Saiba como abrir um pequeno restaurante em 5 passos

by redator 0 Comments
Saiba como abrir um pequeno restaurante em 5 passos

Um pequeno restaurante tem muitas vantagens sobre estabelecimentos maiores e franqueados. Eles oferecem ambiente e aconchego instantâneos, ideais para um conceito como um café ou um bistrô na calçada.

Geralmente, exigem menos capital inicial para equipamentos, como um fogão industrial, mantêm menos pessoal e custam menos em termos de manutenção e serviços contínuos. Mesmo com uma pequena quantidade de assentos, restaurantes menores ainda podem produzir lucros consideráveis.

Confira os 5 passos a seguir para abrir um pequeno restaurante:

  • Escolha o local certo;
  • Planeje o espaço;
  • Planeje o menu e a cozinha;
  • Monte um plano de negócios;
  • Promova seu negócio.

1. Escolha o local certo para um pequeno restaurante

Não importa o tamanho do restaurante que você está pensando em abrir, a localização é um dos fatores mais importantes (se não o mais importante) a considerar.

Nem todo espaço disponível é adequado para um restaurante e lembre-se de fazer uma pesquisa detalhada dos locais disponíveis.

Confira se você precisará fazer alguma reforma, como tirar a velha pia inox ou colocar outro piso, por exemplo, que poderá onerar o seu orçamento antes mesmo de você abrir o espaço.

O que pode parecer o local perfeito — como uma movimentada rua de pedestres no coração do centro da cidade — pode acabar sendo um fracasso.

Outras vezes, um ponto em que você nunca pensaria em colocar um restaurante — como em uma antiga fábrica em um parque industrial — é um sucesso.

2. Planejando uma pequena sala de jantar do restaurante

Salas de jantar muito pequenas, oferecendo conforto instantâneo, podem ser um pouco de quebra-cabeças quando se trata de encaixar todas as peças necessárias.

A sala de jantar, não importa o tipo de conceito que você esteja planejando, é o coração do seu restaurante. Um design típico de sala de jantar do restaurante inclui assentos, estações de espera e armazenamento.

A regra básica para a criação de mesas de restaurantes é que cada mesa deve estar entre 60 e 75 cm de distância uma da outra. Você pode querer considerar estações de cadeiras de restaurantes como uma opção de economia de espaço em sua sala de jantar. As estações de cadeiras vêm em uma variedade de formas, tamanhos e cores.

A flexibilidade também é importante ao planejar um espaço menor de refeições. Permitir que as mesas sejam movidas de um lado para o outro, é fundamental.

Não importa como as mesas estão dispostas na sala de jantar do restaurante, é importante que haja um caminho claro para dentro e para fora da sala de jantar, para funcionários e clientes.

3. Planejando a cozinha do restaurante

O coração do seu restaurante é o menu. É o seu cartão de visita para o público. Antes de escrever o seu cardápio, considere o tamanho da sua cozinha de restaurante, que impacta diretamente no tamanho e no estilo do seu cardápio.

Uma cozinha menor, com fogão simples e prateleira de aço para as panelas limitará a variedade do cardápio do restaurante. Isso não quer dizer que você não pode oferecer um grande número de itens.

Muitos restaurantes têm cozinhas pequenas, mas ainda assim, têm uma grande variedade de itens em seu cardápio. O segredo para trabalhar em uma pequena cozinha de restaurante é a utilização cruzada de ingredientes e aprender a trabalhar com apenas algumas opções de buffet, variando a cada dia da semana.

Depois de decidir o menu, você saberá que tipo de equipamento comercial precisará comprar, desde uma lava louças para restaurante até um sistema de buffet. Muitas vezes você pode encontrar equipamentos usados ​​de boa qualidade em leilões ou lojas de materiais de restauração.

Quando estiver pronto para começar a servir, você pode ter uma abertura discreta apenas para os amigos, seguida por uma grande abertura maior.

Isso lhe dará tempo para descobrir os inevitáveis ​​bugs que todos os novos restaurantes têm. Vai conseguir verificar se esqueceu de algum equipamento importante e poderá marcar no seu check-list: pallet plastico comprar.

4. Escreva seu plano de negócios

Não importa se é um pequeno café ou um amplo restaurante/centro de conferências, você precisará de um plano de negócios para garantir qualquer tipo de financiamento.

Pense no seu plano de negócios como um roteiro para o sucesso. Ele apresentará itens importantes como seu orçamento inicial, lucros e perdas esperados, folha de pagamento e outras despesas operacionais.

Ao pesquisar informações sobre o plano de negócios do restaurante, você pode encontrar problemas que você não considerou anteriormente, como licenciamento, vigilância sanitária e leis tributárias.

Preste muita atenção ao tipo de menu e aos pratos que você pretende servir. A tendência para a produção local e a produção agrícola para a mesa é bem adequada para um estabelecimento menor, que pode destacar a culinária regional e os ingredientes provenientes da comunidade ou da área circundante.

5. Promova seu pequeno restaurante

Alta rotatividade significa maiores lucros, mesmo para pequenos restaurantes. Por isso, é importante que você promova seu pequeno restaurante.

Há muitas maneiras de comercializar o seu negócio, desde publicidade tradicional, como jornais locais e spots de rádio, até mídias mais recentes, como o marketing social.

Uma campanha de marketing de mídia social pode ajudar os restaurantes a atrair novos clientes, permitir que você verifique a concorrência local e pensar em novas maneiras de alcançar clientes por meio de redes sociais.

Os restaurantes de sucesso não precisam ser enormes. Alguns dos restaurantes mais populares do mundo estão alojados em espaços pequenos e íntimos.

Enquanto pequenos restaurantes vêm com seu próprio conjunto de desafios, eles oferecem uma experiência única de jantar e sensação de exclusividade que atraem os clientes.

Lembre-se no dia da grande inauguração, colocar uma sala de espera na entrada com uma barraca de pastel completa, por exemplo, e servir alguns coquetéis enquanto as pessoas esperam por suas mesas. Isso distrairá os clientes e diminuirá a ansiedade deles, enquanto a recepcionista controla o fluxo de entrada.