Como estabelecer a melhor relação entre loja física e loja online?

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Como estabelecer a melhor relação entre loja física e loja online?

O jeito como as pessoas fazem suas compras vem mudando: hoje, elas transitam muito naturalmente entre online e offline. Cabe às empresas entender isso e oferecer para esse consumidor uma experiência completa. Neste cenário, a relação entre loja física e loja online pode ser muito frutífera para o seu negócio.

No Brasil, vem crescendo a tendência de integrar os dois, com unificação de preços, equipes e sistemas para melhorar a experiência do cliente. Estruturar bem essa relação entre loja física e loja online significa estar de acordo com esses novos tempos, pois o varejo está evoluindo e a ideia de canal único tende a desaparecer.

Novos tempos

Se você tem uma loja física hoje em dia, deve estar enfrentando alguns problemas, como a queda na venda e no movimento, a alta concorrência e o aumento do preço dos aluguéis e dos impostos, ou seja, uma combinação nada boa de queda da receita com o aumento das despesas.

O e-commerce entra como mais um canal para potencializar as vendas, aumentando a exposição da marca, estendendo o alcance da loja e dando mais visibilidade para seus produtos. Com isso, você cria um complemento para a sua loja física, conquistando clientes no ambiente online e levando-o para lá.

Isso faz parte do que se chama omnichannel, que é a integração de lojas físicas e virtuais com compradores, explorando todas as possibilidades de interação. E assim, da mesma maneira que lojas passaram a investir em e-commerce, marcas que nasceram online criam espaços que funcionam como showroom dos seus produtos.

Muitas vezes, o cliente prefere ir ao espaço físico para realizar a compra. Vamos supor que ele queira comprar uma blusa feminina de crepe, ele pode ir até à loja física, porque tem urgência na entrega, ou por não querer pagar o frete. Em alguns casos, ele quer apenas ver o produto antes de comprar, o que até aumenta as chances de efetivar a compra.

A loja física ainda oferece a possibilidade de uma experiência personalizada ao cliente online. Além, é claro, de permitir que esse consumidor vivencie de forma mais imersiva aquela marca. Muitas empresas criam seus showrooms e lojas conceituais não com o principal objetivo de vender, mas para possibilitar ao cliente um mergulho na cultura da marca.

Tudo isso vai impactar no tráfego do comércio eletrônico, pois mais pessoas passam a mencionar a marca e pesquisá-la na internet. Esse burburinho online é acompanhado por maiores retornos financeiros, tornando a loja física um bom investimento, tanto em termos de popularidade quanto de lucratividade.

Como fazer da relação entre loja física e loja online a melhor possível?

A sinergia entre online e offline será a chave para o sucesso do varejo em um futuro próximo. Para isso, esses canais de vendas precisam se conversar e será necessário um sistema bem integrado, afinal, o consumidor de hoje é exigente. 

Ele quer sair de casa e encontrar na prateleira o produto que viu na internet. Ele quer ter a possibilidade de trocar presencialmente algo que foi comprado virtualmente. Dessa maneira, loja física e loja online precisam ser uma coisa só para o consumidor.

Investir em tecnologia para unificar plataformas é essencial: é preciso ter acesso ao histórico de compras do cliente em qualquer um dos canais e ao estoque central para saber todos os produtos que podem ser ofertados.

A compra online e retirada na loja também pode ser interessante, pois é bom tanto para o cliente quanto para a empresa. De um lado, consumidores contam com a conveniência de pegar produtos na loja no seu ritmo.

De outro, os negócios agradecem, porque muitos clientes acabam comprando produtos extras quando vão na loja retirar a encomenda, por exemplo, o mesmo cliente que comprou óleo essencial para ansiedade através da Internet, ao chegar na loja física, identifica outros óleos essenciais e aromatizadores que também lhe são interessantes.

Use as lojas físicas para reduzir custos de gerenciamento de estoque e acelerar a entrega. Os custos de logística são o calcanhar de Aquiles no e-commerce, pois eles tendem a diminuir significativamente as margens. Ao usar as lojas como armazéns e centros de atendimento, os varejistas online podem melhorar sua distribuição e tornar a remessa de produtos mais rápida e eficaz.

A jornada de compra do consumidor tem várias etapas que podem acontecer tanto no online quanto no offline. Por isso, ele não deve encontrar atritos nesse processo e estabelecer uma relação entre loja física e loja online é o melhor caminho. No atual cenário, os varejistas que seguem seus clientes e não têm medo de inovar terão sucesso. 

Texto desenvolvido por Linking Sites