Pensando no melhor para o seu filho

by redator 0 Comments
Pensando no melhor para o seu filho

A educação transforma as pessoas. Na primeira infância, então, o desenvolvimento do seu filho por meio da educação é ainda mais evidente. Da formação das primeiras palavras até a aula de bateria, há várias formas de despertar a criatividade.

Neste cenário, é comum que os pais e responsáveis sempre pensem no melhor para o filho. Por isso, a escolha de uma escolinha ou ocupações para as crianças é tão importante.

Alguns pais costumam criar grupos e trocar dicas e avaliações, outros, gostam de pesquisar os espaços de acordo com o perfil do filho. O fato é que, independente da faixa etária da criança e da situação, a máxima que os pais sempre querem o melhor para os filhos faz sentido.

Como o contato e interação com os estímulos e outras crianças começa ainda na pré escola, esse é o primeiro momento de decisão.

Se você está na fase de escolha de uma instituição ou já tem em mente algumas ideias sobre atividades extracurriculares que ele possa desenvolver, este artigo é para você!

Como escolher uma escola de educação infantil

De acordo com a legislação brasileira que faz referência à educação infantil, a partir dos 4 anos, uma criança já pode ir para a escolinha e aos 6 é hora do ensino primário.

Diante disso, a escolha por uma escola que seja confiável e que contribua para o desenvolvimento dos pequenos é uma inquietação dos pais.

Com as mudanças do mundo contemporâneo, a educação está se transformando e as formas de aprendizagem também.

Por isso, escolas infantis que oferecem algo além das aulas convencionais se tornam cada vez uma opção para os pais que querem matricular os filhos em ambientes humanizados.

Neste sentido, é muito interessante optar por um Colégio meio período particular que também ofereça atividades no contra turno. Antes desta decisão também é válido refletir sobre alguns pontos fundamentais, como:

  • Metodologias de aprendizagem aplicadas na escola;

  • Experiências de instrutores e professores na educação infantil;

  • Inovações ou nichos específicos na educação;

  • Diversidade no currículo escolar e na construção do planejamento das aulas;

  • Adaptabilidade para as diferentes realidades e formas de aprendizagem.

Partindo para a parte prática, além desses fatores, é cada vez mais válido se informar sobre as atividades complementares e extracurriculares desenvolvidas no ambiente educacional. Diversos estudiosos da área destacam, por exemplo, o potencial da música na educação e no desenvolvimento da criança.

Por isso, escolinhas devem acompanhar não só o mercado como também as necessidades das pessoas.

Ao incentivar uma Aula de bateria, por exemplo, pode ser que seu filho desenvolva competências que até então não haviam sido ditas.

Além da parte lúdica, crianças que contam com diversidade nas atividades podem interagir mais com outras crianças e isso afeta positivamente o seu desenvolvimento.

Aliás, os sons musicais, das aulas de bateria até uma aula de violino, por exemplo, são capazes de acalmar, aproximar e conectar as pessoas.

Por isso, entender as mudanças do mundo em ritmo constante e desenvolver formas saudáveis de lidar com isso é algo sensacional.

Coisas que não podem faltar na educação infantil

Em um cenário no qual a geração de crianças e jovens estão cada vez mais conectadas às diversas possibilidades, investir em uma escola de educação infantil que entenda esse contexto e desperte o potencial desse público é fundamental.

Nunca se falou tanto em ensinar nas escolas conhecimentos da vida e desenvolver alunos que participam e entendem a importância disso e formas de contribuição.

Além das dicas acima, um critério interessante antes de fechar um espaço, seja para a aula de violino, ou qualquer outra atividade, é o desejo mútuo de criar transformações.

Por isso, há aspectos que não podem faltar na educação infantil, como:

  • Afinidade dos educadores com o propósito da educação;

  • Formações e treinamentos constantes dos colaboradores;

  • Escuta ativa de pais/ responsáveis para avaliação constante dos pequenos.

Se você mora em uma cidade agitada, na área urbana como São Paulo, é ainda mais importante encontrar escolas que ofereçam esses diferenciais para os filhos não se sentirem isolados.

Além de falar com outros pais e buscar referências, as pessoas podem se encontrar de forma livre em uma Escolinha de meio período em são paulo. Gostou das dicas? Aproveite a inspiração para pensar e executar o melhor para seus filhos.