Qual é o panorama do marketing digital na atualidade?
Assim como qualquer nova tecnologia, no início o marketing digital era uma vertente pouco conhecida e explorada na internet.
Afinal, no começo, as páginas eram bem simples, devido à simplicidade dos sistemas e das ferramentas. Sendo assim, não existiam muito canais de interação entre as empresas e seus clientes.
Com isso, a comunicação se dava de forma unilateral, ou seja, apenas a empresa ‘falava’. Trata-se do que conhecemos como marketing tradicional.
Mas, como tudo na vida, os sistemas foram evoluindo e, por volta, do início do século, o Marketing Digital começou a tomar forma, assim como a criação de sites Curitiba.
Logo ele se popularizou e, com o notável crescimento de consumidores, as empresas vislumbraram que a prática tinha futuro.
Então, as instituições começaram a investir nesta estratégia, dando margem para o crescimento do marketing.
Desse modo, ele foi ganhando novas técnicas e tecnologias, o que proporcionou um enorme crescimento deste segmento do mercado.
Toda esta contextualização nos leva a pensar em uma única questão: O que é o marketing digital na atualidade?
Marketing digital no presente
Na atualidade, como o próprio nome já diz, o marketing digital pode ser definido como qualquer tipo de estratégia realizada em plataformas digitais.
Assim, para praticá-lo é possível utilizar as mais diversas ferramentas, como e-mail marketing, sites, marketing de busca (SEO) e redes sociais.
Trata-se de uma modalidade muito ampla, desenvolvida, principalmente, pelas inúmeras possibilidades apresentadas pela internet.
O ambiente online ainda permite uma maior aproximação das empresas com seu público. Por isso, é bacana que as grandes marcas saibam se comunicar de maneira precisa.
Nesse cenário, o marketing digital surge como uma forma de fortalecer a marca e, consequentemente, impulsionar as vendas.
De que maneira funciona o marketing digital atualmente?
Como citamos anteriormente, o ambiente digital é extremamente dinâmico. Tem dúvidas quanto a isso? Basta acessar qualquer rede social e comprovar.
Assim, para fazer o marketing digital acontecer, é necessário que as empresas realizem ações muito bem elaboradas e específicas.
Também é de extrema importância ouvir o feedback dos consumidores. Isso serve como uma espécie de termômetro para os seus negócios.
Além disso, por meio do sistema de feedbacks é possível avaliar se a sua estratégia está precisando de alguma mudança pontual.
Especialistas ainda apontam que um passo importante para obter resultados satisfatórios, é enxergar o marketing digital como uma boa oportunidade.
Depois que você assimilar essa ideia, é essencial analisar o panorama de seu negócio, estipular objetivos possíveis e, o mais importante de tudo, conhecer muito bem o seu público-alvo.
Mas a pergunta é: como você pode conseguir todas essas informações de maneira segura e precisa? Bom, a resposta é mais fácil do que você imagina. Por meio da internet!
Atualmente, existem diversas redes sociais, por exemplo, o Instagram. Elas são uma fonte para a aproximação com o consumidor, além de serem ótimas ferramentas para vendas.
Como criar um bom planejamento de marketing?
Ao investir nas estratégias do Marketing Digital, é essencial ter um plano de marketing.
Isso, porque executar as diversas ações que compõem essa metodologia sem um planejamento estratégico, pode ser um grande problema para o seu negócio e também para o seu bolso.
No entanto, existem três etapas que você deve considerar na hora de criar seu plano de Marketing Digital. Confira a seguir.
- Defina seus objetivos, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo;
- Faça uso de indicadores-chave de Performance (KPIs);
- Conheça seu público-alvo.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o contexto das atuais ferramentas que ajudam no desenvolvimento de uma empresa de sucesso.
Artigo escrito por Caio Nogueira, especialista em SEO e desenvolvimento de sites e co-fundador da UpSites, uma agência de criação e otimização de sites em São Paulo.