Supermercados: tendências e tecnologias
O modelo de negócio de um supermercado é bastante lucrativo e também possui uma alta carga de gestão. Esse fator é essencial para o desenvolvimento de um mercado 24 horas eficiente e bastante seguro. Porém, para gerir um mercado é preciso agregar muito mais do que o desejo de montar um negócio, é preciso discernimento, tecnologias e atitude.
Dessa maneira, quando falamos em supermercados nos tempos de hoje, estamos nos referindo a duas coisas: uso de tecnologias para aproveitar melhor o espaço e tornar a experiência do cliente mais agradável, como vendas e-commerce por meio de um supermercado online e o conhecimento para montagem de uma equipe que consiga gerir tudo.
Só assim é possível construir um espaço organizado e que possibilita o crescimento dos lucros.
Neste artigo abordaremos alguns componentes importantes na gestão de um supermercado bem como utilizar a tecnologia para construir espaços mais integrados e eficientes.
Entendendo a gestão de supermercados e suas peculiaridades
A gestão de um supermercado depende de muitos fatores, sendo um dos principais a reunião de conhecimento de várias áreas.
Alguns pontos que são cruciais para que seu negócio se desenvolva sem grandes problemas são:
- Otimização de recursos;
- Gestão de estoques;
- Estratégias para aumento do faturamento;
- Gestão de pessoas e logística.
Assim, o gestor precisa ir além de saber o básico, como os equipamentos necessários para um supermercado, como refrigeradores ou balança digital pequena, é preciso desenvolver sistemas e processos eficientes, que ajudam na otimização dos serviços e no aumento dos lucros.
Um dos aliados para o desenvolvimento desses sistemas é o uso da tecnologia em muitos setores. Mas, para que tanto a tecnologia como outros setores sejam planejados de forma adequada é importante conhecer algumas peculiaridades desse modelo de negócio.
Falaremos sobre essas peculiaridades abaixo:
1. Gestão de estoques
Para gerir um estoque de supermercado de forma eficiente de modo que nenhum problema ocorra com nota fiscal é necessário dois sistemas informatizados.
Um sistema comercial NFE que faz a emissão da nota, e um sistema que gere o estoque registrando entradas e saídas.
Esses dois sistemas juntos permitem ao gestor uma visão mais ampla de todos os procedimentos que estão ocorrendo.
2. Equipe e as tecnologias
É impossível gerir um mercado sem uma equipe capacitada.
E aqui podemos dividir a equipe naqueles que trabalham na operação do mercado como:
- Caixas;
- Estoquistas;
- Atendimento de hortifrúti;
- Atendimento de açougue;
- Equipe de limpeza.
É importante também ter fornecedores de serviços de manutenção para verificação do quadro elétrico, ar condicionado e outros sistemas.
E equipe administrativa que integra a gestão atuando em setores como de:
- Recursos Humanos (RH);
- Marketing;
- Formação de preços;
- Contabilidade.
Ter uma equipe nesses dois setores agilizará a gestão, fazendo com que a identificação de problemas ocorra de maneira mais rápidas, solucionando da maneira mais eficiente e segura possível.
3. Gestão de compras por meio das tecnologias
Um ponto crucial para um mercado e que é bem peculiar desse negócio é a gestão de compras.
Afinal o fluxo de mercadorias é elevado, e o gerenciamento de compradores e fornecedores é primordial para a segurança do negócio.
A gestão de compras evita que o negócio tenha prejuízos.
Uso de tecnologias no supermercado
O uso de tecnologias no mercado permitem que esses pontos de venda fidelizem os clientes e aumentem a sua arrecadação.
Essa tecnologia é aplicada na digitalização de processos dentro da distribuição e organização dos mercados, bem como na interação direta com o público.
Abaixo falaremos sobre algumas formas de aplicar a tecnologia nesse modelo de negócio.
1. Self-checkout
O self-checkout é uma tecnologia que acaba com as filas demoradas, pois permite que o cliente finalize a compra sozinho. Ou seja, ele pega a mercadoria, e mesmo faz o pagamento por meio de um aplicativo, fazendo com que o atendimento seja mais facilitado.
2. Adega inteligente
Ajudar o cliente na escolha do produto de forma objetiva e rápida permite a fidelização do cliente. Um dos usos da tecnologia é a adesão de uma adega inteligente.
Ao passar o rótulo do vinho em um leitor é informado a ele a origem, o tipo de uva usado e até mesmo os pratos que combinam com o produto, permitindo até mesmo a impressão das receitas.
Além desse dois pontos também é possível usar a tecnologia para a compra assistida, uso de aplicativos para informação de promoções e cupons de desconto.
Assim como o uniforme para eletricista risco 2 preço permite proteção do trabalhador eletricista e ajuda em seu trabalho, só por meio de uma gestão organizada e o uso de tecnologia é possível a composição de um negócio eficiente e lucrativo.