Veja como o mercado de animação se tornou mais acessível para pequenas e médias empresas

Veja como o mercado de animação se tornou mais acessível para pequenas e médias empresas

Ter uma animação para apresentar a empresa, comunicar novos produtos e serviços ou mesmo para treinar clientes e colaboradores tem se tornado cada vez mais essencial para as empresas.

Mas o alto custo de produção fez com que o recurso se tornasse exclusivo de grandes empresas durante muitos anos. 

A boa notícia é que esse cenário já mudou, e as produções animadas se tornam cada vez mais acessíveis para pequenas e médias empresas, como consultórios médicos, óticas e startups.

Estes também têm a necessidade de agregar tal recurso em suas estratégias de comunicação. 

Antes de falar como o mercado se tornou mais acessível, é importante entendermos alguns pontos. Vamos lá?

Por que usar um vídeo animado?

Os vídeos animados podem apresentar empresas, produtos, serviços ou educar público interno e externo de maneira criativa e dinâmica, por isso, conquistam a atenção do expectador muito mais do que um simples texto ou apresentação convencional.

É isso o que leva empresas a olharem cada vez mais para esse recurso em seus treinamentos internos, propagandas na internet e TV, eventos, lançamentos de produtos e serviços, etc. 

Basta fazer uma rápida pesquisa na internet das empresas que mais admira. Com certeza você encontrará, no mínimo, um vídeo animado em meio aos materiais da marca. 

Isso acabou despertando a atenção das pequenas e médias empresas, que enxergaram a necessidade de adotar esse recurso em suas campanhas para atrair e fidelizar clientes, principalmente nas campanhas digitais. 

Essas empresas entenderam que chamar a atenção do cliente em um ambiente concorrido como a internet não é questão de escolha, e sim, de sobrevivência. 

Se você é um médico otorrinolaringologista, por exemplo, pode usar um vídeo animado para falar sobre doenças do ouvido, ou para educar os pacientes sobre os sinais de alerta das principais doenças de maneira mais leve. 

É uma excelente forma de abordar assuntos delicados de um modo mais sutil. O mesmo serve para outras áreas, desde veterinários a neurocirurgiões.

Vídeo animado para pequena e média empresa

Entendendo a utilidade e a importância de usar animações na divulgação, as pequenas e médias empresas ainda têm dúvida se podem arcar com os custos dessas produções. 

A resposta é: sim, é possível ter vídeos animados da sua empresa, mesmo que ela seja pequena, média ou até micro. 

Isso é possível porque existem diversos recursos audiovisuais e produtoras de vídeo animado com valores acessíveis no mercado. 

Você pode escolher usar recursos pré-definidos de motion graphic 2D, como ícones e personagens, para reduzir os custos de produção. 

Além disso, as pequenas e médias empresas também podem optar por vídeos que misturam banco de imagens, que são cenas reais captadas por empresas especializadas, com transições animadas simples. 

Esse formato é interessante porque reduz os custos com ilustração, fazendo com que o material seja muito mais acessível, além de cumprir a função institucional com eficiência.

Cabe à produtora definir junto ao cliente o melhor tipo de produção, considerando recursos financeiros, objetivos e meios de divulgação. 

Como se planejar financeiramente para criar uma animação

Se você deseja criar uma animação para sua empresa, mas não tem muitos recursos disponíveis, é fundamental criar um planejamento. 

Faça uma pesquisa de referências, anote as suas ideias e tenha claro qual o objetivo do seu vídeo. A partir daí, faça um orçamento com diferentes produtoras para encontrar o melhor custo-benefício. 

Sabendo o objetivo do vídeo, calcule qual o retorno esperado com ele, encare como um investimento e crie uma estratégia de divulgação para atingir esse objetivo. 

Um vídeo animado bem feito é um investimento de longa duração para a empresa, que pode usar o conteúdo durante muitos anos.

O grande truque é pesquisar quais são as tendências de animação e evitar informações datadas, como preço dos produtos ou serviços, endereços e telefone. Essas informações podem mudar no futuro, inutilizando o seu vídeo. 

Seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá produzir uma animação que caiba no orçamento da sua empresa.