Transforme seu negócio digital com o marketing de fidelização
Para que uma empresa tenha um bom desempenho no mercado, é necessária uma melhoria contínua, e neste contexto deve-se destacar que o relacionamento com o cliente tem um enorme impacto, fazendo com que táticas como o marketing de fidelização conquistem cada vez mais espaço.
Seria interessante melhorar principalmente em um ambiente digital onde o e-commerce vem em diferentes formatos e a concorrência é uma das características principais.
A forma de consumo é completamente diferente neste caso, pois exige mais confiabilidade e, portanto, as táticas de fidelização são um grande diferencial para a autoridade e estabilidade das empresas.
Tal como acontece com muitas estratégias, é essencial perceber que o esforço é implacável. No entanto, a fidelização não é um negócio de um homem só, pois o desempenho de outras áreas do negócio afeta o relacionamento do cliente com a marca.
Se o marketing for bem feito e outro setor introduzir medidas incompatíveis que danifiquem a imagem da marca, grandes prejuízos podem ser gerados. Portanto, a estratégia precisa ser projetada de forma abrangente para construir a credibilidade do comércio eletrônico.
Diferenciais do marketing de fidelização
O marketing está basicamente associado à captação de clientes, porém para que uma empresa de manutenção eletrica predial cresça de forma sustentável, é importante ter consumidores fiéis.
Uma venda não significa o fim do ciclo, pois grandes oportunidades de expansão dos negócios estão associadas a esse cenário. Afinal, entre os principais aspectos que a fidelização envolve estão:
1) Feedback mais preciso
Conhecer as opiniões dos clientes é muito importante para uma avaliação eficaz das operações da empresa com o marketing. A fidelidade possibilita o contato com clientes reais que estão dispostos a compartilhar o que acham do seu produto.
2) Potencial para aumentar os lucros
Com as táticas utilizadas, pode-se esperar alto valor por compra e/ou melhoria na frequência, principalmente em termos de credibilidade da marca. Dependendo do tipo de programa de fidelidade, um sistema de referência também pode ser incentivado.
3) Retorno do Cliente
É importante perceber que clientes novos e fiéis exigem estratégias e esforços diferentes. Por exemplo, um cliente que comprou uma chapa expandida e passou pelo processo de fidelização passou a conhecer a marca e confiar nela.
Dessa forma, as chances de retorno são altas em comparação com quem nunca fez uma compra.
4) Indicação natural
Uma vez que haja conhecimento e confiança sobre determinada marca, é normal que ocorram designações espontâneas, sejam para pessoas próximas ou não. Afinal, se alguém encontrar algo de valor real que resolva um problema, com certeza vai adorar compartilhar.
Práticas que contribuem para a fidelização
Apesar de todos os negócios serem únicos, é fundamental que os profissionais saibam que as estratégias devem ser implementadas e desenvolvidas em detalhes para fidelizar efetivamente os clientes.
Em alguns casos, a fidelização está fundamentalmente relacionada com o serviço ou a qualidade, no entanto existem várias formas de fidelizá-la. Nesse contexto, é interessante abordar alguns pontos que têm forte impacto no relacionamento com o cliente, como:
- Suporte;
- Número de entregas;
- Cuidado com os lucros;
- Transparência.
O suporte é fundamental nesse contexto, pois conseguir um bom atendimento em situações normais é o mínimo que os profissionais devem oferecer, mas em caso de problema, é uma oportunidade. Ótimo para as marcas definirem o relacionamento com os consumidores.
Por isso, vale ressaltar que opções como chat ao vivo, páginas com respostas para dúvidas importantes, entre outras soluções semelhantes fazem a diferença.
Um site de uma consultoria em TI intuitivo demonstra efetivamente todo o suporte que um cliente de comércio eletrônico precisa priorizar, incluindo a seleção e a estrutura da plataforma.
Desde o início, é imperativo que os clientes tenham uma exposição valiosa à marca, independentemente do setor de negócios digital. Portanto, é importante se concentrar em fornecer o máximo valor possível aos clientes potenciais e antigos.
Além desses aspectos, é importante mencionar que o marketing de conteúdo pode ser um ponto-chave de fidelização, principalmente pela capacidade que tem de atrair e engajar potenciais clientes.
Para melhor entendimento, uma empresa que trabalha com comunicação visual em acrílico pode ser abordada e em um blog vinculado ao seu site eles incluem conteúdos sobre os benefícios do uso de itens.
