Por que ter um software de SST e SESMT?

by redator 0 Comments
Por que ter um software de SST e SESMT?

Quanto tempo você gasta buscando as informações necessárias para elaborar documentos como PPRA, PCMSO e PGR? E buscando os papéis necessários para enviar ao eSocial? Um software de SST pode te ajudar a gerenciar este tipo de atividade de forma rápida, prática e segura.

A implantação de softwares de saúde e segurança no trabalho nas empresas de medicina ocupacional e consultorias vem se mostrando uma solução cada vez mais eficaz para a lentidão dos processos burocráticos. Um bom sistema de gestão dá agilidade ao seu dia a dia e otimiza o tempo de trabalho.

Além de trazer modernização para a área, ele auxilia na organização e facilita o acesso aos documentos. Normalmente, os setores de  saúde e segurança do trabalho envolvem um grande volume de documentos que devem ser armazenados. Quando disponíveis apenas em formato físico – o papel – encontrar aqueles que você precisa pode ser uma tarefa difícil.

Por isso, é interessante considerar a adesão à tecnologia, avaliando atentamente os sistemas disponíveis no mercado.

Por que ter um software de SESMT?

A organização dos dados e documentos em um único ambiente dá celeridade aos processos e traz praticidade.

Quanto mais sua empresa crescer, mais documentos você terá para controlar. Além disso, um sistema online possibilita a realização de backups, diminuindo o risco de perda, extravio ou deterioração dos dados, o que pode acontecer quando se mantém somente arquivos em papel.

Um sistema online (ou em nuvem) também permite visualizar tudo o que você precisa com poucos cliques, independentemente de onde estiver, permitindo maior flexibilidade de locais onde trabalhar.

Facilidade no acesso

Quando escolher um software para medicina do trabalho, verifique a complexidade para acessar o sistema e as informações armazenadas. O caminho até determinadas informações tem muitas etapas? Ele demora para abrir e carregar as páginas?

O princípio de ter um sistema de SST é justamente a velocidade dos processos com organização, portanto, um sistema lento não te ajudará em nada.

Da mesma forma, avalie se é fácil navegar, se ele é intuitivo e tem uma boa interface. Sistemas complexos atrasam o trabalho.

É importante também se atentar à parte de gerenciamento das configurações: qual a facilidade em criar novos usuários, excluí-los, trocar senhas? Há limites para a criação de perfis? O sistema deve acompanhar o crescimento da sua empresa.

Praticidade

Analise quanto tempo sua equipe gasta preenchendo documentos e procurando as informações necessárias para isso. Um bom sistema de gestão reúne tudo em um só lugar, permitindo que você entregue planos estratégicos e laudos de forma mais rápida.

Segurança

Quando se pensa em saúde e segurança laboral, é preciso verificar se o software também corresponde a esta expectativa, afinal, informações pessoais serão armazenadas. 

Um dos indicativos de que você pode confiar no sistema é se ele tem assinatura digital. Ela protege e garante a procedência e integridade de conteúdos e softwares.

Funcionalidades

Um bom software de gestão pode te entregar mais do que a integração de dados para elaboração de relatórios. Ele também pode te ajudar a administrar diversos setores da empresa.

Imagine precisar de um único software para todos os departamentos. O controle da área financeira, de faturamento, contratos, inventário, entrada e saída de itens do seu estoque também pode ser feita em um software de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Observe quais módulos e integrações você terá acesso.

Suporte e assistência

Este é um fator muito importante. Ninguém gosta de ter dificuldade para entrar em contato com o setor de suporte de um sistema quando encontra algum problema ou tem uma dúvida. E um suporte lento significa atraso na entrega das demandas de seus clientes.

Atualização constante e atendimento às NRs

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho é de extrema importância, e todas as empresas devem se adequar às normas vigentes. Para que o sistema escolhido traga benefícios reais e auxilie na rotina da empresa, ele deve estar adequado a estas normas.

Procure também saber se ele foi feito por especialistas e se está sempre atualizado de acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

Busque referências

Opte por um software que tenha referências, que apresente casos de clientes reais e que você possa confiar na reputação. Uma empresa séria, com conhecimento sobre o mercado e que tenha uma equipe especializada no assunto é a mais indicada para te oferecer este tipo de serviço. 

Atente-se aos detalhes e informações que são mais importantes para as necessidades da sua empresa. O fato é que um software de SST com certeza trará benefícios e te ajudará a sair na frente da concorrência!