O marketing e o empreendedorismo: como inovar os negócios
O empreendedorismo é um termo bastante conhecido no mundo dos negócios, sendo usado, principalmente, para definir as atividades realizadas por pessoas que desejam abrir a própria empresa. No entanto, o empreendedorismo é muito mais do que isso.
O termo é de origem francesa, da palavra entrepeneur, que significa “assumir riscos e começar algo novo”.
A derivação da palavra, isto é, “empreendedorismo”, surgiu com o economista Richard Cantillon, no século XVII, que distinguiu o empreendedor do capitalista, como sendo a pessoa que assume riscos e a pessoa que fornece o capital, respectivamente.
Assim, o empreendedorismo passou a ser visto como a capacidade de identificar problemas e oportunidades, assumindo riscos para o desenvolvimento de soluções inovadoras, como forma de criar algo positivo para a sociedade.
Portanto, empreender não é um ato somente de quem deseja abrir um novo negócio, mas também, para quem deseja inovar, desenvolver algo novo e gerar mudanças reais no cotidiano.
Como inovar no empreendedorismo de negócios?
Há várias maneiras de gerar modificações nos negócios. No entanto, é essencial que o empreendedor tenha:
- Planejamento estratégico;
- Plano de Negócios;
- Meta e objetivos;
- Capacidade para assumir riscos.
Esses quatro pilares são a chave para um empreendedorismo de sucesso e, mais, para a inovação.
Isso quer dizer que inovar não significa somente criar novos produtos, tecnologias ou serviços. Mas também, perceber oportunidades e avaliar possibilidades, com o intuito de gerar crescimento dentro de um negócio.
Uma simples ideia, se bem planejada, pode vir a ser um diferencial para a empresa. Por esse motivo, a capacidade de inovar está atrelada à figura do empreendedor, como característica do empreendedorismo.
Inovação e empreendedorismo no mundo online
O avanço tecnológico permitiu, por exemplo, a criação de muitos produtos comercializáveis online, além de incrementar técnicas de marketing e publicidade, que anteriormente, não eram possíveis.
O boom das redes sociais tem especial destaque nesse quesito: com as mídias sociais foi possível criar novos produtos publicitários e, ao mesmo tempo, aproximar os consumidores (técnicas de SAC 2.0) e baratear custos.
Em conjunto com técnicas do marketing tradicional, como o uso de banners, painéis e do display promocional, foi possível inovar na hora de divulgar um determinado produto e/ou serviço, ampliando o público-alvo.
Além disso, a internet em conjunto com as redes sociais foi capaz de criar os e-commerces, que são lojas totalmente online, criando oportunidade de negócio para pessoas que não tinham capital suficiente para comprar ou locar um estabelecimento, por exemplo, bem como para as médias, pequenas e micro empresas.
Isso quer dizer que, uma empresa voltada para a aromatização de ambientes em uma cidade do interior de São Paulo, por exemplo, pode ter a oportunidade de ampliar suas vendas para outras cidades e, até mesmo para todo o Brasil, com a venda online de seus produtos.
Assim, imagine que um aparelho difusor de ambiente produzido à mão por um pequeno empreendedor, pode se tornar um item de consumo de uma loja comercial no shopping da capital paulista.
Ou seja, o online criou diversas oportunidades de negócio, abrindo portas para novos empreendedores. Não somente abrir novas empresas, mas também, incrementar empreendimentos já consolidados, oferecendo muito mais para a sociedade.