Impressão 3D e mais serviços da comunicação visual

Impressão 3D e mais serviços da comunicação visual

A impressora 3d é um dispositivo relativamente novo no mercado, mas que trouxe uma revolução significativa para vários setores, principalmente no ramo da construção civil, permitindo a criação de objetivos 3D sólidos com base em modelos totalmente digitais.

O processo é bem complexo porque conta com a sobreposição de várias camadas de material, porém, o processo é autônomo desde que programado corretamente no software que repassa o comando para a impressora.

Os mercados emergentes para a impressão 3D.

Desde o final de 2016, que foi quando as impressoras se popularizaram, vários mercados sofreram reviravoltas – a maioria deles de forma positiva -, as empresas estão se preocupando em inovar com o serviço de impressão 3d para atingirem a ponta dos seus setores.

Entre os principais estão:

  • O mercado de suprimentos hospitalares;

  • O mercado de comunicação;

  • O mercado agrícola;

  • O mercado da tecnologia em geral;

  • A engenharia.

O setor hospitalar está contando com aparelhos modernos feitos em impressoras 3d que substituem equipamentos mais antigos, ou até fazendo uma releitura de aparelhos atuais, como próteses, réplicas de órgãos, ossos além de auxiliar na produção de medicamentos.

O setor agrícola tem contado com diversas ferramentas novas para tratamento de alimentos, irrigação, adubagem e colheita, trazendo benefícios para os produtores e também para os consumidores, afinal com o processo de cultivo sendo facilitado, o alimento chega mais fresco nas mesas.

Já o mercado tecnológico é o que tem ganhado mais com as inovações da impressão 3D, uma vez que, praticamente, todos os setores foram impulsionados economicamente.

Com o surgimento de empresas especializadas em criar softwares específicos e na venda das impressoras para o público comum, algo que vale o investimento pois comprar filamento 3d (material necessário para a fabricação de qualquer produto na impressora) é algo fácil hoje em dia, seja via internet ou até em lojas especializadas.

A engenharia, principalmente para a construção, tem sido setor pioneiro em inovar dentro desse mercado por casar cálculos complexos dentro do software e criar objetos com funções incríveis.

O que fazer com um produto desses depende mais da imaginação do que de outros fatores. Além de ser algo divertido, pode ser produtivo.

Comunicação visual na briga pela inovação 3D.

Se uma empresa de comunicação visual souber aproveitar os benefícios será possível atingir novos públicos, principalmente porque o processo de fabricação é fantástico.

Várias empresas estão usando como forma de marketing expor que utilizam essa nova tecnologia para proporcionar para seus clientes uma imersão maior nos seus serviços e a possibilidade de ter objetos com mais detalhes e precisão.

Segundo o site inforchannel, no primeiro trimestre de 2017 o mercado de impressoras 3d obteve um crescimento de 16%.

O totem é o material predileto das empresas que utilizam essa máquina para marketing, divulgação e sinalização de ambientes internos, isso por se tratar de um produto altamente versátil e dinâmico, que pode ser configurado para as mais variadas funções.

Assim, ele é um produto personalizável que se tornou muito popular por representar o vínculo empresa-cliente de forma rápida e visual, sendo geralmente um painel vertical, destacando a identidade da marca, serviço ou produto, assim centralizando a atenção do público.

Pode ser constituído de vários materiais como: aço inox, acrílico, PVC e chapa galvanizada. O que irá constituir depende muito do que a comunicação visual pretende entregar ao seu público. Dessa maneira, cada detalhe deve ser pensado.

Quem não é visto não é lembrado?

É comprovado que as pessoas hoje em dia compram por emoção e não, especificamente, por necessidade.

Criar um vínculo emocional com o cliente é o desafio do marketing nesse ano. Pensando nisso o totem é uma opção chave para criar essa empatia, tendo o poder de transparecer a empresa em um objeto ou até mesmo dando uma cara “humanizada” para a empresa.

A relação cliente-serviço fica mais próxima de uma interação humana, o que desperta um sentimento de apego, coisa primordial para fidelizar e fazer com que o cliente retorne.

Ficou claro que a impressora 3d é um objeto ainda em ascensão no mercado, pouco explorado e ainda com muita abertura para inovação e criação, principalmente nos mercados que lidam com público. Mas que também pode ser utilizado para diversão, imaginar a família no domingo se divertindo ao criar objetivos diversos, que é algo praticamente mágico.