O bem-estar pessoal passa por um salão de beleza

O bem-estar pessoal passa por um salão de beleza

Ter um salão comercial bem equipado, com funcionários preparados e prontos para atender o público, requer planejamento e investimento.

São vários pontos que devem ser verificados, e verificados novamente, até que tudo esteja de acordo com a possibilidade de atendimento satisfatório, que faça o cliente voltar e indicar para terceiros.

Para cada comércio, há uma demanda que deve estar de acordo com as normas regulamentadoras de segurança e prevenção de acidentes.

Para poder ter todos os pontos ligados e checados, a contratação de uma consultoria de negócios pode ser um passo importante, pois alguns detalhes podem passar despercebidos por empreendedores, e que podem ser identificados por profissionais capacitados, em cada setor.

Salão de beleza tem público cativo

A área de bem-estar pessoal é abrangente, atendendo clientes de diferentes gêneros, idade e localização. Uma pesquisa de mercado pode apontar as necessidades que um bairro ou um centro comercial têm, e apontar quais os pontos fortes e fracos para estabelecer um salão de beleza, por exemplo.

Montar a equipe de funcionários demanda tempo, assim como a compra de matéria-prima e ferramentas de trabalho, desde as cadeiras desenvolvidas para o corte de cabelo, até o expositor de esmalte para manicure.

Shampoos, condicionadores, gel para cabelo, delineadores para maquiagem, entre muitos outros produtos, devem refletir a qualidade do serviço que o estabelecimento quer passar.

A equipe de funcionários deve ser treinada para atender o público, e isso é um grande diferencial, pois os mesmos devem passar pelo crivo dos clientes, que aprovam e indicam para outros clientes.

A disponibilidade de equipamentos de trabalho, para que os funcionários possam trabalhar de maneira correta, também é essencial. Tesouras, escovas e pentes de cabelo devem ficar à disposição de cabeleireiros e cabeleireiras.

O suporte de esmalte para manicure deve estar próximo das profissionais que vão fazer os trabalhos nas mãos e pés de toda a clientela. Os materiais devem ser:

  • Esterilizados, de acordo com o uso;
  • Descartados, seguindo exigências da vigilância sanitária;
  • Originais e com data de validade dentro do prazo;
  • Atender a diferentes tipos de pele e cabelo.

Cabelos lisos, cabelos enrolados. Pele oleosa, pele seca e pele mista. Os profissionais devem identificar e saber qual o produto mais adequado, para atender de forma correta aos caprichos dos clientes, assim como proporcionar um ambiente alegre e descontraído.

Como por exemplo os apliques capilares, são bastante procurados por homens e mulheres, se seu salão de beleza trabalhar com este tipo aplique, você conquistará um bom público.

Comodidade e bem-estar para os clientes

A disponibilidade de um espaço confortável para os clientes é obrigatório, para que o mesmo sempre retorne a um estabelecimento comercial.

Um ambiente agradável, com temperatura regulada por aparelhos de ar condicionado, televisores com programas voltados para a área de saúde e beleza, pode ser um cenário perfeito, para atrair e agradar a clientela.

Um salão de beleza que tenha uma maquina de cafe expresso e cappuccino chocolate, para que possa se servir à vontade, pode ser o tratamento ideal que o cliente procura.

É claro que os serviços devem ser de acordo com toda a beleza e sofisticação que o espaço aparenta. Por isso, ter profissionais qualificados, com treinamento em técnicas de corte de cabelo, manicure e pedicure, devem ser imprescindíveis.

Acompanhar a moda e os novos modelos de cortes de cabelo, tratamento de unha, e diversificar nas cores do mostruario de esmaltes para manicure também são essenciais.

As estações do ano costumam estabelecer o que está em alta, seguindo tendências internacionais, conforme passa a primavera, o verão, o outono e o inverno.

Estes mostruários devem atender a uma alta demanda, durante o ano todo, e principalmente, em épocas sazonais, como festas e confraternizações de final de ano, e períodos de formaturas.

Casamentos, aniversários e celebrações esporádicas, como bodas, também são motivos para a procura por salões de beleza.

Por isso, estes espaços devem estar equipados, além da máquina de café e chocolate, mas principalmente, com secadores de cabelo, escovas, pentes, gel para cabelo, alisadores e tesouras preparados para atender o maior número de clientes possível.

Localização permite fácil acesso e oportunidades

Os equipamentos devidamente preparados, e contando com profissionais capacitados, um salão de beleza também deve contar com uma localização privilegiada, em que os clientes possam ter acesso facilitado, como estacionamento e ambiente climatizado.

Assim como os estabelecimentos comerciais centralizados, os salões de beleza localizados em centros empresariais e residenciais, devem contar com atrativos diferenciados, como portas para lojas de shopping, que podem ser adaptados, permitindo a entrada e saída de clientes, sem que o mesmo tenha a necessidade de abertura e fechamento.

Estes modelos de portas são acionadas por meio de sensores, que identificam a proximidade de pessoas, e se abrem automaticamente.

Ter uma estrutura totalmente equipada, para o pronto atendimento de clientes, com conforto e segurança, podem ser os pontos que diferenciam empreendimentos comerciais de sucesso, posicionando uma marca à frente dos concorrentes.