Conheça itens essenciais para a sua loja de chinelos

by redator 0 Comments
Conheça itens essenciais para a sua loja de chinelos

Por mais que as mercadorias produzidas sejam diversas, há um estilo de calçado que está entre os mais populares entre os brasileiros: o chinelo.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a indústria brasileira do segmento produziu pouco mais de 900 milhões de pares de sapatos ao longo do ano de 2017, representando um crescimento de 1% em relação ao período anterior.

A cultura descontraída do país, bem como as altas temperaturas que se prolongam durante praticamente todo o ano no país, em boa parte do território nacional, fazem com que todos tenham ao menos um par.

O estilo é tão popular que algumas marcas brasileiras são tidas como referência mundial na produção deste artigo.

Por conta disso, empreender neste segmento pode ser uma boa opção para quem sonha em abrir o próprio negócio.

É possível tanto vender pares pré-prontos, em larga escala, quanto trabalhar com personalização conforme os gostos do cliente, trabalhando direto com o consumidor final.

Independentemente disso, um negócio que trabalha com essa mercadoria precisa contar com alguns equipamentos específicos, usados para deixar a produção mais eficiente. Confira alguns deles a seguir:

Facas para fábrica de chinelo

As facas para fabricação de chinelos estão entre os itens mais básicos para produzir estes calçados.

Semelhantes às facas gráficas, elas têm o formato exato do calçado, cortando uma porção do material com as dimensões ideais para a sua confecção.

Por conta disso, há uma para cada tamanho. Caso um novo design seja desenvolvido, também será preciso criar uma nova faca para ele.

Além das facas em si, é preciso contar com um equipamento para operá-las de modo automático, aumentando tanto a segurança quanto a produtividade da fábrica.

No caso, é preciso contar com uma máquina de corte e vinco específica para chinelos, que pode ser comprada até mesmo pela internet.

Impressora térmica para estampas em um chinelo

Um dos motivos que tornou os chinelos brasileiros famoso mundo afora foi a grande variedade de designs e estampas disponíveis no mercado.

As cores e os desenhos criativos foram um diferencial importante, pois nenhuma outra indústria investiu tanto neles quanto as do Brasil.

Para que eles ganhem vida, é preciso contar com outro equipamento específico: uma impressora termica específica para chinelos.

Como o seu próprio nome diz, o papel desta máquina é aplicar as estampas no material usado para fabricar os calçados.

Vale ressaltar que as estampas podem ser um poderoso diferencial de mercado para um negócio.

Pode-se, por exemplo, trabalhar com edições limitadas e/ou temáticas, como de datas especiais ou de grandes eventos. Trata-se de uma estratégia comum no mercado, que costuma alavancar as vendas nesses períodos.

Impressora para fita

As estampas, porém, não são as única maneira de diferenciar ou customizar o calçado: também é possível adorná-lo com outros elementos, como uma fita.

É algo que funciona bem, principalmente, em estabelecimentos que vendem diretamente ao consumidor final, já que ele pode montar seu calçado da maneira que preferir.

Contudo, as próprias fitas podem ser customizadas, basta contar com os equipamentos corretos. Neste caso, é preciso usar outro tipo de impressora, específico para este material.

Entre todos os tipos de fitas, a ribbon Argox é uma das mais usadas no setor. Disponível em diversas cores e modelos, ela pode ser customizada com a ajuda da impressora de mesmo nome.

Ela, por sua vez, pode ser adquirida em praticamente todos os estabelecimentos especializados nesse tipo de equipamento.

Equipamentos para embalar

Por fim, após produzir os chinelos, a fábrica tem que fazer com que eles cheguem aos compradores, sejam eles revendedores ou consumidores finais.

Mas, não é só isso: os artigos têm que chegar até eles em bom estado. Assim, é fundamental elaborar embalagens de qualidade, o que pode ser feito com:

  • Caixas de papelão;
  • Plástico bolha;
  • Fita phoenixpara o fechamento da embalagem;
  • Sacolas personalizadas, caso a venda seja para o consumidor final.

Além disso, no caso das fábricas, é interessante investir na automação do processo de embalagem. Já há equipamentos disponíveis no mercado que agilizam o procedimento, exigindo pouca – ou nenhuma – intervenção humana.

Mostradores de chinelo

Caso o estabelecimento faça a venda diretamente para o consumidor final, também é fundamental saber exibir os produtos no interior da loja.

No caso, é importante contar com mostradores, que devem ser mantidos sempre iluminados e organizados, de modo a valorizar as mercadorias.