Melhorando a estrutura de acesso para empresas

Melhorando a estrutura de acesso para empresas

Garantir que as empresas tenham um bom funcionamento é algo associado com diversos fatores, uma vez que não apenas os meios de produção devem ser dispostos para os colaboradores, como também uma estrutura minuciosamente planejada e que torna o local seguro, agradável, regular e funcional.

Nesse contexto, pontos a serem trabalhados consiste nas formas de acesso nas empresas, que podem ou não ter relação com outras questões.

Por exemplo, o controle de ponto tem grande importância para a gestão da jornada de trabalho dos colaboradores e de acordo com a legislação, as empresas que apresentam mais de 10 funcionários devem contar com este sistema, seja ele eletrônico, mecânico ou manual.

É uma forma de assegurar que a legislação seja atendida, assim como os dados referentes as horas de trabalho prestadas organizados adequadamente.

Dessa forma, entre os benefícios que podem ser reunidos por meio deste controle, estão:

  • Transparência na organização de dados;
  • Adequação às normas de trabalho;
  • Gestão eficiente da jornada de trabalho e de horas extras;
  • Sistemas precisos.

Conforme apresentado anteriormente, existem modelos variados de relógios de ponto, como os que operam com biometria, marcações manuais e o cartográfico, que corresponde a um modelo mecânico.

É interessante abordar a respeito do relógio que opera com biometria, que trata-se de uma opção de ponto eletronico, pois além de permitir o acesso dessa forma, também pode operar por meio de cartão individual.

Muitos modelos também contam com a bobina para relógio de ponto para atender a necessidade deu uma impressão de um ticket que registra informações como a data e o horário em que o colaborador bateu o ponto.

Essa é uma forma de proporcionar que o funcionário também tenha o controle de sua jornada de trabalho.

Naturalmente, uma vez que existem diversos modelos, a bobina certa pode variar, por exemplo, existem alternativas de impressões duráveis com bobinas de 50 metros, o que possibilita a impressão em cerca de mil tickets.

Já em outras alternativas, bobinas em torno de 300 a 500 metros de comprimento são aplicadas, tudo dependerá não apenas da versão do relógio, como também da demanda a ser atendida na empresa e a regulamentação.

O papel do cartão de proximidade para o acesso

O acesso empresas possui grande relação com controle do fluxo de pessoas e consequentemente com a segurança.

Diversas alternativas podem ser exploradas para otimizar este cenário, como o cartão de proximidade, que corresponde a uma tecnologia amplamente utilizada para o acesso geral dos funcionários ao local e também para restringir determinadas áreas.

Esse processo pode ser realizada por meio de diferentes sistemas como leitor de cartões e/ou catracas.

Além da alternativa de somente aproximar o cartão para que os dados sejam identificados e o acesso bloqueado ou liberado, também é possível encontrar procedimentos que exigem a inserção do cartão em uma abertura no aparelho ou no deslizamento, sendo essa segunda alternativa muito comum em catracas.

De qualquer forma, pode apresentar grande agilidade e precisão para o controle, pois os cartões apresentam os dados necessários de cada usuário.

Por mais que existam algumas distinções entre os modelos de cartões existentes e de leitores, muitos sistemas consistem na operação por meio de radiofrequência (RFID), no qual ocorre a implantação de um chip no material de fabricação do cartão.

Este item apresenta um código numérico detectado pelo aparelho de acordo com a proximidade do cartão e os dados necessários são identificados.

Comumente esses cartões correspondem aos crachás e por mais que de maneira geral apresentem grande durabilidade, é fundamental que seja guardado manuseado com cautela para evitar o comprometimento de sua vida útil.

Frequentemente as empresas oferecem acessórios para otimizar o acesso de proximidade, como cordões e itens de fixação.

Os benefícios do sistema ERP para as empresas

Se pode observar que o controle é um elemento de grande importância nesse contexto e além de estar relacionado com aparelhos que contribuem de forma direta para o acesso aos locais, também está associados com a gestão empresarial, afinal, o planejamento adequado dos recursos é fundamental para qualquer tipo de negócio.

Uma aplicação que é muito ampla nesse contexto recebe o nome de sistema de gestão empresarial ERP, que pode ser integrado com outros softwares ou separado em módulos para favorecer justamente o controle, como de produção, finanças, recursos humanos e marketing.

Uma vez que é possível alcançar a otimização da eficiência administrativa, diversas vantagens podem ser obtidas para o negócio como um todo, como a integração e disponibilidade ágil de dados, flexibilidade e estrutura modular, que pode viabilizar a implantação de forma gradual em alguns setores por vez.

Conforme se pode observar, hoje em dia é possível encontrar as mais diversas maneiras de garantir uma boa gestão e controle nas empresas.

Por essa razão cabe a cada empreendedor identificar quais são as alternativas mais favoráveis para serem incorporadas em seu negócio, principalmente para que o local possa ser agradável, funcional e seguro.