Você já pensou na possibilidade de aulas criativas para as crianças nas creches?
No Brasil, o ensino público é obrigatório começa aos 6 anos de idade. Entretanto, aos 6 anos, a criança já sabe andar, falar, brincar e ainda assim, precisa de atenção e cuidados, principalmente nas aulas.
Nem sempre os pais da criança podem oferecer essa atenção 24h por dia, afinal, na maioria das vezes são pais com vidas ocupadas com um horário de trabalho a cumprir.
Portanto muitos pais recorrem à creche particular e pública. Esses locais são parte fundamental da vida da criança, pois representam o primeiro contato humano longe dos pais.
Uma criança pequena, que nunca ficou longe dos pais e familiares antes, vai estar em um ambiente com adultos que ela ainda não conhece e muitas outras crianças desconhecidas.
Adaptação das crianças
Essa adaptação pode ser difícil no começo, tanto para a criança quanto para os pais, com a preocupação sobre como estão cuidando dos seus filhos.
Como já dito, crianças com 6 anos já estão na fase de aprendizado, ansiosas para adquirir conhecimento, por isso brincam, imitam e observam atentamente o mundo ao seu redor. Sendo assim, porque não começar a ensiná-las?
Crianças pequenas não tem medo de aprender: pelo contrário, estão ansiosas por isto.
Claro que não se pode esperar que uma criança aprendesse da mesma forma que um adulto aprende. O raciocínio de uma criança é diferente, logo, o ensino terá de ser diferente, mas isso não é motivo para desistir do ensino.
Em alguns casos em que as crianças devem passar uma grande quantidade de tempo fora de casa, as creches podem ser mais do que simplesmente um local para ficar e brincar.
Claro que as crianças que já vão para a escola, passam um período todo aprendendo e, no resto do tempo, querem se divertir. Mas quem disse que aprendizado e diversão precisam estar separados?
Diversão e aprendizado podem, sim, andar juntos nas aulas
As creches com aulas diferenciadas fazem exatamente isso: aliar diversão e aprendizado. Em uma creche período integral onde a criança passará o dia todo longe dos pais, essa é uma necessidade ainda maior.
Porque a criança deveria passar o dia todo tendo lições, ou apenas se divertindo, quando ela poderia se divertir com um aprendizado que agregará algum tipo de conhecimento o qual será útil para a vida dela?
É nesse aspecto que algumas creches têm apostado em aulas criativas que transformam a diversão em algo produtivo, que acrescentará conhecimento na vida da criança, seja esse conhecimento científico, físico ou interpessoal.
Essas creches perceberam a importância do aprendizado sobre música, dança, teatro, esportes e ter vários outros contatos com as artes na vida de uma criança.
Imagine o potencial que seus filhos podem desenvolver se, em vez de ficarem se divertindo sem propósito, todos os dias, eles estiverem em um centro de ensino musical, ou em uma escola de dança, onde podem se divertir aprendendo.
E esse potencial da criança que será desenvolvido, pode ser, sim, com a própria música, dança ou esporte, como vemos no caso dos atletas, dançarinos e músicos profissionais.
Ainda que esse não seja o objetivo, a criança vai aprender valores e ensinos que levará para a vida toda.
As vantagens desse tipo de aprendizado são:
- Disciplina;
- Trabalho coletivo e respeito ao próximo;
- A criança aprenderá os valores do esforço e aprendizado;
- Gasto energia em algo produtivo;
- Pode se identificar com a atividade, e praticar durante a vida toda;
- Aprenderá hábitos saudáveis, logo na infância, e não precisará corrigi-los posteriormente.
A dança, a música e o esporte podem quebrar barreiras de aprendizado enfrentadas pelas crianças. A procura por curso de dança SP para crianças pequenas têm aumentado graças a essa percepção.
Algo que deve ser pensado é principalmente o fato de que esse aprendizado para a criança tem uma influência grandiosa quanto a formação dela como cidadã e futuro adulto, onde haverá maior conhecimento quando for necessário.
Outra questão importante é a saúde da criança que é impactada diretamente por essa prática da mente e do corpo. Nesse sentido, a criança ainda crescerá com uma cultura saudável e um estilo de vida muito mais sustentável ao pensar no planeta.
E de fato, é um investimento na saúde e aprendizado da criança, feito por parte dos pais, que de maneira nenhuma passará despercebido no futuro. Podendo repercutir positivamente em toda a vida adulta dela.