Importantes equipamentos para pequenas e grandes empresas

Importantes equipamentos para pequenas e grandes empresas

Independente do porte da empresa, seja ela pequena ou grande, com somente alguns ou muitos funcionários, existem alguns equipamentos que são indispensáveis para um bom funcionamento da empresa e para garantir conforto, segurança e produtividade aos funcionários.

Trabalhar em um ambiente que oferece conforto e segurança contribui para o aumento da produtividade dos colaboradores e, consequentemente, trazendo ganhos para a empresa.

E esse bem-estar e segurança vai desde a instalação de uma fechadura de segurança para porta, por exemplo, até atividades de descontração, palestras, sessões de massagens, exercícios de alongamento, premiações, entre outros.

Todas essas iniciativas ajudam a melhorar o relacionamento entre os funcionários, assim como o relacionamento entre empresa e o funcionário.

A empresa que opta por fazer a instalação ar condicionado consegue proporcionar um ambiente muito mais agradável aos colaboradores, deixando-os mais dispostos.

Um dos motivos que faz com que as organizações invistam mais nesse lado humano é o de que um colaborar que se sente bem no ambiente de trabalho consegue produzir de forma muito mais satisfatória do que aquele que é infeliz naquele lugar.

Essa produtividade envolve tanto aspectos qualitativos, como melhoria no relacionamento, melhor atendimento ao cliente, motivação, assim como aspectos quantitativos, que abrangem o aumento do número de vendas, diminui os desperdícios no ambiente de trabalho, evita acidente, entre outros.

A empresa que investe em um ambiente favorável para os seus funcionários consegue retê-los e até atrair outros novos talentos. Isso porque as pessoas não buscam um emprego só visando o salário em si, mas também os benefícios que a empresa oferece.

Entre os benefícios, pode-se citar: ambiente de trabalho, a forma de relacionamento entre os colaboradores, segurança, estimulação profissional, entre outros fatores.

A preocupação com a saúde dos colaboradores é outro ponto que deve ser levado em consideração, pois muitas empresas sofrem grandes impactos no fim do mês devido a quantidade de faltas de alguns colaboradores por motivos pessoais, doenças e acidentes.

Sendo assim, a melhor forma de se precaver de tudo isso é oferecendo um ambiente agradável para os funcionários. A instalação e manutenção recorrente dos equipamentos utilizados pelos funcionários é fundamental para garantir segurança e eficiência do trabalho prestado.

Uma fechadura bem segura também torna o ambiente de trabalho mais seguro, além de proteger também a empresa, evitando assaltos, por exemplo.

Contratar uma Empresa de instalação de ar condicionado que oferece manutenção frequente também é um item a ser levado em consideração.

Para que serve o relógio de ponto

O controlador de acesso ou relógio de ponto é um dispositivo que tem como principal objetivo fazer o controle da quantidade de horas trabalhadas pelo colaborador de uma empresa, por meio do controle do horário de entrada e saída dele, incluindo os intervalos.

Antigamente, o relógio de ponto funcionava por meio da inserção do cartão de ponto de cartolina que continha as informações de horários.

A partir dele, com a checagem da hora de entrada e saída, o departamento de recursos humanos consegue calcular quantas horas foram trabalhadas por dia.

Com o passar dos anos e avanço da tecnologia, os modelos mais antigos de relógio de ponto foram sendo substituídos e modernizados.

Uma empresa de relógio de ponto pode oferecer modelos como os de biometria, que garantem ainda mais segurança nesse controle, mas é importante verificar como elas oferecem a manutenção de relógio de ponto. Eles podem ser associados a uma fechadura eletronica.

Entre os benefícios oferecidos pelo relógio de ponto estão:

  • Segurança;
  • Praticidade na marcação e registro;
  • Maior controle da jornada de trabalho;
  • Otimiza o trabalho do recursos humanos;
  • Reduz as ações trabalhistas;
  • Redução de custos.

Segurança nas empresas de produtos químicos: Quais equipamentos utilizar?

Os equipamentos de proteção individual, mas conhecidos como EPI’s são fundamentais para prevenir riscos e e garantir a integridade física do colaborador durante o desempenho de seu trabalho.

Todas as empresas devem se preocupar com os direitos dos trabalhadores e se atentar as normas de segurança regulamentadas pelo Ministério do Trabalho.

Empresas que mexem com armazenamento, transporte ou manuseio de produtos químicos, por exemplo, precisam ter alguns equipamentos essenciais, que protegem o empregador de acidentes, ferimentos e até graves doenças que podem ser provocadas pelo contato direto com produtos químicos.

Para evitar a intoxicação por motivos de inalação de produtos químicos, o uso de respirador é fundamental. As luvas evitam o contato direto das mãos com o produto manuseado, enquanto os óculos protegem os olhos de possíveis respingos dos produtos.

O creme deve ser aplicado em todas as áreas do corpo que ficam expostas, protegendo contra queimaduras. Outros itens indispensáveis são: capuz e protetor facial, avental e outras roupas apropriadas.