Saiba como ter uma sala de aula infantil organizada e criativa

Saiba como ter uma sala de aula infantil organizada e criativa

A educação infantil é a primeira e por isso a mais importante etapa da educação de uma criança. Atendendo crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo este o primeiro contato com a escola e pelos pequenos serem novos no ensino infantil precisa-se de cuidado para integra-los ao ensino, fazendo da escola um complemento da educação familiar.

Tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento das habilidades físicas, motoras, cognitivas, sociais e emocionais, a educação nas primeiras idades é baseada em explorações, descobertas e experimentações, por meio de jogos, brincadeiras e demais atividades que envolvam o universo lúdico das crianças.

O centro educacional infantil precisa para se destacar possuir um plano pedagógico completo e que atenda as necessidades de desenvolvimento de todas as habilidades das crianças, por meio de técnicas e atividades que sejam conhecidas e estimulem as crianças.

Saber montar uma sala de atividades dinâmica é essencial para que o centro de educação tenha um bom diferencial competitivo e seja um empreendimento de sucesso, além de permitir as crianças acesso a um ensino de alta qualidade.

Acessórios para aulas dinâmicas

A salas de atividades no ensino maternal precisam ter toda a estrutura para proteção das crianças e ao mesmo tempo recursos que estimulam o aprender, explorar e descobrir de maneira dinâmica, divertida e segura.

O material precisa ser adaptado aos alunos, bem como os móveis.

Desse modo, as cadeiras e mesas são da altura das crianças, o piso em sua maioria é emborrachado, pois são mais confortáveis e apresentam menos riscos de quedas e acidentes. As paredes podem ser revestidas com papeis de parede infantil.

Para as aulas, o uso de músicas estimula o:

  • Dançar;
  • Aprender;
  • Brincar;
  • Memorizar.

Estimulando habilidades espaciais, motoras e cognitivas, dessa maneira o uso de fone de ouvido com microfone auxilia na reprodução de musicas e vídeos nos equipamentos eletrônicos.

Disponíveis em diversos modelos, para que os alunos tenham um aproveitamento maior da música e da apresentação o fone de ouvido pode ser um recurso disponível a todos os alunos.

Para que o recurso seja usado com mais facilidade investir em modelos com modelos diferenciais é um atrativo, ou seja, o headset aviação pode ser personalizado.

Além dos fones, investir em instrumentos musicais e uma sala que permita o desenvolvimento dessa habilidade é um diferencial, assim como segmentar as atividades por sala, tendo uma sala para pintura, outra para leitura e outra para sensorial para o estimulo de todos os sentidos das crianças.

Acessório infantil para organização das salas

Nessa idade já é possível estimular o cuidado com o coletivo, dessa forma após os momento livres de brincadeiras, as crianças podem ser estimuladas a manter os espaços organizados.

Para isso é preciso investir em recursos que facilitem a organização tanto pelas crianças quanto pelos adultos.

É importante ressaltar que o ensino infantil é composto com uma variação de idades, portanto para os menores de até 03 anos os processos de cuidar são ensinado de maneira diferente, o senso de coletividade é intensificado com as crianças de 04 e 05 anos que já apresentam mais autonomia e desenvolvimento para realização das atividades.

Um dos recursos é a colméia organizadora, um acessório dividido em pequenos nichos que auxila na organização de diversos itens. Nas salas eles podem ser usados para guardar diversos objetos como papeis, lápis de cores, tintas, livros e até mesmo objetos pessoas das crianças como blusas e toalhas.

Além desse recurso, há um outro acessório simples que ajuda na organização quanto a limpeza dos espaços, a bobina de BOPP brilho é um tipo de plástico que pode ser colado em diferentes superfícies, assim pode proteger as mesas e as capas dos livros, conservando esses recursos por mais tempo.

Desse modo as salas ficam completas com todos os recursos necessários para o desenvolvimento das atividade de maneira organizada e funcional, incentivando o aprender com diferentes recursos lúdicos e recreativos, que são atividades coletivas com músicas, cores e acessórios que estimulem o imaginário infantil.

Investindo nas estruturas e no desenvolvimento do plano pedagógico que comporte todas as necessidades educacionais, físicas e psicológicas de cada uma das crianças, outro detalhe importante é que a escola precisa ser um espaço inclusivo, portanto ter acessibilidade em todos os locais é primordial para agregar a todos.