Saiba mais sobre montagem de salão de festas
Um dos negócios que vem chamando a atenção por conta do faturamento possível é o de salao de festas. Esse ramo é crescente devido aos números que a Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA) aferiu em 2014, apontando que neste ano o setor movimentou R$ 16,8 bilhões, em diferentes tipos de eventos, seja casamentos, debutantes ou de formaturas.
Portanto, investir na construção de um salão de festas é um bom negócio, pois o investimento inicial não é tão grande, afinal, consiste no uso de um espaço, porém, é possível oferecer outros serviços como aluguel de brinquedos para festas infantis, contratação de buffets e outros.
Neste artigo abordaremos sobre alguns pontos fundamentais para quem quiser investir no modelo de negócio de salão para as festas.
Montagem de um salão de festas
Um ponto importante para qualquer negócio é a elaboração de um plano de negócios. Esse documento permite uma visão mais ampliada do negócio.
Alguns pontos que estão dentro desse documento são:
- Investimento inicial;
- Estimativas de lucro;
- Necessidade de contratação de profissionais;
- Equipamentos para o salão;
- Estrutura de som (com mesa de som);
- Estrutura de projeção.
Assim, com esses elementos é possível fazer o manejo do negócio possibilitando sucesso e a captação de novos clientes. Abaixo falaremos sobre pontos importantes para que a montagem de um salão de eventos seja um sucesso.
1. Escolha o espaço ideal
O ponto principal para quem salão de festas é o espaço, e este deve ser amplo, para que atenda à diversas festas e tamanhos de festa na empresa. O principal serviço desses salões é o aluguel do espaço, portanto, cuidar desse espaço é fundamental.
Abaixo falaremos sobre alguns detalhes que não podem faltar no espaço de um salão de festas como:
- Elementos de segurança como instalação de sprinklers preço;
- Banheiros, no mínimo dois;
- Espaço coberto, intercalados com espaços aberto;
- Cozinhas;
- Salas para organização da produção.
Lembre-se o objetivo de um salão não é a realização de eventos de grande porte, mas festas comuns como aniversário, formatura, reuniões e casamentos.
Outro aspecto importante para o espaço é o acesso a ele, portanto, um local de fácil acesso é mais preferido que locais afastados da cidade, já que eventos comuns é o objetivo desse negócio.
2. Estruture o salão de festas
Para começar um salão de festas você pode tanto comprar como alugar um espaço. Realizando isto é preciso então estruturar o espaço como: pintura de paredes, instalação de equipamentos de ventilação, e caso seja possível, aplicação de plantas no espaço.
O salão de festas também pode oferecer equipamentos de iluminação e de som (como caixa de som amplificada), aumentando o valor do aluguel, mas fidelizando o cliente, já que ele encontrará em um espaço toda a estrutura.
Esses dois aspectos são fundamentais para um salão de festas. Porém, além disso é preciso atentar-se para a regularização do espaço, e o enquadramento do serviço no código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que em negócios de salão de festas o mais utilizado é o 8230-/02 que é classificado como “casas de festas e eventos”.
Aspectos extras para salão de festas
Como dissemos um salão de festas pode ter diversos outros serviços como o meio de assegurar maior faturamento, um deles são equipamentos para festas infantis como os playgrounds.
Os playgrounds são diferentes em cada tipo de salão de festas, e os pais quando procuram um espaço para realização de confraternização para crianças prestam atenção nos tipos de brinquedo, como cama elástica, piscina com bolinha para piscina de bolinha, mesas para desenhar, brinquedos, e muitos outros.
Os salões de festa também podem fechar parcerias com atrações oferecendo esse serviço aos clientes. Essas atrações são mágicos, princesas, palhaços e outros personagens.
Também é possível por meio de parcerias oferecer serviços extras como decoração, lembrancinhas, fotografia, filmagem e até mesmo cerimonialistas.
Assim vimos que para a montagem de um salão de festas é preciso atenção em muitos detalhes, como o local, o espaço, estrutura do negócio e principalmente, atenção aos serviços extras.
Serão esses serviços que destacarão seu espaço dos demais e farão com que as pessoas procurem seu negócio.
Além do mais é necessário investir em equipamentos de segurança contra incêndio como os sprinklers e extintores e também câmeras para monitoramento e sensores de movimento.
Só com esses aspectos é possível montar um negócio de salão de festas atraente e lucrativo.