Tudo sobre bombeamento de leite materno

by redator 0 Comments
Tudo sobre bombeamento de leite materno

Quando o assunto materno é amamentação temos dois tópicos importantes: informações para quem está começando a bombear ou vai bombear pela primeira vez, e dicas sobre como bombear melhor. Acompanhe a leitura para saber mais.

Começando a bombear o leite materno

Depois de comprar ou alugar uma bomba, você pode começar a coletar leite a qualquer momento. 

Nas duas primeiras semanas após o nascimento do bebê, você pode bombear ocasionalmente para aliviar o ingurgitamento – você pode economizar esse leite, mas não se empolgue.

Bombear muito nessas primeiras semanas pode sinalizar ao seu corpo que você teve trigêmeos e gera um enorme suprimento de leite, uma boa notícia no mundo materno. Embora isso possa parecer uma coisa boa, o risco de problemas mamários é alto, como dutos obstruídos e o ingurgitamento.

Quando seu bebê estiver um pouco mais velho, você poderá começar a adicionar bombeamento à sua rotina diária. Embora não seja necessário, é reconfortante ter um pouco de leite acumulado antes de voltar ao trabalho.

Para fazer isso, comece a adicionar uma sessão de bombeamento aproximadamente à mesma hora todos os dias, assim que você desejar – mas é melhor considerar pelo menos duas semanas antes de voltar ao trabalho.

Quando você começa a bombear, recebe muito pouco leite. Isso é normal, afinal, você acabou de passar as primeiras semanas da vida do seu bebê, colocando seu suprimento de leite em um equilíbrio exato com as necessidades dele. Não deveria haver nenhum extra.

O que você está fazendo bombeando nesses primeiros dias é construindo um pouco de estoque e se acostumando a bombear. 

Assim, você também está aumentando um pouco o suprimento de leite.

Fazendo a extração

Ao bombear aproximadamente na mesma hora todos os dias, você está dizendo ao seu corpo que ele precisa ganhar um pouco mais – você está enganando seu corpo para pensar que seu bebê realmente consumiu essa alimentação às 10 da manhã! 

Mesmo se você bombear e não sair leite, você fará o pedido para que o leite seja produzido posteriormente.

Aprendendo a bombear leite materno

Pode demorar um pouco para você pegar o jeito de bombear. Você pode estar tensa e preocupada se conseguirá bombear o suficiente.

Você pode se sentir desconfortável com uma máquina presa aos seios (imagine!). Não se preocupe, é por isso que é necessário praticar. 

Desta vez, bombear em casa ensina como ajustar sua bomba, como configurá-la para que você obtenha mais leite no menor tempo possível, e o mais importante: como relaxar quando estiver bombeando.

Com que frequência bombear?

Quando você está bombeando em casa para acumular um estoque de leite, uma vez por dia já é o suficiente.

Quando você volta ao trabalho, a orientação comum é uma vez para cada falta de alimentação. 

Em geral, isso ocorre cerca de três vezes em um dia de trabalho padrão de oito horas. Mas você terá que ajustá-lo de acordo com as necessidades do seu bebê e sua programação.

  1. Se o bebê mamar a cada duas horas, talvez seja necessário  um pouco mais de sessões de bombeamento, mas torne-as um pouco mais longas do que o bebê normalmente amamenta.
  2. Se você não tiver tempo para sessões suficientes de bombeamento durante o dia, bombeie quando acordar, antes do trabalho, depois que o bebê for dormir ou durante a noite.
  3. Se o bebê se amamentar com pouca frequência, talvez seja necessário bombear com mais frequência, pois o bebê geralmente é mais eficiente em tirar o leite. 

Quanto tempo você deve bombear o leite materno?

Em resumo, você deve bombear até que o leite não saia mais. Ou, se você estiver tentando aumentar seu suprimento, bombeie um pouco mais depois que o leite parar de fluir. 

Mas, em geral, bombear por 15 minutos deve ser o suficiente para a maioria das pessoas. 

