A importância da internacionalização de uma empresa

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A importância da internacionalização de uma empresa

A internacionalização de uma empresa é uma atividade que visa garantir que um produto fabricado em um determinado país possa se adaptar rapidamente às condições do mercado onde não é produzido e desenvolvido. 

Nas características modernas das relações de mercado, a internacionalização é simplesmente necessária.

Se o seu sonho for abrir empresa nos Estados Unidos, continue lendo sobre a internacionalização.

Benefícios da internacionalização para abrir empresa nos Estados Unidos

Antes de começar a lançar um novo produto no mercado, o empresário imediatamente coloca a questão de onde, como e para quem ele produzirá o produto.

Além disso, também há uma compreensão de qual mercado o produto será lançado, apenas local ou internacional. 

Abrir empresa nos Estados Unidos oferece ao empreendedor uma série de vantagens:

Ciclo de vida do produto

Se o mercado começar a declinar na demanda por produtos manufaturados, devido à entrada no mercado internacional, é possível estender o ciclo de vida de um produto, além de suavizar a aparência de flutuações acentuadas na demanda. 

Reputação da empresa

Aumente a reputação da empresa em nível local, devido à fama internacional, além de se estabelecer no exterior. 

Há uma oportunidade de economizar em pesquisas de mercado local e obter um efeito maior nos mercados estrangeiros. 

Experiência 

Adquirir experiência da empresa na área do mercado internacional, além da oportunidade de melhorar as qualificações dos funcionários da empresa, por meio de ferramentas de treinamento internacionais. 

A obtenção de moeda estrangeira proporcionará uma oportunidade para aumentar o nível de liquidez dos ativos da empresa. 

Aumento dos indicadores 

Em geral, a entrada no mercado internacional levará a empresa a aumentar todos os indicadores financeiros, em particular o crescimento dos lucros e ativos da empresa; além de aumentar o volume de produtos no mercado.

Treinamento avançado de funcionários da empresa; aumentando o prestígio da empresa no mercado local; fornecendo à empresa matérias-primas boas e únicas, o que dará uma vantagem competitiva indiscutível no mercado, etc.

Os principais tipos de internacionalização da empresa

1. Internacionalização oportunista (lucrativa)

As primeiras empresas de comércio internacional apareceram na era das grandes descobertas geográficas. 

Tornou-se rentável para países com uma frota desenvolvida comercializar mercadorias incomuns em novas terras distantes. A venda de tais mercadorias em outros territórios proporcionou super lucros.

2. Internacionalização após consumidores

A fabricante americana de tintas automotivas PPG Industries não apenas licenciou sua tecnologia no exterior, mas lançou a produção lá.

Além disso, a instituição deu início à manutenção das exportações americanas, oferecendo suas tintas com sucesso para empresas automobilísticas e reparadoras europeias, assumindo com o tempo a posição de fornecedor líder mundial neste grupo.

3. Internacionalização para fins de diversificação geográfica

Esse tipo é usado por empresas localizadas em países com mercados domésticos relativamente pequenos. 

É baseado no medo da empresa de depender do estado da economia de qualquer país.

4. Internacionalização, aumentando o lucro com expansão de operações 

Esse tipo de internacionalização é mais apropriado para empresas de alta tecnologia. 

A empresa envolvida em negócios de alta tecnologia procura usar seus investimentos em P&D da maneira mais eficiente possível, introduzindo as altas tecnologias resultantes deles em outros países.

5. Internacionalização para usar diferenças nacionais nas taxas de crescimento econômico

Esse tipo de internacionalização é direcionado a países com altas taxas de crescimento econômico. 

Hoje, esses países são Japão, Coréia do Sul, Taiwan, China, Hong Kong, Tailândia, Cingapura, Malásia e Indonésia, onde muitos investimentos de países desenvolvidos foram feitos nos últimos anos.

6. Internacionalização para aproveitar um potencial maior

Essa internacionalização se torna necessária para grandes empresas que esgotaram suas capacidades ou saturaram o mercado nacional doméstico até o limite, mas que têm oportunidades potenciais de crescimento adicional. 

7. Internacionalização protetora

Nesse caso, diante de uma intrusão no mercado nacional de um forte concorrente estrangeiro, a empresa preocupada com isso entra no mercado nacional desse concorrente ou de outros mercados estrangeiros.

Importante lembrar, que essa instituição está bem representado para realmente estudar o concorrente, o que pode ajudar a proteger sua participação no mercado nacional em primeiro lugar. 

Sabe-se que as maiores empresas americanas Xerox e IBM estão usando ativamente suas subsidiárias no Japão para aprenderem a competir com empresas japonesas concorrentes.

8. Internacionalização para empréstimos no exterior, fatores-chave de sucesso (KFU)

Essas KFUs podem ser desempenhados por recursos únicos (matérias-primas, um produto científico e técnico, uma rede de distribuição exclusiva etc.), além de recursos convencionais, mas muito necessários para fortalecer os investimentos da empresa. 

O empréstimo de KFU no exterior costuma ser eficaz e o único meio de obter uma concorrência bem-sucedida nos mercados interno e externo.

9. Internacionalização devido às ambições da empresa

A internacionalização é inevitável se a empresa deseja ocupar uma posição séria, não apenas na economia nacional, mas também na economia global.

10. A internacionalização com o uso de diferenças nacionais nos ciclos de vida do produto 

Os mercados dos países têm características diferentes em termos de capacidade e desenvolvimento.

Portanto, após a saturação do mercado nacional (quando o produto passa para a fronteira) entre as fases “Maturidade” e “Recessão”, a empresa encontra expansão estrangeira adequada.