Importação e exportação: tudo o que envolve esses processos
Um dos setores que movimenta a economia, tanto no Brasil como no mundo, refere-se ao comércio internacional. Esse setor é responsável por uma “troca de bens ou de um determinado serviço” por capital (dinheiro).
No caso de ser internacional, significa que essa troca será feita com outros países, sendo que, no caso do Brasil, o comércio internacional tem parte significativa da formação do Produto Interno Bruto (PIB),
Neste texto, falaremos sobre importação e exportação e tudo o que envolve esses processos, que são tão importantes para a economia e desenvolvimento do país. Continue acompanhando para saber mais informações!
Como começaram as trocas entre países
A história da relação de comércio de um país com o outro não começou somente agora com o auge do capitalismo, mas desde as primeiras civilizações, como no caso dos egípcios, e quando ocorreram as expansões marítimas com os europeus.
Mas o seu grande salto foi após o processo de industrialização, seguido da globalização de diversos produtos e processos, avanço das telecomunicações e meios de transporte.
Com o avanço tecnológico, cada empresa obteve seu diferencial competitivo, sentindo a necessidade de se expandir para outros produtos e de tornar isso uma forma de comércio.
Ao mesmo tempo que houve uma expansão do comércio internacional, algumas empresas optaram por aumentar algumas barreiras comerciais, para que suas empresas locais não perdessem a competitividade.
Por isso, pode ser imposta uma barreira tarifária, controle dos preços e atuação com normas e regras de regulamentação, dentre outros.
Nesse processo de comercialização para o exterior, podemos citar a importacao e exportacao.
Importação
A importação se refere aos produtos que o Brasil compra de outros países.
Podemos citar que o Brasil importa bastante tecnologia vinda de fora, em relação aos equipamentos e eletrodomésticos, assim como pode importar combustível, carne, medicamentos, minérios, dentre outros.
Os principais países dos quais o Brasil importa produtos são a China, os Estados Unidos e o Japão, diversos países europeus e a Arábia Saudita.
Exportação
Já a exportação é o caminho inverso, sendo que o Brasil vende seus produtos a outros países. Dentre os principais produtos vendidos pelo Brasil, podemos destacar:
- Soja;
- Carne de aves;
- Frutas;
- Minério de ferro;
- Dentre outros.
Dos principais países que compram do Brasil, podemos destacar a presença da China como um forte mercado, os Estados Unidos, a Argentina, a Alemanha e outros.
Mas, não basta apenas querer comercializar, é necessário seguir as ordens e normas de cada país no que se refere ao despacho do material. Por isso, esse artigo tratará sobre os despachos aduaneiros.
Despachos aduaneiros: você sabe o que é?
É considerado um procedimento fiscal no qual uma mercadoria é despachada para o seu comprador, mas com a verificação do tipo de mercadoria e notas fiscais.
Para isso, a comissária de despachos aduaneiros contribui para que esse processo seja ainda mais viável. Essa comissária, na verdade ,é uma empresa que atua na parte logística e que traz viabilidade para que os produtos sejam importados e exportados de forma segura.
Essa empresa pode auxiliar tanto no processo de importação como de exportação e atua sobre os documentos e o que a legislação diz de modo específico sobre isso.
O produto precisa ser liberado na alfândega brasileira até o seu destino final (isso serve tanto para ações de entrada como de saída do país).
Dentre as etapas que essa empresa pode ajudar, podemos citar licenciamento, declaração, tipo de carga, fatura, desembaraço, conferência, registro, dentre outros procedimentos. Somente após cada etapa ser cumprida que o produto é de fato liberado.
Existem algumas mercadorias que são mais delicadas, que podem ter seu processo adiantado a partir de decreto vindo da Receita Federal.
Dentre eles, podemos citar quem lida com mercadoria inflamável, corrosiva ou até mesmo radioativa (ou seja, que apresenta periculosidade), com animais vivos, que podem estar suscetíveis a danos exteriores, ou até mesmo, papel para a impressão de jornais ou periódicos.
Ou seja, essa empresa serve como uma assessoria em comércio exterior que ajudará no desempenho das ações, por meio da documentação necessária para a liberação do produto. Lembre-se que um produto travado pode representar perda financeira e de material para sua empresa.
Tradução e linguagem
Outro detalhe bastante importante no procedimento de comércio internacional, principalmente para quem atua ou pretende trabalhar nesse segmento é ter ao menos dois idiomas, dentre eles, o inglês e o espanhol.
A Tradução técnica é um procedimento que pode ocorrer de maneira muito corriqueira em locais onde ocorre importação e exportação. Em muitos casos, é necessário conversar com o responsável pela mercadoria ou ler alguma documentação estrangeiro.
Por isso, é fundamental contratar um tradutor profissional para realizar a tradução de ingles para portugues, pois isso precisa ser feito de maneira assertiva.