Saiba alguns itens para montar a sua cafeteria
Pese às dificuldades em se abrir e manter um negócio no Brasil, empreender é um dos grandes sonhos da população economicamente ativa do país, nem que seja para abrir uma cafeteria.
Seja para ter ganhos financeiros maiores, mais flexibilidade de horários ou qualidade de vida, ser dono do próprio estabelecimento está entre os sonhos de muita gente.
Boa parte destas pessoas costuma abrir estabelecimentos com os quais se identificam, para que o trabalho lhes dê prazer.
Por conta disso, abrir locais descontraídos, como um café, é o que muitos pretendem.
Entretanto, o que estes empreendedores em potencial não consideram é o fato de que a abertura de um estabelecimento destes moldes exige planejamento e trabalho duro como qualquer outro.
Além disso, existe a necessidade de se contar com uma série de itens – que, por sua vez, exigem um investimento considerável.
Confira alguns deles a seguir:
Um bom ponto
O ponto comercial onde o negócio funcionará tem muita influência sobre as suas chances de sucesso ou de fracasso.
Afinal, um café pequeno em uma rua pouca movimentada tem uma clientela em potencial muito mais baixa do que um negócio que funciona em uma via com grande circulação de pessoas.
Por conta disso, a escolha de um bom local é algo que não deve ser relegado ao segundo plano.
Por mais que isso leve meses, o empreendedor só deve fechar o contrato de aluguel de espaço comercial quando se sentir 100% seguro a respeito do local em questão.
No caso de estabelecimentos de gastronomia, há uma particularidade importante: é preciso que haja um espaço adequado para a cozinha.
Caso ela seja muito apertada, isso pode prejudicar o trabalho da equipe, o que acarretará em pratos de má qualidade.
Máquina de café
O nome já diz tudo: quem vai a uma cafeteria quer, mais do que tudo, beber um bom café.
Por mais que a escolha de um grão de qualidade seja importante, também é fundamental que o líquido seja preparado em uma máquina de café para bar de qualidade.
Assim no caso da escolha do ponto, é fundamental pesquisar a respeito das marcas de mais renome no mercado, seu mecanismo de funcionamento e seus diferenciais.
Além das características do equipamento em si, é importante analisar outros fatores, tais como:
-
As condições da garantia;
-
A disponibilidade de peças para o reparo;
-
A facilidade para higienizá-la;
-
A durabilidade da máquina.
Vale ressaltar que um equipamento do tipo tem um custo muito mais alto do que uma cafeteira doméstica.
Entretanto, o investimento vale a pena: muitos aparatos contam com outras funções além de passar o café, como a vaporização do leite.
Da mesma forma, ao fazer a compra da máquina, é importante já saber se o estabelecimento vai comprar o café em grão ou moído.
Caso o proprietário do negócio prefira a primeira opção, é interessante procurar por um aparato que tenha um moedor de café embutido.
Assim, o pó usado no preparo da bebida será sempre fresco, algo muito importante para a qualidade da bebida e a satisfação do cliente.
Itens decorativos para cafeteria
Além de um bom café, quem visita uma cafeteria também procura por um ambiente agradável, com uma decoração bem projetada.
Por conta disso, é interessante trabalhar com um profissional da área (como um designer ou arquiteto de interiores) para que o local exale profissionalismo.
Uma maneira de simplificar esta tarefa é trabalhar com um tema.
Por exemplo: um café de inspiração francesa pode contar com ícones deste país na decoração, além de pratos típicos da França no cardápio para acompanhar os cafés.
Contudo, também é preciso considerar que alguns elementos do ambiente não terão função decorativa, mas funcional.
Uma placa de banheiro interditado, por exemplo, serve apenas para alertar os frequentadores de que o espaço não pode ser usado naquele momento.
Fornecedores de qualidade
Por último, mas não menos importante, é fundamental que os proprietários do estabelecimento se empenhem em fechar contratos com fornecedores de renome.
E isso não vale só para o café: todas as matérias-primas dos pratos vendidos também têm que ser de qualidade.
Vale ressaltar que isso não influencia apenas a qualidade do que é servido, mas também as rotinas de gestão do negócio:
Fornecedores conhecidos no ramo costumam ser pontuais com as entregas, evitando a falta de itens no cardápio.