Saiba como aumentar as vendas de lojas automotivas

Saiba como aumentar as vendas de lojas automotivas

Todos sabem que o brasileiro é totalmente apaixonado por automóveis. Por conta disso, o grande sonho de boa parte da população é ter o próprio carro e, quando isso se realiza, boa parte dela não reluta ao investir muito tempo e dinheiro no cuidado com o veículo, como ir em algumas lojas automotivas e passar um bom tempo no estabelecimento.

Devido ao grande apreço que o consumidor tem por esse produto, o setor já começa a se recuperar da crise econômica.

De acordo com o Sindipeças, entidade que representa os fabricantes de componentes automotivos, a frota que circula pelas ruas do país cresceu 1,2% em 2017.

Ainda assim, é preciso ter em mente que o poder de compra do público está reduzido e, consequentemente, está mais difícil convencê-lo a abrir a carteira.

A boa notícia é que nem tudo está perdido: seu estabelecimento do ramo automotivo, seja ele de peças ou veículos em si, ainda pode investir em algumas técnicas para fazer com que as suas vendas cresçam. Confira algumas delas a seguir.

  1. Invista na automação comercial

Por mais que essa solução normalmente seja associada à indústria, a automação comercial também tem muito a oferecer a estabelecimentos comerciais dos mais variados ramos.

Ela consiste em adotar softwares que ajudem a realizar tarefas como:

  • Controle de estoque;

  • Gestão do fluxo de caixa;

  • Gestão de pedidos e fornecedores;

  • Gestão de cadastros de clientes.

Nota-se, portanto, que tais sistemas proporcionam uma visão mais completa do negócio, o que, por sua vez, permite que os seus proprietários tomem decisões com uma base de informações mais sólida, mesmo que seja usada com equipamentos mais simples, como uma impressora não fiscal.

Da mesma maneira, essa tecnologia também pode ajudar a melhorar as vendas. Isso, por sua vez, acontece de várias maneiras. É possível, por exemplo, que os negócios perdidos devido a erros no registro de estoque não aconteçam mais, já que ele será melhor controlado.

Além disso, a elaboração de um cadastro mais detalhado a respeito dos clientes permite conhecê-los melhor, o que, por sua vez, é fundamental para proporcionar-lhe atendimento personalizado, aumentando as chances de que uma venda seja fechada.

  1. Tenha todos os equipamentos para processar vendas dentro das lojas automotivas

Além do software, também é importante que o estabelecimento conte com alguns equipamentos que permitam o fechamento das suas vendas. Do contrário, as chances de que haja muitas filas no caixa são grandes, o que pode fazer com que alguns clientes desistam.

Um dos principais itens desse rol é a impressora fiscal. Como o seu próprio nome diz, trata-se de um aparato que faz a impressão dos cupons e, ao mesmo tempo, armazena tais emissões em sua memória.

Assim, se houver fiscalização, os responsáveis por ela poderão coletar material para análise.

Vale ressaltar que, assim como no caso de outros equipamentos, o preço de impressora não é a única coisa que importa, isso porque é essencial observar a reputação do fabricante e a qualidade das mercadorias vendidas por ele.

Do contrário, as chances de que o item apresente problemas de funcionamento frequentes são grandes.

  1. Especialize-se

Ao contrário do que boa parte das pessoas pensa, fazer com que o seu negócio foque em um nicho é uma excelente maneira de aumentar as vendas.

O motivo por trás disso é que, dessa forma, o estabelecimento poderá se promover como especializado, melhorando sua imagem perante o público.

No entanto, é preciso ter em mente que a especialização não pode ser da boca para fora.

Por exemplo: caso você queira focar no nicho de acessorios para troller, será preciso pesquisar extensivamente a respeito desses produtos, bem como contratar pessoal que tenha conhecimento suficiente a respeito deles.

  1. Contrate profissionais qualificados em lojas automotivas

Por último, é preciso ter em mente que nenhum comércio vai adiante se não contar com uma equipe qualificada e dedicada.

Além de entender sobre os produtos vendidos pelo estabelecimento, é preciso que eles dominem pequenas rotinas administrativas, como a substituição da bobina para impressora fiscal.

Da mesma forma, é muito importante que todos os funcionários fiquem claramente identificados perante os clientes, tanto com o nome quanto com a função em plena vista, de modo que eles saibam a quem recorrer em caso de dúvidas.

Felizmente, isso é muito simples: o uso de um simples crachá na roupa já resolve a questão, ou até mesmo uma etiqueta para impressora térmica que tenha uma face adesiva.