Organização e raticidade: em uma cozinha

Organização e raticidade: em uma cozinha

Tudo é uma questão de organização. Não importa qual o ambiente de trabalho, com as ferramentas dispostas em seus devidos lugares, tudo fica mais fácil.

Assim, itens de organização como prateleiras podem ser aplicadas em uma oficina mecânica, assim como em uma cozinha industrial, seja ela responsável por uma lanchonete ou para um restaurante.

Isso porque ter as facas, os garfos e as colheres no devido lugar, com os pratos para cada tipo de alimento dispostos, como em uma linha de produção, ajuda em todo o processo de atendimento ao cliente.

Do pedido ao garçom à entrega do prato ao cliente, tudo deve funcionar de forma ordeira e organizada.

Disposição de equipamentos na cozinha

Os alimentos são produtos que devem ser guardados de forma correta, para que não passem da data de validade e não tenham o seu sabor alterado, principalmente em casos de despensa que fica sob o sol ou de geladeiras desreguladas – o que deve ser evitado e até contar com manutenções periódicas.

Os cuidados neste tipo de ambiente devem ser redobrados, pois uma intoxicação alimentar pode levar um restaurante à falência, tamanho são os processos movidos, tanto da parte de quem sofreu a intoxicação quanto dos órgãos regulatórios e fiscalizadores, como vigilância sanitária e corpo de bombeiros.

Por isso, ter à disposição uma prateleira de inox para guardar os alimentos de forma adequada pode ser um bom começo para que a cozinha seja equipada com as ferramentas corretamente.

Essas prateleiras podem ter diversos setores, que podem ser divididos de baixo a cima, com produtos de uso diário e produtos especiais, que podem ficar à temperatura ambiente, como enlatados.

Os produtos de limpeza também devem ser disponibilizados de forma correta: longe da despensa, mas sempre acessível para a equipe de limpeza.

Também é possível dedicar uma prateleira de aço para estes produtos, já que o material do qual é feito a prateleira tem uma vida útil muito grande e suporta diferentes pesos e produtos químicos.

O ideal é que fique em um setor diferenciado da cozinha, para que não tenha influência sobre os sabores dos alimentos. Isto pode ocorrer se não houver a devida organização dentro de um espaço de trabalho, como uma cozinha industrial.

Em conjunto com um balcão, é preciso ter à disposição uma pia inox, para que os alimentos sejam lavados antes de serem preparados.

Este tipo de material também permite que alimentos sejam preparados sobre ele, pois o material é atóxico e não deforma com facilidade. Cortes de carne e legumes podem ser feitos diretamente sobre ele, que não haverá nenhum problema na preparação dos alimentos.

A limpeza também é facilitada por causa da estrutura que não possui poros, logo, não acumula sujeira.

Os restaurantes que tem um espaço mais amplo podem contar com uma câmara refrigerada para guardar os produtos que podem ser congelados e utilizados em outros momentos, como carnes, peixes e frangos. Este espaço também pode ser reservado para guardar sobremesas, que precisam de um ambiente frio para se firmar.

Outros equipamentos que devem estar à disposição do cozinheiro, dentro de uma cozinha industrial, e que também ajudam na organização e preparo dos alimentos, são:

  • Formas de aço, para assados doces e salgados;
  • Processadores de alimentos, para moer carnes;
  • Batedeiras para preparação de bolos e sobremesas;
  • Panelas antiaderentes, para facilitar os grelhados.

Transporte e preparação de alimentos

Para facilitar o transporte dos alimentos, é preciso ter um equipamento dedicado apenas para isso. A caixa plástica hortifruti permite que os alimentos comprados direto do produtor sejam transportados de forma segura, facilitando o carregamento e o acondicionamento em prateleiras exclusivamente dedicadas para este tipo de alimento.

Como são produtos perecíveis, o seu consumo deve ser imediato, em no máximo três dias.

Para preparar estes alimentos, o ideal é contar com um fogão industrial. Isso porque esse item conta com controle do fogo, que pode ir do mais baixo até o mais alto possível, diferente dos equipamentos domésticos, que não permitem o preparo de grandes quantidades de comida.

A geladeira também deve ser um equipamento que suporte a abertura e fechamento constante.

A câmara refrigerada não substitui a geladeira, pois alguns alimentos precisam ficar em uma temperatura adequada para que possam ser cozidas a partir de uma temperatura, sem a interferência ou necessidade de um microondas, que pode alterar o sabor dos alimentos.

Todos estes equipamentos permitem que a praticidade e a organização em uma cozinha sejam constantes, sem prejudicar o andamento dos pedidos entre cliente e cozinha.