Montado um restaurante e expandindo

Montado um restaurante e expandindo

Não é novidade que os bares, quiosques, e restaurante Delivery estão aumentando no Brasil. E não é por menos, segundo dados, esse mercado em 2015 faturou bilhões e em 2016 cresceu cerca de 7,7%, segundo os dados do IFB – Institute Food Service Brasil.

Outro fator que fez com que o número de estabelecimentos alimentícios fossem abertos é a influência de programas de grande sucesso na televisão que despertou quem gostava de cozinhar para ter um próprio negócio.

Porém, não é preciso apenas gostar de cozinhar para tem um restaurante de sucesso, é preciso sempre controlar orçamento à risca, para que seu restaurante não vire um pesadelo.

Para que um restaurante se dê bem é preciso saber alguns pontos chaves para abri-lo, começando com os locais onde pode ser instalado, o tipo de restaurante, a gestão de pessoas, os uniformes profissionais e assim por diante.

Dicas importantes para abrir um restaurante

Como dito é preciso saber alguns pontos-chaves para abertura de um restaurante ou bar. Confira abaixo algumas dessas dicas.

Saiba se empreender na cozinha é para você

Abrir um restaurante é mais do que cozinhar, é também gestar um empreendimento. Muitas vezes a paixão por cozinhar não é suficiente pois a pessoa não tem tino para empreender na cozinha.

Por isso saiba o que te espera. Em restaurantes geralmente não há fins de semana ou feriados e em muitos casos há trabalho a noite.

É preciso estar atento a isso antes de fazer qualquer investimento, seja em sistema de gestão empresarial ou em equipamentos de cozinha.

Observe a burocracia

Um ponto muito importante para quem decidiu seguir na cozinha é formalizar o o empreendimento. E quando se trata de restaurantes é necessário seguir normas sanitárias, que variam de município para município.

Assim, é importante saber quais são essas regras na própria vigilância sanitária e adequar tudo antes da vistoria. Mas, mantenha sempre tudo dentro das normas, desde de uniformes personalizados para empresas até os fornos e fogões.

Analise a região onde o restaurante estará

Conhecer a região é muito importante para que haja uma definição do que seu restaurante oferecerá em produtos e preços.

Isso porque muitos bairros possuem um mix de pessoas com classes diferenciadas e portanto o produto e também o preço se altera por conta dos hábitos de consumo de cada local.

Além disso é preciso também saber quais são os horários que as pessoas saem, vão ao mercado, a noite e assim por diante. Desse modo consegue também definir os horários de abertura do estabelecimento.

Estude os concorrentes e faça um bom marketing

Estudar os restaurantes concorrentes é importante, pois estão a mais tempo e tem um conhecimento do público mais aprofundado, assim, é possível identificar também o que os restaurantes estão oferecendo e como eles fazem a gestão, usando sistema de automação comercial e entre outros.

Pode-se encontrar restaurantes:

  • Por quilo;
  • À la carte;
  • Fast food;
  • Delivery.

Sabendo o que se oferece é possível construir um novo tipo de produto ou serviço que se diferencie desses concorrentes e é por isso que é necessário um investimento em marketing.

O marketing ajuda o restaurante a se posicionar no mercado e impulsiona o faturamento da empresa. Pode-se investir em cartão fidelidade, cardápio, boa posição nas redes sociais e assim por diante.

Um restaurante em expansão

Depois de ter dado certo em um ponto, muitos empreendedores optam pela abertura de um novo restaurante. E para isso é preciso atentar-se à alguns detalhes.

Faça uma pesquisa com o seu público

Faça uma pesquisa com seu público para entender o que acham de um novo restaurante. Além disso, permite saber qual região que eles gostariam que houvesse um restaurante da sua marca.Para que esse formulário seja preenchido ofereça benefícios, sorteios, descontos e assim por diante.

Busque os concorrentes e abra

Faça uma pesquisa de quem são seus concorrentes na nova região, faça uma boa análise do ambiente e então invista em uma boa campanha de marketing e utilize-se de promoções e comece a trabalhar.Ter dois restaurantes exige um cuidado com o orçamento maior, pois há o estoque, e as contratações.

Por isso, tenha um bom planejamento, saiba no que investir como software de automação comercial e outros elementos imprescindíveis para o funcionamento do restaurante.