Máquinas de assar frango e suas características
A indústria e comércio de alimentos tem crescido muito, principalmente quando nos referimos a alimentos de grande escala, como os produtos que derivam do trigo, o ovo e a carne, tanto vermelha como a de frango.
Assim, por exemplo, as granjas que antes eram lugares não muito limpos e também tinham pouco cuidado com os processos com os animais, ganharam ventilador para granja de frango, evitando a proliferação de doenças pelo ar.
Tudo isso que foi falado diz respeito a indústria que produz a matéria-prima. Depois, tudo vira material para um outro tipo de negócio, que é o comércio.
E é justamente no comércio que é sentido o aumento nos empreendimentos que vendem comida.
Entendendo o negócio e as máquinas
Esse tipo de modelo de negócio vem crescendo porque a preparação do frango para ser assado demanda pouca especialização e também demanda pouco preparo em outros tipos de elementos.
A máquina de assar frango pode ser encontrada em restaurantes, porém, há também empreendimentos que são especializados em vender frango e carnes assadas.
O intuito de se trabalhar com frangueira (um nome dado a máquina de assar frangos) é de apresentar aos cliente a opção de uma carne barata e gostosa para aqueles que estão com vontade de comer um bom frango assado.
Além do mais, o trabalho com a máquina de assar frango não é complexa, sendo preciso preparar o tempero, colocar na máquina, monitorar e tirar da máquina quando for solicitado.
Assim, os negócios com máquina de assar frango são:
- De baixo investimento;
- Retorno certo;
- Opção viável para pequenos empreendedores;
- Matéria-prima relativamente mais econômica.
Modelos de máquinas de assar frango
Para começar esse negócio é preciso saber quais são as máquinas de frango disponíveis no mercado.
De modo geral, há dois modelos principais de estruturas que você pode encontrar para as máquinas de assar frango.
Uma delas possui uma estrutura chamada de barco aluminio, que é feita de alumínio. Já a outra e a mais usada que é feita de aço inox, por justamente ajudar na limpeza, por conta que o assamento produz muita gordura.
Em sua maioria, as máquinas possuem portas de vidro temperado e podem funcionar tanto a gás de cozinha, como de forma elétrica. É muito mais fácil de se encontrar em funcionamento as elétricas.
Existe um modelo de aço inox escovado intitulado máquina de assar frango 70 kg. É um equipamento completo, com espetos que giram (em alguns casos possuem uma hélice de alumínio que permite que a temperatura do forno se espalhe de forma mais uniforme), termômetro para controle da temperatura e coletores de gordura.
O outro modelo que é muito usado é a máquina de 6 espetos. Esse modelo pode assar em grande quantidade, podendo ser acoplados nos espetos cerca de trinta frangos.
Antes de escolher, é melhor procurar saber de gente que já usou a máquina, como que é seu andamento e se vale a pena investir em uma mais completa ou em uma mais simples que assa em grandes quantidades.
Funcionamento das máquinas de assar frango
As máquinas de assar frango possuem um funcionamento simples. Os espetos são giratórios, que podem ser tanto manuais como automáticos, sendo este último o mais vendido, apesar de ter um preço mais elevado.
Isso porque para quem quer vender em grandes quantidades não e possível ficar cuidando de diversos frangos manualmente, dessa forma as automáticas otimizam o processo.
Além disso, os frangos são assados por meio de alta temperatura, promovida por placas dentro da máquina. Essas placas são chamadas de queimadores de frangueira.
O queimador de frangueira é o equipamento que tem que sempre ser visto, pois ele que garante que o frango asse de maneira uniforme.
Quase sempre as máquinas possuem mais de um queimador, tudo dependendo do modelo na qual se vai investir.
Assim, entendemos melhor como funciona esse mercado e como são importantes as máquinas de assar frango para isso.