Não há mal nenhum em bombear por alguns minutos após o leite parar de fluir, e é uma ótima maneira de enviar ao seu corpo a mensagem de que é necessário mais leite (caso seja realmente necessário).

Configurações da bomba

Ao contrário da crença popular, sua bomba não retira o leite dos seios apenas pela força bruta. Sucção mais forte não significa necessariamente que você vai conseguir mais líquido.

Sucção mais forte pode acarretar uma dor insuportável ou danificar seus seios, então recue um pouco. O que sua bomba precisa fazer para tirar o máximo de leite é imitar seu bebê.

Preste atenção na frequência com que o bebê mama e na força dessa sucção. Em seguida, tente ajustar sua bomba para combinar com o ritmo do seu bebê.

A partir daí, você pode experimentar para ver se a sucção um pouco mais, menos, mais rápida ou mais lenta é melhor e produz mais leite.

Qual é o melhor configuração? O que funciona para você. Portanto, não preste atenção em como as bombas de outras pessoas estão ajustadas. É uma coisa pessoal.

Melhor bombeamento

Alguns truques podem ampliar sua produção de bombeamento sem aumentar a quantidade de tempo que leva. 

As maneiras mais eficazes de aumentar sua produção são boas habilidades de relaxamento e compressões mamárias, por exemplo.

Relaxar enquanto bombeia o leite materno

Para algumas pessoas, relaxar enquanto bombeia é semelhante a pedir que elas relaxem durante um canal radicular, mas isso pode ser feito. Algumas dicas para relaxar:

Posicionamento

Sente-se na cadeira, não tensione os ombros e apóie as garrafas para que você não precise se inclinar para a frente.

Ambiente 

Toque música relaxante, tenha uma cadeira confortável para bombear, tome uma xícara de chá antes de começar e fique à vontade!

Sugestões para bebês

Se você estiver longe do bebê quando estiver bombeando, traga algumas dicas para ajudá-lo a pensar em seu bebê. 

Algumas mães respondem muito fortemente ao cheiro do seu bebê, então leve o que quer que ele tenha dormido na noite passada. 

Outras mães respondem melhor a fotos ou sons – você pode colocar fotos de seu bebê em muitos dos porta-bombas, ou traga uma fita dos “ruídos famintos” de seu bebê (o choro geralmente não funciona, é muito estressante).

Atividade

Algumas pessoas gostam de trabalhar enquanto estão bombeando – para mim, o tempo de bombear foi quando eu me recompensava pelo trabalho árduo do resto do dia (ou por uma execução particularmente boa no FreeCell). 

Encontre algo que você goste de fazer enquanto bombeia. Faça desse momento um tempo relaxante. 

Ou se você estiver estressada com o trabalho que está perdendo, use as mãos livres e continue trabalhando – o que for mais relaxante.

Compressões mamárias

Fazer compressões mamárias enquanto você bombeia pode ajudar a estimular e ajuda a drenar completamente todos os dutos de leite. 

Enquanto estiver bombeando, use uma mão para massagear seu peito das axilas em direção ao mamilo (ou o mais próximo que puder chegar, sem deslocar o flange da bomba). 

Aumente gradualmente a pressão e termine com alguns apertões firmes no peito, como você faz quando extrai leite à mão é o melhor jeito materno.

Para obter o efeito máximo, junte isso à rotina “massagem-golpe-tremer” . Remova a bomba assim que o leite parar de fluir. Em seguida, massageie cada mama da axila até o mamilo e depois novamente do centro do peito em direção a cada mamilo.

Acaricie cada seio suavemente em direção ao mamilo algumas vezes. Dobre e segure os seios nas mãos. Agite bem cada um (de modo relaxante, não doloroso). Em seguida, ligue a bomba novamente – você verá mais leite começar a fluir.

Um bom ajuste

Se você tiver problemas para bombear o suficiente, e estiver tentado o que foi dito acima, verifique se sua bomba é adequada.

Ter os flanges de tamanho certo pode realmente melhorar sua produção de bombeamento. Certifique-se de ler o manual da sua bomba para garantir que você tenha o flange ou a inserção do tamanho certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Especial Saúde, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.