Itens para infraestrutura de escolas

by redator 0 Comments
Itens para infraestrutura de escolas

O simples fato de uma escola ser particular não costuma ser o suficiente para conquistar novos alunos: é fundamental que ela tenha uma boa infraestrutura.

Devido ao fato de que a educação pública brasileira costuma deixar a desejar, pais e mães com condições financeiras costumam matricular seus filhos em estabelecimentos particulares.

Isso não vale apenas para o ensino regular, como, também, para o de idiomas, instrumentos, entre muitos outros conhecimentos.

Desse modo, além do ambiente ficar mais organizado e profissional, os professores terão um espaço melhor à disposição para realizar o seu trabalho.

Quer saber mais a respeito da infraestrutura ideal para escolas? Então continue lendo e confira alguns itens fundamentais para tais estabelecimentos:

  1. Itens de acessibilidade

Há alguns anos, era comum que edifícios, tanto públicos quanto privados, não tivessem nenhuma preocupação com a acessibilidade. Por conta disso, itens como plataformas, rampas e pisos táteis eram algo raro de se ver.

Entretanto, nos últimos anos, isso mudou. Com a promulgação do Estatuto da Pessoa com Deficiência (‎Lei 13.146/2015), foram criadas uma série de exigências tanto para edifícios públicos quanto privados.

Além disso, as escolas têm uma particularidade: boa parte das mães e pais querem que o estabelecimento não transmita a seus filhos apenas conteúdo acadêmico, como, também, valores.

Assim, contar com itens que tornem o local acessível faz com que alunos portadores de deficiência possam estudar no estabelecimento sem maiores problemas, o que estimula a empatia e a valorização da inclusão. Por conta disso, é interessante que a escola invista em itens como:

Tais itens permitem que as pessoas portadoras de deficiência se desloquem sem maiores problemas pelo local, reduzindo os constrangimentos e preservando a sua autoestima.

Outro item essencial para as escolas de todos os lugares sem dúvida são os bebedouros, as escolas devem oferecer água natural ou gelada para os alunos, principalmente em tempos de verão, por isso os bebedouros escolares são tão importantes. Para garantir a saúde com água natural e potável é fundamental disponibilizar este item.

  1. Equipamentos de projeção

Atualmente, crianças e jovens têm cada vez mais fontes de distrações: um simples smartphone conectado à internet é capaz de levá-los para longe do conteúdo de uma aula.

Por conta disso, é fundamental que toda e qualquer escola pense em maneiras diferentes de transmitir o conteúdo, captando a atenção dos alunos e garantindo que eles não se dispersarão com tanta facilidade.

Entre os itens que podem ser usados com essa finalidade, está o retroprojetor. Trata-se de um aparato que pode projetar uma imagem de grandes dimensões a partir de uma lâmina, o que, por sua vez, permite que os alunos a visualizem com muito mais proximidade.

Com isso, eles podem interagir mais com o conteúdo da aula, aumentando a quantidade de informação absorvida e garantindo que sua experiência será melhor.

Todavia, é preciso levar em consideração que a compra do projetor em si não é o suficiente: também é necessário que haja alguns acessórios para que ele funcione bem.

Um suporte projetor teto, por exemplo, é fundamental: ele permite que o equipamento esteja sempre na posição certa para o uso, além de evitar que ele caia e sofra danos.

Além disso, por mais que as imagens possam ser, tranquilamente, projetadas em uma parede, também é interessante que haja uma estrutura projetada especificamente para receber as imagens, como uma tela de projeção retrátil: assim, sua qualidade terá um incremento considerável.

  1. Equipamentos de segurança de uma infraestrutura

Quando pais e mães deixam seus filhos na escola, sua principal expectativa é que eles estejam seguros. Por conta disso, a presença ou a ausência de itens de segurança costuma ser um dos principais fatores que os levam (ou não) a fazer a matrícula.

Consequentemente, esse é um fator que deve ser analisado criteriosamente pelos proprietários do estabelecimento. Felizmente, itens fáceis de se encontrar, como câmeras de segurança, sensores de presença e ferramentas de controle de acesso para alunos costumam dar conta da tarefa.

Apesar disso, é fundamental se assegurar de que eles estão instalados corretamente: do contrário, seu funcionamento ficará comprometido. Felizmente, isso é relativamente simples: um suporte de parede, por exemplo, é o suficiente para manter tais itens firmes no lugar.

Da mesma maneira, no caso das câmeras, recomenda-se instalá-las em espaços iluminados e de uma forma que não haja pontos cegos, de modo que a qualidade das imagens proporcionadas seja alta.

Por último, mas não menos importante, também é fundamental comprar todos esses objetos de fornecedores de confiança. Do contrário, pode ser que eles funcionem justamente quando são mais necessários, o que, por sua vez, prejudica a segurança da escola.