Como monitorar e melhorar a velocidade da internet na empresa?

by redator 0 Comments
Como monitorar e melhorar a velocidade da internet na empresa?

Você já parou para pensar na importância do teste de velocidade? Já pensou em como sua empresa poderia ser mais produtiva com uma internet mais rápida?

Muitas empresas acabam, hoje em dia, sofrendo com um dos maiores problemas da atualidade: a velocidade da internet. Isso acaba comprometendo, além da produtividade, também a satisfação do cliente.

Quem que gosta de ter que ficar esperando 10 minutos para passar um cartão? Ou pior, que comerciante que gosta de ver o seu pedido atrasado na indústria, porque a internet dela  não está funcionando corretamente?

Essas são situações, que comumente ocorrem no Brasil. Afinal, aqui é um dos países com a internet mais lenta do mundo.

Como é possível monitorar e melhorar a internet?

Já sabemos que a velocidade da internet é fundamental para o sucesso de uma empresa. No entanto, ainda não sabemos como é possível monitorar e melhorar a velocidade dela.

Existem, atualmente, sites que são referência nisso, onde você realiza um teste de velocidade.

Lá é possível saber qual é a velocidade real da internet que você está usando no seu negócio. 

Afinal, nem sempre a internet que foi contratada possui realmente a velocidade que foi prometida.

Além de fazer esporadicamente o teste, também é possível colocar um medidor de velocidade no seu site. 

Isso será um verdadeiro termômetro para acompanhar qual a velocidade real de navegação.

Para negócios online o teste de velocidade é fundamental

As empresas físicas possuem, atualmente, uma grande necessidade de ter uma internet de ponta para satisfazer os seus clientes. Entretanto, as lojas virtuais são as que mais precisam redobrar a atenção para isso.

Para que um e-commerce consiga melhorar suas vendas, ele precisa ter uma rápida navegação. Ninguém gosta de perder muito tempo esperando uma página carregar – isso é um fato para lá de batido.

Também há a questão relacionada ao aumento de visitas. Quando isso acontece, é comum ver alguns sites mais lentos ou, até mesmo, travados. Isso gera uma tremenda insatisfação no consumidor.

São detalhes que precisam ser pensados e repensados para evitar que sua empresa transmita uma imagem negativa para a maioria dos seus clientes. 

É preciso ter em mente, que na internet os concorrentes são mais numerosos e mais eficientes.

A satisfação do cliente precisa estar acima de tudo

Imagine a seguinte situação: o cliente entra no seu site. Ele demora para carregar, porém o cliente continua lá, pois quer comprar um determinado produto. Entretanto, no meio da venda a internet cai.

O cliente fica então sem saber se a venda foi realizada ou não. Repare como essa é uma situação, digamos, frustrante para o cliente. Agora, vamos imaginar que esse mesmo cliente decida realizar uma compra no site do seu concorrente.

Lá ele conseguiu entrar rapidamente. Depois, em poucos cliques, consegue fazer uma compra sem que a internet tenha caído. Você acha que esse cliente vai deixar de comprar no concorrente para voltar a comprar de você?

É bem provável que não. Situações como essa acontecem diariamente na internet, por isso é tão importante monitorar a velocidade. Inclusive, por meio do monitoramento é possível melhorar a velocidade dela também.

Melhorando a velocidade da internet com o teste de velocidade

Por meio do teste de velocidade dá para melhorar a velocidade da internet. As formas variam, indo desde a mudança de provedor até a limpeza de todo o cachê da memória das máquinas que usam a internet.

O que não pode acontecer, porém, é a empresa ignorar esse fato e fazer vista grossa para uma internet lenta. Isso pode comprometer não só o crescimento da empresa no mercado, como também a sua sobrevivência.

Todas as empresas estão buscando se atentar para isso. Hoje, inclusive, os maiores magazines findam parcerias com os melhores provedores de internet, para garantir a máxima satisfação dos seus clientes.

Não há mais espaço para sites com navegabilidade que deixa a desejar. Ou a empresa procura fazer um bom monitoramento da internet, ou ela simplesmente está fora do mercado. 

Por isso, procurar realizar o teste de velocidade, inclusive colocando um medidor no seu site é essencial. Isso garantirá que sua empresa realmente está pronta para competir nesse mercado, cada dia mais agressivo.