Oportunidades: Serviços prestados por financeiras
Os negócios de empreendimento são considerados pelos indivíduos como oportunidades de atuar em um mercado diferente, trabalhar com algo inovador e até concretizar um desejo antigo de ser autônomo.
Abrir uma empresa tem sido uma opção que algumas pessoas cogitaram nos últimos anos, devido aos problemas econômicos do país, que geraram um forte impacto no consumo e na geração de renda.
O índice de desemprego tem aumentado e, com isso, muitos indivíduos passaram a atuar de modo autônomo ou na informalidade para conseguirem o seu sustento.
No entanto, alguns setores continuam com a sua atuação normal ou já se normalizaram, trazendo novas oportunidades – sendo pouco afetados pela crise e mantendo seus funcionários trabalhando.
Nesse sentido, está o mercado financeiro que possui diversas instituições bancárias que possuem a função de oferecer serviços que facilitem a vida dos clientes.
O banco é o intermediário entre os agentes superavitários (com dinheiro guardado) e os deficitários (com dívidas ou que demandem empréstimos), atuando na captação de recursos e emprestando-os para as pessoas que necessitam.
No universo das finanças existem tipos de bancos diferentes que visam atender bem o consumidor e conquistar lucros e espaço no mercado. Entre eles estão:
- Banco comunitário;
- Banco misto;
- Banco comercial;
- Banco de desenvolvimento;
- Banco de investimento.
Serviços oferecidos pelos bancos
Cada instituição financeira pode definir o serviço que será oferecido ao cliente, mas, existem alguns que são básicos e devem ser ofertados a qualquer pessoa que deseje ter uma conta em banco. As modalidades de conta corrente, salário e poupança podem ser ofertadas aos futuros clientes de forma simples e rápida.
A opção salário é destinada ao recebimento de renda mensal e demanda uma carta de vínculo com uma empresa para ser aberta. A poupança é destinada aos rendimentos e a conta corrente é a que possui serviços mais completos e opções que podem ser aderidas pelo cliente ao longo do tempo ou conforme as suas necessidades.
Os serviços essenciais que são oferecidos pelos bancos são 4 saques por mês, cartão de débito para compras, 1 talão de cheque com 10 folhas, 2 transferências para contas da mesma instituição e 2 extratos.
Para ter acesso a um número maior de serviços e um cartão de crédito, é necessário pagar uma taxa mensal ao banco.
Sistemas e recursos para administração nos bancos
A utilização de sistemas e aplicativos também torna as movimentações mais seguras e eficazes. Nesse sentido, um software conciliação cartão crédito, por exemplo, pode auxiliar na conferência de repasses, vendas, ajustes de tarifas, análise de taxas, revisão de prazos e recebimentos.
Essas são algumas das funções que a conciliação faz, ajudando os bancos no controle financeiro, agilidade no acesso aos dados, além de saber e controlar as taxas que as administradoras de cartões realizam.
Todos os bancos podem utilizar um sistema de conciliação de cartões, graças aos benefícios que proporcionam ao administrativo da instituição.
Oportunidades: Profissionais que podem atuar no mercado financeiro
O setor de finanças exige muita qualificação dos profissionais que desejam atuar nesse mercado. Para quem desejar construir uma carreira em um banco precisa estudar algumas dessas áreas:
- Administração;
- Ciências contábeis;
- Economia;
- Gestão de Recursos Humanos;
- Ciências Atuariais;
- Gestão financeira.
Existem outras opções que tem relação com finanças e podem ajudar na conquista de uma vaga no banco. Fazer um curso de analista fiscal em sp, por exemplo, pode ser um diferencial no currículo, mostrando ao recrutador em uma seleção que você possui conhecimento em conciliação das contas de impostos.
O setor fiscal é muito importante em qualquer negócio, porque é nele que ocorre a apuração de tributos que estejam direta ou indiretamente relacionados as empresas. Entradas, saídas e Notas Fiscais são alguns dos documentos que os indivíduos que atuam nessa área e que analisam diariamente.
Um ponto interessante é que, estudando ciências contábeis, o profissional pode atuar de maneira independente, montando o seu negócio tendo, por exemplo, ter um escritorio de contabilidade sp centro ou em um local que esteja de acordo com o montante que você possui para investimento.
Um estabelecimento próprio abre oportunidades de ter a sua clientela, que divulgando a qualidade do seu serviço, pode atrair um novo público, gerando lucros e satisfação pessoal/profissional.
Em pequenas empresas, os empreendedores utilizam um software conciliação cartão crédito gratis, que possui as mesmas funções que um sistema usado em uma instituição bancária.
Esse programa auxilia no controle financeiro do negócio e evita problemas relacionados as finanças. Outro ponto positivo é o acompanhamento nas finanças que a pessoa consegue fazer.
A conciliação é tão importante, assim como a contabilidade para instituições financeiras, que deve ser feita por pessoas experientes e capacitadas.
Portanto, a contratação de funcionários dedicados e qualificados, com os investimentos em serviços eficientes são maneiras do banco conseguir boa colocação no setor financeiro e atrair novos clientes.