Esses itens podem ser cadernos personalizados e adesivos, placas de identificação, entre outros temas relacionados a esse ramo de atuação.
No comércio eletrônico, como vimos, é fundamental saber que o processo é diferente, pois o consumidor não tem contato com os processos físicos do produto ou serviço.
Por isso é importante garantir que os clientes se sintam seguros e passem por um processo realista de obtenção do que desejam, o que pode ser garantido com imagens, vídeos e informações precisas no conteúdo.
Por um lado, a grande vantagem do marketing de fidelização é obter respostas mais precisas, por outro, pode-se dizer que não basta acessar informações valiosas sem saber utilizá-las adequadamente.
Para um exemplo melhor, pode-se imaginar uma fábrica de embalagens de papel cartão personalizadas, após usar os serviços de um escritório de projetos elétricos, eles receberam feedback como críticas trazidas de construtividade.
O problema nesse cenário é que, quando a empresa é prestativa no relacionamento com o cliente no que diz respeito ao feedback, há pelo menos alguma reflexão sobre isso. Afinal, é uma oportunidade de melhorar e transmitir mais valorização aos clientes.
Além disso, a transparência está relacionada não apenas aos fatores mencionados acima, mas também ao que o cliente exige e como a empresa atende o pedido.
É claro que, em alguns casos, nem todos os recursos que um cliente exige são mais favoráveis para a solução que ele procura. É quando os especialistas entendem como melhor atendê-lo e assumem um compromisso claro.
Este é um grande diferencial que evita transtornos e transmite confiabilidade aos clientes. Por exemplo, se um que cliente estiver procurando por serviço de segurança para festas pode relatar dúvidas ou ideias.
Se houver uma maneira melhor de atendê-lo, com certeza os especialistas devem indicar. Pode-se dizer que este é o tipo de ação capaz de gerar benefícios mútuos, nomeadamente pela imagem que a empresa pode construir para si própria.
Como medir a fidelização?
Para que qualquer estratégia seja implementada em uma empresa, deve-se determinar se os resultados de desempenho são positivos ou não.
Dessa forma, métodos de análise de fidelidade devem ser integrados, como NPS (Net Promoter Score) e análise de novos clientes que já conhecem a empresa por referência.
O NPS é uma maneira de determinar rapidamente o grau de satisfação de um cliente com um determinado produto/serviço ou com uma marca. Dessa forma, são feitas perguntas básicas, como sobre a probabilidade de recomendar um bem ou serviço a um amigo.
Analisar como novos clientes estão chegando ao seu negócio de datador novos é importante para as estratégias de marketing, principalmente para avaliar o que é forte e o que precisa ser ajustado.
No caso do marketing de fidelização, ao estudar este aspecto há uma oportunidade de conhecer a autoridade da marca.
Uma forma de identificar esse tipo de aspecto é perguntar como o cliente conheceu o serviço ou produto.
Uma empresa de monitoramento ambiental pode fazer esse tipo de pergunta no cadastro do cliente, e em outros segmentos esse tipo de pergunta pode ser indicado no questionário após um contato ou uma entrada em determinada página.
Além disso, os clientes podem fazer perguntas mais aprofundadas para construir uma base de análise mais forte.
Por exemplo, no âmbito de uma empresa de consultoria ambiental, pode-se pensar em construir e enviar formulários para conhecer as opiniões dos clientes, motivos para lidar com esse tipo de serviço, entre outros pontos.
A grande vantagem dos negócios digitais é que os recursos para trabalhar com marketing de fidelização e até para analisar os resultados são diversos, principalmente quando se considera a possibilidade de integração de plataformas.
As empresas podem até apostar em materiais de valor agregado e automatizar diversos processos para atrair, converter e construir relacionamentos saudáveis com os clientes.
A partir dessa forma de investimento, a expansão e o fortalecimento da marca podem ser notáveis, independentemente do nicho.
Fazer com que os seus antigos clientes voltem a comprar na sua loja é o ponto que precisa ser trabalhado, então para isso é necessário fazer com que essas pessoas sintam vontade de consumir novamente o seu produto.
E mais: não adianta um cliente comprar uma vez com você e nunca mais voltar. Criar conteúdo para deixar o consumidor sempre interessado no que você produz é fundamental para que ele queira continuar comprando de você sempre que precisar.