriormente faça um curso de pilates em sp para uma atuação com maior base de conhecimento para atender os pacientes.