Veja os materiais de tapeceiro utilizados no ramo
A tapeceiro é um tipo de profissional visto como artista, pois é capaz de imprimir em lãs todos os tipos de cores e pinturas com o princípio de decorar ambientes e deixá-los mais ricos.
Ou seja, ela é uma técnica de tecelagem manual de tecidos que são produzidos em movimentos como entrelaçar sobre um tear, equipamento especializado de artesãos para que o produto seja construído.
E, como cada vez mais todos os tipos de profissões começaram a se modernizar, o tapeceiro, profissional da área, começou a forrar com tecidos e outros produtos têxteis, todos os tipos de materiais, como assentos, móveis e afins.
E, para que isso seja possível, ele usa uma ferramenta principal, juntamente com serras, medidores e panos. E para que você saiba sobre o que estamos falando, acompanhe o texto e aprende mais sobre o objeto mais usado nesse segmento.
Material mais usado na tapeçaria
O chamado grampeador de tapeceiro é uma ferramenta totalmente versátil, usada para trabalhar com produtos de reaproveitamento, reformas, novos e também restauração. É utilizada na tapeçaria, na indústria e até em automóveis.
É possível que alguns trabalhos sejam feitos juntamente com ele, como trocas estofamentos, fixar alguns elementos como os rodapés e os forros, montar totalmente um móvel e deixá-lo novo em folha.
Ele é encontrado em lojas especializadas de materiais para construção e dependendo, até papelarias, pois é muito procurado e realmente possui uma qualidade única, sem falar de seu acabamento. Mas, é importante lembrar que por ser muito potente, deve sempre ser usado com luvas de proteção.
Se você se interessou nesse tipo de grampeador, saiba que há três tipos diferenciados no mercado, o manual, o elétrico e o pneumático.
O pneumático é o mais rebuscado, pois ele utiliza uma forma de compressão de ar na hora de grampear. Isso facilita o trabalho do tapeceiro e faz com que ele evite fazer tanta força física, deixando de lado um desgaste maior.
Diferentemente dele, o manual não possui nenhuma compressão e deve fazer o trabalho sozinha e com mais força. Já o elétrico é o meio termo entre os dois. Mas, tenha certeza que todos possuem seu valor e valem a pena, basta entender sua necessidade.
Cuidados com o manuseio do grampeador
Como falamos anteriormente, por ele ser um maquinário potente e que apresenta certo perigo em alguns momentos, pois ele perfura o produto, é necessário que se use equipamentos relacionados ao EPI (Equipamento de Proteção individual).
Ele é um serviço obrigatório, principalmente em indústrias e empresas, que visa proteger a saúde e a integridade física do funcionário a partir do momento que ele possui riscos de vida em seu cargo.
Esse tipo de equipamento é usado em ambientes hostis que já não possuem mais nenhuma saída de proteção além das que já foram dadas, então, com isso, é necessário o uso de alguns elementos, como:
- Abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
- Máscaras e filtro;
- Óculos e viseiras;
- Capacetes;
- Luvas e mangotes;
- Sapatos, botas, botinas masculinas e femininas;
- Cintos de segurança.
Esses são todos os equipamentos previstos nas leis, mas o tapeceiro não irá usar todos necessariamente, pois ele não precisa de cintos de segurança e afins.
Supondo, se o colaborador for mexer com produtos tóxicos, ele terá todo o suporte necessário, mas ao mesmo que terá, o elemento não deixará de ser perigoso. Então é aí que entra a bota de segurança masculina ou feminina, caso ele derrame algo no chão.
Esse assunto e tipo de serviço é tão importante que é obrigatório nesses tipos de ambientes, A empresa deve oferecer todos os equipamentos necessários sem nenhum tipo de problemas, defeitos e devem ser totalmente novos.
Além disso, é de obrigação, novamente, que a empresa ajude a todos entenderem o porquê de usar todos elementos e como utilizá-los corretamente.
E, para isso, deverá contratar profissionais especializados para capacitar os colaboradores com palestras e treinamentos.
Supondo, será tratado como utilizar luvas epi e qual a sua importância, em quais outros ambientes é usada e afins. Ou seja, é um curso completo para que nada de errado ocorra quando os equipamentos começaram a ser utilizados oficialmente.
Enfim, esses são alguns tipos de materiais que o tapeceiro é obrigado a usar no ramo. Seja para facilidades ou para segurança.