Materiais que são imprescindíveis para o negócio
Com o crescimento da especialização no ramo da gastronomia, muitos pequenos e grandes empreendedores têm apostado em investir no seu próprio negócio, abrindo um restaurante, barzinho ou lanchonete.
Mas, lidar com o ramo de alimentos não é tão simples e envolve bastante dedicação e principalmente higienização dos alimentos que serão servidos para o cliente.
Devido o crescimento desses mercados, já que as pessoas precisam se alimentar e até mesmo descontrair, esse artigo trará algumas dicas de materiais que são imprescindíveis para o seu negócio!
Equipamentos para sua cozinha
Uma cozinha industrial, para funcionar corretamente precisa estar bem equipada. Isso se dá por meio da aquisição de equipamentos eficientes, modernos além de boas instalações no local.
Esses equipamentos serão responsáveis pelo preparo dos alimentos, assim como sua refrigeração e armazenamento de modo seguro e confiável.
Para quem deseja trabalhar com a venda de alimentos deve seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que é órgão fiscalizador tanto do espaço em que a cozinha está instalada assim como a qualidade dos alimentos.
Por isso, vale a pena investir em materiais que apresentem boa qualidade. Um deles é o balcão refrigerado, que geralmente pode ser adquirido em aço inox.
Com isso, o equipamento consegue refrigerar corretamente seus alimentos e ainda é de fácil limpeza, e instalação.
Além disso, existem outros tipos de equipamentos para restaurante, por exemplo:
- Coifa;
- Estufa;
- Equipamentos de preparo (batedeira, liquidificador, entre outros);
- Fogão industrial;
- Freezer;
- Geladeira.
Boa parte dos equipamentos que estarão em sua cozinha dependerão do ramo alimentício que você trabalhará.
Por exemplo, para quem abrirá uma pizzaria, é importante pensar em tipos de fornos (como lenha ou gás), mas para quem trabalhará com confeitaria ou comida japonesa, a necessidade desse equipamento pode não ser tão importante.
Para quem trabalha com bares e vendas de bebidas, que podem ser alcoólicas ou não, é interessante adquirir um expositor de bebidas.
Esse expositor abriga as bebidas de forma segura e visível, dando liberdade ao cliente de escolher a bebida que ele deseja ingerir.
O mais interessante é que existem diversos modelos de expositores disponíveis no mercado e cabe ao proprietário decidir aquele que lhe agrada mais, para o seu restaurante ou bar.
Ainda sobre a importância da conservação dos alimentos, assim como para resfriar bebidas, é importante ter uma estufa refrigerada pequena.
No caso da estufa, em específico, existem restaurantes que apostam na sua própria produção de legumes e vegetais. Isso é importante, porque produções caseiras acabam agregando maior valor ao prato, assim como mais qualidade, por servir alimentos orgânicos e livres do uso de agrotóxicos.
Nova modalidade de negócio: o buffet
Uma nova forma de renda para diversos restaurantes é utilizar o buffet, um serviço que serve alimento com um determinado tema, a depender do dia.
É comum que os restaurantes utilizem essa modalidade, que também está presente durante eventos, como casamentos e festas de aniversário.
Mas, para trabalhar com essa modalidade, a cozinha precisa estar equipada com os acessórios corretos e além disso, existem materiais específicos nos quais os clientes podem se servir.
Um exemplo interessante é a pista fria para buffet, no qual, os alimentos podem ser colocados sem que estraguem. No caso da pista fria é possível colocar frios, doces, e refrescos para os convidados do evento ou clientes do seu restaurante.
Para quem trabalha em um buffet, os cuidados com higienização dessas bancadas precisam ser reforçados, pois os funcionários lidarão diretamente com os cliente se é importante contar com uso de luvas e tocas.
Personalização dos objetos: uma contribuição para divulgação
A personalização dentro de uma empresa é importante por ajudar a trazer uma linguagem única para a instituição, além de conseguir atrair maior visibilidade dos clientes.
Um dos mecanismos utilizados na personalização é incorporar a todos os materiais na loja ou restaurante, o logotipo da empresa. Desde uma sacola, papel até mesmo no abadá customizado para os funcionários é possível contar com a personalização.
Muitas empresas têm apostado no uso de uniformes para os funcionários com o objetivo de trazer maior credibilidade para a empresa e ainda, contribuir para a divulgação da marca, por meio do uso do logotipo e cores que caracterizem à empresa.
Investindo nesses segmentos tanto da boa aquisição de materiais, como em uma boa divulgação, o seu restaurante terá uma excelente demanda de clientes.