Saiba como gerar leads para sua loja virtual
No campo do marketing digital, leads são pessoas que têm grandes chances de se tornarem clientes de uma determinada empresa.
Quando o assunto é e-commerce, é importante pensar em estratégias totalmente digitais para alcançar melhor as pessoas onde elas são mais fáceis de encontrar. Isso garantirá a visibilidade geral do comércio eletrônico na internet, levando ao aumento dos lucros.
Nesse sentido, o objetivo deste texto é aproximar um pouco mais o conceito de leads de vendas e tentar mostrar sua importância para o comércio eletrônico e as técnicas mais importantes para capturá-los.
A importância dos leads para o comércio eletrônico
Os leads desempenham um papel fundamental nas relações de consumo atuais porque o processo de compra mudou drasticamente ao longo do tempo.
Com a Internet, as pessoas têm o poder de escolher o que querem ver e consumir, seja um produto, serviço ou conteúdo.
Essa nova configuração do comportamento do consumidor tem levado as empresas a buscarem novas formas de se conectar com os consumidores.
No caso do e-commerce, essa tarefa se torna ainda mais necessária, pois a colocação das lojas virtuais na internet afeta diretamente o seu desempenho.
Nesse sentido, os profissionais de marketing de todo o mundo precisam desenvolver atividades que possam atrair pessoas em um espaço repleto de informações e conteúdos que é a Internet.
Para fazer isso, as empresas devem oferecer aos consumidores exatamente o que eles querem e precisam de uma forma atraente para chamar a atenção até que essas pessoas tenham certeza de se tornarem líderes.
Para que isso aconteça, você precisa usar as estratégias certas, que você confere a seguir.
Estratégias de geração de leads de comércio eletrônico
Existem várias estratégias de geração de leads de comércio eletrônico que, se usadas corretamente, podem aumentar significativamente o tráfego de comércio eletrônico.
1) Crie o formulário
Muitos profissionais de marketing digital veem isso como uma atividade que separa os visitantes do site de e-commerce dos leads que podem realmente consumir o produto. Os formulários são campos onde os usuários que navegam em um site podem inserir suas informações pessoais, como nome, endereço de e-mail e redes sociais, para uso das empresas.
A vantagem desse tipo de atividade é que essas pessoas estão constantemente recebendo conteúdo de sites que mantêm as pessoas atualizadas com as últimas notícias do comércio eletrônico.
Assim, por exemplo, uma loja online que venda impressão 3D pode enviar ofertas visíveis na loja, bem como novidades de produtos por e-mail.
No comércio eletrônico, os formulários podem ser preenchidos pelos usuários de forma espontânea, navegando em páginas da web ou se cadastrando em uma loja, o que abre a possibilidade de compra.
2) Call to Action (CTA)
CTAs nada mais são do que situações em que um usuário está navegando em um site e uma mensagem, imagem ou botão aparece na tela solicitando que ele faça algo.
As possibilidades de utilização do CTA são as mais versáteis possíveis, afetando por exemplo:
- Registo na loja online;
- Preencher questionários;
- Download de conteúdo exclusivo;
- Acesso a redes sociais;
- Entre outras coisas.
A partir dessas ligações, uma empresa de comércio eletrônico que vende, por exemplo, artigos de esportes, pode aumentar o tráfego para seu site além de um CTA para mostrar aos usuários algumas cercas que lhes interessam.
3) Conteúdo
Produzir conteúdo é uma das melhores formas de conseguir leads. Isso porque eles funcionam como uma porta de entrada para tudo o que a empresa tem a oferecer.
Assim, o conteúdo é capaz de captar a atenção dos usuários quando eles têm uma necessidade ou interesse que não foi percebido antes.
Assim, por exemplo, uma empresa que oferece serviços de manutenção de sites pode criar uma série de conteúdo que explique a importância da restauração de pisos de madeira.
Talvez quem lê este conteúdo ache que seu site está muito desgastado e, portanto, precisa de um serviço de manutenção.
