Melhorando no desenvolvimento das padarias

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Melhorando no desenvolvimento das padarias

Dados do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) apontam que existem cerca de 70 mil padarias e confeitarias em todo o Brasil.

Elas, por sua vez, são responsáveis por aproximadamente 800 mil postos de trabalho diretos e mais de um milhão indiretos, gerando emprego, renda e ajudando a movimentar a economia do país.

Por mais que este setor também tenha sido impactado pela crise (os dados do ITPC mostram que mais estabelecimentos apresentaram queda do que aumento no faturamento), ele ainda tem seu peso – afinal, itens como pães e doces são de consumo corriqueiro pela população, independentemente do cenário econômico. Assim, há muitas pessoas interessadas em empreender neste segmento.

Porém, o fato de o produto comercializado por ele ser muito procurado não significa que o sucesso será instantâneo.

Assim como no caso de qualquer outra empresa, é preciso muito planejamento e dedicação para que o estabelecimento se consolide no mercado. Confira algumas dicas para isso a seguir:

  1. Conte com uma consultoria para as melhores padarias

Muitos empreendedores afirmam que ninguém conhece seu negócio melhor do que eles mesmos. Por conta disso, boa parte desses indivíduos não costuma ser adepta dos serviços oferecidos por empresas de coaching e consultoria: sob a sua visão, elas não são mais do que um desperdício dos preciosos recursos da corporação.

Isso, porém, não procede: proprietários de negócios – principalmente os de primeira viagem – têm muito a ganhar com este serviço.

Como ele é realizado por profissionais especializados e destacados em seu ramo, ele pode proporcionar insights diferenciados no que se refere a:

  • Gestão financeira;

  • Gestão de estoque;

  • Gestão de recursos humanos;

  • Elaboração do portfólio de produtos.

Por conta disso, quem pesquisa mais a fundo sobre o que é coaching costuma aderir aos serviços. Caso ele seja realizado por um profissional qualificado, o negócio só tem a ganhar.

  1. Compre equipamentos econômicos

Uma padaria sempre precisa de uma série de equipamentos para realizar seus trabalhos. Seja para acelerar o processo de fabricação de seus produtos ou para mantê-los em bom estado de conservação por mais tempo, eles sempre são necessários.

Neste caso, cabe ao proprietário do negócio verificar quais são os modelos mais econômicos do segmento. Por exemplo: o balcão refrigerado para frios está disponível em diversos tamanhos, e, quanto maior a capacidade, maior será o seu consumo energético.

Assim, é preciso verificar a quantidade de produtos que terá que ser armazenada, de modo a não adquirir um balcão cuja capacidade esteja acima da necessária.

Da mesma maneira, é preciso verificar a reputação do fabricante as condições de garantia oferecidas por ele. Por exemplo: caso apresente algum defeito, um expositor de bebidas pode causar diversos prejuízos, até mesmo perda de mercadorias.

Então, é essencial verificar se a empresa que produz o modelo pretendido tem uma boa reputação ou se seus produtos apresentam defeitos constantes.

  1. Tenha uma ficha técnica para seus produtos dentro das padarias

Todos os produtos produzidos e vendidos em uma padaria são compostos por uma série de ingredientes. Logo, é fundamental que o profissional responsável pelo processo conheça e domine a receita.

Contudo, ela, por si só, não é suficiente para garantir a rentabilidade do negócio: quando se trata de uma cozinha profissional, é preciso ser mais minucioso.

Na prática, isso significa que é preciso elaborar uma ficha técnica, documento que, além da receita, prevê as quantidades exatas usadas para um prato. Da mesma forma, ele costuma ser acompanhado de imagens e descrever o aspecto do item quanto ele estiver finalizado.

Na prática, isso significa que o negócio pode exercer um maior controle sobre aquilo que produz, o que é consumido e, consequentemente, seu estoque. Tudo isso sem precisar verificar constantemente o que há no balcão de frios ou na dispensa.

  1. Esteja a par das normas sanitárias

Estabelecimentos que atuam no segmento de alimentação podem representar um risco à saúde pública. Afinal, a venda de um produto contaminado pode causar doenças graves, que podem levar até mesmo à morte.

Por conta disso, os órgãos de vigilância sanitária estabelecem uma série de normas e padrões mínimos de higiene, que devem ser seguidos à risca pelos estabelecimentos.

Deste modo, cabe aos proprietários da padaria familiarizar-se com ele e jamais pegar atalhos em seu cumprimento. Um balcão expositor refrigerado aberto, por exemplo, exige certas práticas de limpeza para não comprometer a saúde dos consumidores: assim, elas devem ser seguidas à risca.