Segurança patrimonial e o transporte de objetos
O transporte de objetos de valores, como joias, metais preciosos e moedas em espécie deve ser realizado por empresas especializadas.
Isso porque elas contam com profissionais preparados, capacitados e que apresentam total atenção aos trajetos que serão realizados e à preparação eficiente, nos locais em que os produtos transportados são recolhidos ou o destino final.
Muitas empresas que trabalham com metais preciosos, como joalheiras, contam com esse tipo de serviço para o traslado entre fornecedores e compradores.
Isso mantém uma faixa exclusiva de segurança dos objetos, impedindo a aproximação de terceiros, com a utilização de armamento pesado e veículos desenvolvidos para este tipo de serviço.
Profissionais atentos no trabalho
O acesso aos ambientes devem ser preparados com o uso de equipamentos de segurança, que permitam a visualização remota, garantindo a segurança de todas as formas.
Da mesma forma, pode-se utilizar objetos, sistemas e a tecnologia em instalação de câmeras de segurança e comunicação por meio de rádios e celulares, que não sofrem qualquer tipo de interferência. Isso garantirá mais eficiência e segurança aos processos.
A abertura de cofres e máquinas podem ser realizadas por meio de um totem senhas disponibilizadas apenas para os funcionários que estão em serviço, impedindo o acesso de terceiros, evitando roubos e assaltos, principalmente em áreas públicas.
Em ambientes mais controlados, em que a segurança é reforçada por diversos outros motivos, os profissionais que trabalham neste tipo de serviço podem contar uma rede maior de proteção.
Nos destinos que contam com traslado para viracopos, por exemplo, a disponibilidade de moeda estrangeira deve ser constante, pois há muitas pessoas de outros países que passam por esse local e as casas de câmbio devem fornecer as mais diferentes moedas para aqueles que estão viajando para o exterior ou para realizar a troca por moeda local.
A logística empregada neste tipo de trabalho deve levar em consideração diversos fatores e, por isso, as empresas transportadoras devem preparar diversos planejamentos, desde o mais simples.
Desse modo, o planejamento deve incluir medidas como sair de um ponto A para um ponto B, sem se preocupar com trânsito ou tempo de chegada e partida para estabelecer medidas para quando comportar materiais de valor.
Há os planejamentos que devem levar em consideração todo o trajeto, como a disponibilidade de área de fuga, em caso de tentativas de assalto ou roubo dos objetos, e até mesmo o acompanhamento de uma segurança em outros veículos.
Nesse modelo, é preciso contar com profissionais atentos a sinais de que algo está errado, para que possam comunicar os responsáveis e realizar um possível encaminhamento para a proteção policial.
Neste setor, todos os passos devem ser tomados de maneira cautelosa, para que todo o trabalho seja realizado de maneira tranquila.
As cargas e fretes realizados pelas empresas podem ser de valor, mas não mais que uma vida humana, a partir dos funcionários que trabalham neste tipo de serviço e de terceiros, que não estão diretamente envolvidos neste tipo de trabalho.
As empresas de segurança também devem trabalhar com empresas terceirizadas como as de seguro, para que qualquer extravio possa ser recuperado.
Todo o trabalho deve contar com profissionais preparados e veículos que sejam adaptados para os serviços a que são destinados.
Isso vai influenciar, de maneira direta, na chegada dos produtos ao destino final de maneira eficiente e com a garantia de satisfação dos clientes.
Por isso, é preciso estar atento a alguns detalhes, como:
- Carga e descarga com mão de obra eficiente;
- Tempo de entrega e retirada cronometrado;
- Otimização do traslado realizado pelos veículos;
- Rastreamento de partida e chegada usando tecnologia.
Garantia de valores entregue
Nas agências bancárias e caixas eletrônicos, disponíveis para os clientes para depósito, saque e pagamento de contas, é preciso que a maquina de contar dinheiro esteja funcionando de maneira satisfatória.
Isso para não apresentar nenhum erro na planilha, ao final da coleta, e disponibilidade aos cofres ou ao sistema bancário utilizado na disposição de papel moeda.
Todo o processo conta com equipamentos de tecnologia avançada, que fazem a leitura de fitas magnéticas presentes nas notas e também na leitura de moedas, conforme as características, como peso e diâmetro apresentado por valor da moeda.
A máquina contadora de dinheiro é eficiente e pode contar muitas notas e moedas por minuto, dependendo do tamanho que está disponibilizada.
Por isso, a produtividade pode ser compartilhada com os profissionais que operam este tipo de material, assim como aqueles que se arriscam no difícil trabalho de transporte de objetos de valores.