Hotéis e seus serviços terceirizados

Hotéis e seus serviços terceirizados

Seja ao tirar férias ou viajar por negócios, muitas pessoas não abrem mão da acomodação em bons hotéis. Para elas, é essencial ter um lugar para descansar longe de casa, independentemente do motivo da viagem.

O problema é que, para que o estabelecimento consiga prestar um serviço condizente com a expectativa de seus clientes, ele precisa gastar altas somas de dinheiro.

O principal fator que drena os recursos de hotéis é o pessoal. Desde os bastidores, como a cozinha, até a linha de frente, como os recepcionistas, é fundamental que haja profissionais treinados e motivados para atender os hóspedes.

A boa notícia é que, em alguns casos, há uma maneira de manter os serviços em um bom grau de qualidade e, ao mesmo tempo, cortar gastos. Para isso, basta investir na terceirização.

Nesse caso, ao invés de contratar empregados de forma direta, o estabelecimento contrata outra empresa que, por sua vez, fornece a mão de obra e os itens necessários para a realização de determinadas tarefas.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns serviços que o seu hotel pode terceirizar sem medo de prejudicar a qualidade do serviço prestado.

  1. Limpeza interna

A limpeza é um dos principais fatores que os hóspedes levam em consideração ao reservar um ou outro hotel. Nada mais lógico: Se outra pessoa ocupou o quarto anteriormente, o mínimo que se espera é que ele tenha sido devidamente higienizado e preparado para a chegada do próximo cliente.

Assim como em boa parte das empresas, isso não tem que ser feito por uma equipe contratada de forma direta. Isso porque contar com os serviços terceirizados de limpeza predial de outro estabelecimento pode ser uma opção melhor.

Além da questão do custo, os gestores do hotel não terão que se preocupar com fatores com faltas, férias e licença-maternidade: A contratada se responsabiliza por providenciar substitutos nessas e em muitas outras situações.

Da mesma maneira, há muitas empresas do ramo que compram os materiais necessários para a higienização dos espaços de seus clientes. Como a aquisição é feita em maior quantidade, o preço é mais baixo o que, por sua vez, é repassado aos contratantes do serviço.

  1. Limpeza de fachada

Por mais que a limpeza dos quartos e das áreas comuns de um hotel seja algo importante, há outra área que merece atenção: a fachada. Isso porque, por mais que a sua estrutura seja resistente, ela está constantemente exposta a fatores que tendem a deixá-la suja e com aparência de mal cuidada, tais como:

  • Chuva (principalmente a ácida);

  • Vento;

  • Maresia, no caso de cidades litorâneas;

  • Microorganismos.

Para evitar que isso gere uma má impressão do estabelecimento e até mesmo prejudique a parte interna da edificação, é essencial realizar a limpeza de fachada em hotel periodicamente.

A boa notícia é que, mais uma vez, não é preciso investir em uma equipe própria para tal. Basta contratar uma empresa especializada na limpeza de fachadas.

Assim, ela providenciará não apenas a mão de obra, como também, todos os equipamentos e produtos necessários para a execução da tarefa.

  1. Portaria

Em grande parte das empresas, a portaria é uma estrutura montada com o objetivo de aumentar a segurança do local. Nesses casos, o porteiro faz o controle de entradas e saídas do recinto, evitando que pessoas não autorizadas entrem no local.

Por mais que isso também seja importante em hotéis, é preciso ter em mente que, nesse caso, a portaria tem uma função complementar: Auxiliar o hóspede, sempre de maneira cordial, seja tirando dúvidas ou ajudando a carregar malas.

Portanto, é possível contar com uma portaria terceirizada, mas é fundamental assegurar-se de que os profissionais enviados pela empresa são devidamente treinados, de modo que o tratamento dispensado ao público seja sempre de primeira.

  1. Lavanderia

Lençóis, toalhas de banho e toalhas de mesa. Esses são alguns dos itens que são de uso corriqueiro em hotéis no Brasil e no mundo, sendo imprescindíveis para o conforto do hóspede.

Além de garantir que os itens em si sejam de qualidade, fabricados em tecidos nobres e por empresas de renome, é essencial que a equipe do hotel garanta sua limpeza, já que eles são compartilhados por todos os hóspedes.

Para garantir que eles sejam devidamente higienizados, mas sem comprometer o orçamento do hotel, é possível terceirizar a tarefa, contratando os serviços de uma lavanderia industrial, especialista no atendimento a grandes empresas.