4) Redes sociais
No universo do comércio eletrônico, as redes sociais podem ser um grande auxiliar para o sucesso de um negócio virtual.
O motivo é que no e-commerce, as pessoas estão constantemente buscando informações para verificar se determinados sites e empresas são confiáveis para comprar, considerando prazos de entrega, qualidade do produto, etc.
Assim, a mídia social permite que esses usuários pesquisem quase tudo o que precisam ou desejam antes de comprar.
Assim, por exemplo, uma loja online de criação de sites Curitiba pode usar as redes sociais (como Facebook, Instagram ou Twitter) para publicar tudo o que os consumidores precisam saber.
Eles, por sua vez, podem ver preços, opiniões de outras pessoas que compraram no site, criticar camadas, enviar recomendações e muito mais nas redes sociais.
Portanto, se uma empresa, principalmente uma empresa de e-commerce, não está nas redes sociais, os usuários duvidam de sua qualidade porque não é possível avaliar seus produtos.
5) E-mail
Ao contrário da crença popular, o e-mail é uma ótima maneira de fazer marketing de e-commerce. No entanto, muitos administradores cometem o erro de não seguir essa estratégia porque acreditam que os clientes a reconhecerão como spam.
Com isso em mente, é importante destacar as qualidades do e-marketing quando bem feito.
A sua natureza é essencialmente informativa, salvo alguns momentos.
Além disso, isso é resultado da atitude obrigatória dos usuários que conscientemente fornecem seu endereço de e-mail ao se cadastrar e preencher formulários.
Assim, por exemplo, uma loja online que vende cursos pode enviar azulejos exclusivos ou campanhas de conteúdo exclusivo por e-mail que podem atrair e direcionar o interesse das pessoas.
6) Técnicas de SEO
SEO é um termo em inglês que significa search engine optimization ou “otimização de mecanismos de busca” em português.
Este conceito inclui todos os esforços de um website para melhorar a sua posição nos motores de busca como Google, Bing, Yahoo, etc.
Por exemplo, uma empresa que fornece instalações elétricas industriais pode usar técnicas de SEO para que, quando alguém pesquisar o termo “instalações elétricas industriais de qualidade”, o site da organização apareça entre os primeiros resultados da pesquisa.
Nesse sentido, as técnicas de SEO incluem diversos fatores que os mecanismos de busca levam em consideração ao ranquear sites de comércio eletrônico, como:
- Layout do site;
- Uso de palavras-chave;
- Qualidade do conteúdo;
- Responsividade do blog.
7) Anúncios
Voltando ao tópico da geração de leads inorgânicos (ou seja, pagos), uma das melhores estratégias que temos é a publicidade paga por clique.
Dessa forma, completando as técnicas de SEO mencionadas acima, esses anúncios podem ser colocados no topo da página de resultados simplesmente por anúncios que faturam as empresas por cada clique feito por um internauta.
Esta é uma excelente opção para, por exemplo, uma loja online que venda rótulos personalizados, pois as principais ofertas de produtos são fáceis de encontrar e os links utilizados direcionam o utilizador para a página de compra.
8) Pessoal
Uma persona bem definida é um passo importante em qualquer negócio, seja ele físico ou virtual.
Uma persona nada mais é do que um perfil fictício que representa o cliente ideal de uma determinada empresa. A criação de uma pessoa é feita através da obtenção de informações mais íntimas sobre o consumidor, por exemplo:
- Comportamento de compra;
- Ocupação;
- Nível de escolaridade;
- Passatempos;
- Sonhos.
A vantagem do personal é que a empresa pode direcionar seus esforços de marketing para as pessoas certas.
Ou seja, por exemplo, uma empresa que oferece serviços de impermeabilização de piso de estacionamento sabe, ao desenvolver sua personalidade, que todas as suas atitudes dentro e fora da Internet devem ser direcionadas a um grupo de consumidores muito específico. Isso permite precisão na geração de leads.