Serviços de entrega fazem parte do cenário nacional
As facilidades empregadas na vida da sociedade estão relacionadas com a evolução constante em diversos serviços. A partir do fortalecimento da internet, do alcance cada vez maior do empreendedorismo virtual, e do engajamento de vendedores, as vendas online passaram a fazer parte da economia em escala mundial.
A aquisição de produtos de outros países passou a fazer parte do cenário econômico mundial. Sendo assim, a logística precisou se adaptar em diversas escalas, tudo para atender a demanda crescente e, com toda a certeza, já faz parte da realidade de muitas pessoas.
Por outro lado, os serviços de entrega passaram a ganhar cada vez mais força, com um mercado de atendimento abrangente e que envolve diversos profissionais, como:
- Carros de aluguel;
- Caminhões;
- Navios cargueiros;
- Aviões de transporte.
Todos esses veículos fazem parte de uma logística integrada, presente em terra, no ar e no mar. Entre eles, há a motocicleta, um veículo que é ágil e atende grande parte da população, nas mais diversas situações.
São os motoboys, prontos para fazer entregas formais para empreendimentos que possuem uma loja virtual, mas entregam produtos e serviços de maneira presencial.
Formalização de negócio centraliza serviços
O surgimento dos motoboys ocorreu na década de 1980, em cidades em pleno crescimento populacional e, com isso, a intensificação do trânsito.
Os empreendedores passaram a formalizar os negócios, abrindo uma empresa de motoboy que pudesse atender clientes variados, centralizando em um único local a oferta desse tipo de serviço.
Muitas empresas passaram a utilizar esses serviços, como restaurantes, lanchonetes, escritórios de contabilidade e advocacia, imobiliárias e cartórios.
Legislação atende categoria de maneira apropriada
Mesmo na época não havendo uma legislação formalizada para a categoria, e isso se perdurou até 2009, quando foi implementada a Lei 12.009/2009, compreendendo todos os direitos e deveres dos profissionais que trabalham nesse setor.
O reconhecimento da profissão de motoboy entregador proporciona diversas vantagens para quem trabalha nesse setor, com todos os direitos apresentados pela lei, assim como os deveres para garantir a segurança e a qualidade de vida enquanto ofício profissional.
Entre as exigências presentes na legislação, se destacam alguns tópicos, entre eles:
- Habilitação categoria A;
- Uso de capacete, luvas e botas;
- Baú ou mochila adaptadas;
- Antena corta-linha.
O profissional que trabalha como motoboy entrega deve ser maior de 21 anos e ter experiência mínima de 2 anos na categoria A, conforme especificado na legislação e comprovado na carteira de habilitação. O Código de Trânsito Brasileiro também exige colete refletivo e identificação na documentação da moto.
Profissionais reforçam orçamento com serviços de entregas
A expansão do mercado de entrega exige profissionais competentes, pois eles estão presentes no trânsito a todo instante. Segurança é uma atitude que deve ser empregada para quem pilota as motos e para terceiros, como pedestres, ciclistas, outros motociclistas e demais pessoas presentes nas ruas, avenidas e estradas.
Dessa forma, mesmo que uma empresa contrate um motoboy esporádico para atender serviços emergenciais, é preciso levar em consideração a legislação vigente.
Esses motociclistas trabalham em períodos específicos, ou em momentos em que precisam reforçar o orçamento mensal. São trabalhos que não exigem uma formalização contratual rígida mas, ainda assim, devem ser preparados para segurança de ambas as partes.
Os restaurantes, lanchonetes e pizzarias que precisam reforçar a equipe de entrega com motoboy delivery podem contratar os profissionais para os finais de semana, por exemplo. Assim, podem atender de maneira apropriada o público que cresce nesse período.
Parceria comercial ajuda na limpeza da moto
Os veículos devem ser adaptados para que possam fazer o frete das mercadorias da melhor forma possível. Toda segurança deve ser implementada em qualquer situação de trabalho, e as motos precisam estar preparadas para encarar os desafios diários do trânsito, principalmente nos grandes centros urbanos.
A limpeza da moto pode ser feita em um estabelecimento que possui uma parceria com as empresas de logística ou com o sindicato dos motoboys.
Para garantir a participação em empresas que se preocupam com a preservação da natureza e o meio ambiente, de uma forma geral, é preciso verificar se é utilizada a água de reuso para lava rápido nesses estabelecimentos.
Os produtos utilizados para a limpeza também devem ser apropriados para a lavagem das motos. O sabão deve ser neutro e o enxágue e a secagem devem ser realizados conforme estabelecido por fabricantes e montadoras desses veículos. Com parte do motor exposto, é preciso todo cuidado na hora da limpeza.
Com os mais diferentes modelos de entrega disponíveis no mercado, os motoboys são essenciais para a agilidade e eficiência quanto a demanda cada vez mais crescente.
Todos os empreendimentos comerciais que possuem algum produto para entrega podem contar com esses profissionais, dia e noite.